O estudo concluiu que amamentar no peito os recém-nascidos ajuda a aliviar a dor da agulhada dada no teste do pézinho, por exemplo, usado para examinar o sangue dos bebês.
Os bebês amamentados no peito também parecem sentir menos dor do que os que eram embalados, receberam uma chupeta, ou um placebo. O conforto proveniente da presença da mãe pode ser a chave do efeito.
O estudo se baseou em dados relativos a mil bebês.
Os pesquisadores afirmam ainda que a amamentação pode ajudar a diminuir a dor de bebês prematuros que passam por várias intervenções quando em cuidado intensivo.
Mas eles ressaltam que o estudo não testou o impacto da amamentação sobre a dor associada à repetição de procedimentos.
A equipe do Hospital Mount Sinai avaliou a dor medindo mudanças nos batimentos cardíacos e no ritmo da respiração, e também a duração do choro de um bebê depois da agulhada do teste do pézinho.
Conforto
Os pesquisadores afirmam que a chave para o efeito da amamentação pode ser, simplesmente, o conforto do bebê por estar tão próximo da mãe.
Outra opção é que a amamentação distrairia os bebês na hora da dor.
Os pesquisadores ainda sugerem que a doçura do leite materno pode ser um dos fatores, e uma outra teoria é que o leite poderia conter uma alta concentração de químicos que poderiam detonar a produção de endorfinas - analgésicos naturais.
Segundo o estudo, dar uma solução com açúcar para os bebês também pareceu ser eficiente.
Mas o pesquisador Prakeshkumar Shah disse que "com base neste estudo, concluímos que quando um recém-nascido passa por um procedimento doloroso, o aleitamento materno é superior a qualquer tratamento, placebo ou a apenas embalar o bebê, para aliviar a dor".
"Como é o método mais barato, seguro e vantajoso sob outras perspectivas, deveria ser oferecido a todos os recém-nascidos para aliviar a dor de procedimentos médicos sempre que possível."»
Fonte: BBC
Link:http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2006/07/060719_bebeamamentacaodor_ba.shtml
Sem comentários:
Enviar um comentário