quarta-feira, 4 de março de 2009

Estria pode atingir 80% das mulheres As estrias são problema estético; tratamento melhora lesão



«Poucas coisas incomodam tanto as mulheres quanto ter o corpo marcado pelas estrias. De acordo com a dermatologista Juliana Lóis, as estrias são um problema estético que atinge cerca de 80% do público feminino, assim como parte dos homens.

As estrias são atrofias lineares da derme média e profunda, geralmente paralelas, que podem variar de um a vários centímetros de extensão. Surgem principalmente nas coxas, nádegas, abdômen (gravidez), mamas e dorso do tronco (homens).

“Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada e de consistência frouxa. Em pessoas de pele morena as estrias podem ser mais escuras”, explica.

Juliana alerta que pacientes com estrias devem ser avaliados pelo médico, recebendo indicação do tipo de tratamento que mais lhe convém. “Cada tipo de estria deve ter um tratamento diferente”, fala.

A causa, segundo ela, ocorre devido a pele não possuir elasticidade suficiente para acompanhar os processos de transformação corporal, como a gravidez, mudanças bruscas de peso, crescimento rápido na adolescência, esportes (musculação e alongamentos excessivos), alterações hormonais, distúrbios nutricionais e vitamínicos, alguns tipos de doenças como Sd. Cushings, entre outros.

Para evitá-las, a médica recomenda a hidratação intensa da pele com cremes e loções, principalmente em pessoas com histórico familiar do problema.

“Em algumas pessoas mesmo com pouca distensão da pele elas podem aparecer. Em outras podem chegar a nem desenvolver, mesmo na gravidez, onde a distensão da pele é muito grande. No entanto, deve-se beber pelo menos oito copos de água por dia e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente”, frisa.

Nas meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir as estrias nas nádegas, coxas e mamas. Nos rapazes, a fase do “estirão” pode causar estrias horizontais no dorso do tronco.»

Fonte:Diário de Marilia
Link:http://www.diariodemarilia.com.br/Noticias/66818/Estria-pode-atingir-80-das-mulheres

1 comentário:

Unknown disse...

Saiu a minha reportagem no Site Hiper Fashion sobre estrias!!!
Segue o link para vocês lerem.
Reportagem http://www.hiperfashion.com.br/home.cfm?pagina=noticia&id=1361&jn=1

Abraços, DRa. Kátia Ferreira
www.estheticenter.com.br