quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Mulheres grávidas precisam fazer atividades físicas, dizem especialistas


«Durante a gestação a mulher precisa de cuidados especiais como, alimentação que também são aplicados às atividades físicas. Ainda existe muita desinformação nesta área. Especialistas afirmam que para ter disposição tanto durante a gestação quanto na hora do parto é necessária uma boa alimentação e praticar exercícios físicos.

Para a pediatra Socorro Balby, a falta de orientação é um dos fatores que impedem as futuras mamães de praticar exercícios. “Muitas das minhas pacientes têm poucas informações sobre gravidez, parto, cuidados com o bebê. Então, sempre que posso as oriento”, disse a médica.

A empresária Helicejanny Rodrigues sabe da importância de uma boa alimentação aliada aos exercícios físicos, e conta a diferença dos resultados entre duas gestações. “Durante minha primeira gravidez fiz hidroginástica e caminhadas em dias alternados com muita moderação, além da alimentação balanceada. Quando fiquei grávida pela segunda vez, tive que ficar em repouso absoluto porque a gestação era de risco. A diferença foi que na primeira não tive inchaços nas pernas, minha respiração era ótima; enquanto que na segunda ficava cansada muito rápido, além de ter engordado”, relatou.

Muitas são as incertezas neste período tão ímpar na vida de toda uma família que espera alguém tão especial. Com uma equipe de pediatra, nutricionista, ginecologista, obstetra, fisioterapeuta, psicólogo e profissional de educação de física, a Academia Viva Água promove o curso “Bebê a Bá” para esclarecer estes e outros questionamentos.

No curso estão sendo abordados temas como: cuidados durante a gravidez, benefícios das atividades físicas para bebês e gestantes, psicologia, nutrição, desenvolvimento do bebê.

As palestras acontecem todos os sábados de agosto no auditório da academia, das 9h às 11h30, no Renascença.»

Fonte:Jornal Pequeno
Link:http://www.jornalpequeno.com.br/2008/8/28/Pagina85897.htm

1 comentário:

Romy Maria disse...

Este é o estudo médico feito em Portugal sobre GRAVIDEZ E EXERCÍCIO FÍSICO (Mitos, Evidências e Recomendações)
Publicado no site paraleolo ao da Ordem dos Médicos para publicação de estudos médicos feitos em Portugal:
http://www.actamedicaportuguesa.com/pdf/2007-20/3/209-214.pdf