«RIO - Cientistas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, descobriram que o testículo do homem pode ser uma fonte de células-tronco capaz de ajudar em doenças graves. O estudo, publicado na revista "Nature", foi feito em camundongos e mostra que a descoberta pode ajudar em tratamentos de pacientes que sofrem de diabetes e Alzheimer, entre outras enfermidades.
De acordo com o cientista Shahin Rafi, que liderou as pesquisas, as células progenitoras de espermatogônias, presentes nos testículos, são obtidas pelas células-tronco e manipuladas com muita facilidade.
Elas têm a mesma capacidade de assumir a função de inúmeros tecidos. Para pacientes homens elas poderão servir no futuro como uma fonte de células-tronco e o procedimento não esbarraria na questão ética - explicou o cientista, acrescentando que a aplicação desta nova técnica não envolveria o controverso e dispendioso uso de embriões humanos, livrando-se de pelo menos parte dos questionamentos éticos que rodeiam o assunto.
Apesar de o procedimento ser útil para diversos tipos de doenças, alguns especialistas acreditam que não haverá doadores suficientes, já que o procedimento pode causar muita dor.
- Não acredito que muitos homens vão concordar em doar, pois o procedimento de retirada seria doloroso - disse o pesquisador da Universidade de Newscastle Colin McGuckin.»
Link: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2007/09/19/297793214.asp
(artigo descoberto por Waleska Nunes)
Sem comentários:
Enviar um comentário