«Cirurgia praticada no hospital Queen Charlotte de Londres
O hospital Queen Charlotte, em Londres, adoptou o que chama de "cesarianas naturais" para tornar este tipo de cirurgia menos traumática para mães e bebés. O procedimento permite que os pais vejam a criança sair da barriga da mãe, como acontece no parto normal.
Nas cesarianas tradicionais, a mãe só vê a parte de cima de seu corpo. Por trás de uma cortina de protecção, o bebé é retirado rapidamente depois de feito o corte. Na “cesariana natural” praticada no hospital, mãe e pai podem assistir ao nascimento do seu filho, um minuto após colocar a cabeça fora da barriga da mãe.
Os médicos demoram, em situações simples, apenas três minutos para completar a intervenção. Depois de nascer, o bebé é imediatamente colocado nos braços da mãe. Segundo os especialistas, o procedimento ameniza a experiência traumática de uma cirurgia invasiva como a cesariana. Em declarações à BBC, a directoria do Queen Charlotte refere que a "cesariana natural" tem vindo a tornar-se um procedimento estabelecido no hospital.
ALERT Life Sciences Computing, S.A.»
Fonte:Médicos na internet
Link:http://www.mni.pt/destaques/cod=10187&cor=azul&MNI=0471ea156f4a2928de61ab751c099b1e
sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
Cesariana natural” ameniza experiência traumática para mãe e bebé
Postado por Paulo Pires às 12/28/2007 02:31:00 da tarde 1 comentários
Vacinação e práticas higiénicas durante o parto previnem tétano
Postado por Paulo Pires às 12/28/2007 09:19:00 da manhã 0 comentários
quinta-feira, 27 de dezembro de 2007
Novos eventos
Podem consultar os novos eventos em http://eventos-gravidez.blogspot.com/ ou carregando no menu em cima.
Postado por Paulo Pires às 12/27/2007 05:45:00 da tarde 0 comentários
USF de Arcos de Valdevez entrou hoje em funcionamento
Belmira Reis disse à Lusa que a USF, instalada no edifício do Centro de Saúde de Arcos de Valdevez, vai absorver os cerca de 1200 utentes do concelho que até aqui não tinham médico de família.
«Esta USF vai ficar responsável por mais de 50 por cento da população de Arcos de Valdevez, um concelho que, assim, deixa de ter utentes sem médicos de família», frisou a responsável.
A USF de Arcos de Valdevez funciona de segunda a sexta-feira, entre as 08:00 e as 20:00, e nela estão incluídos os serviços da carteira básica preconizada actualmente e adequada às características da população.
Vigilância, promoção da saúde e prevenção da doença nas diversas fases da vida, desde o recém-nascido ao idoso, saúde da mulher, cuidados em situação de doença aguda, acompanhamento clínico das situações de doença crónica e patologia múltipla e cuidados no domicílio são algumas das valências da USF.
Integrará e colaborará, segundo a responsável, em rede com outros serviços, sectores e níveis de diferenciação, numa perspectiva de «gestor de saúde» do cidadão.
A USF de Arcos de Valdevez propõe ainda, em carteira adicional, a Consulta de Úlcera de Perna - Terapia Compressiva e a Consulta de Hipocoagulação.
Fonte: Diário Digital
Link:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=311104
Postado por Paulo Pires às 12/27/2007 02:42:00 da tarde 0 comentários
Marcadores: Noticias
Aborto aumenta risco de partos prematuros
«As mulheres que tenham sofrido abortos, espontâneos ou provocados, têm uma probabilidade acrescida de dar à luz bebés prematuros ou com peso a menos, segundo um estudo de uma equipa de médicos de saúde pública, da Virginia Commonwealth University, nos Estados Unidos.
A ocorrência de um aborto aumenta em quase três vezes o risco de um próximo bebé nascer com menos de 2,5 quilos . O problema é que o défice de peso está fortemente relacionado com a mortalidade na primeira semana de vida ou durante a infância.
Os riscos crescem substancialmente para s mulheres que tenham sofrido várias interrupções da gravidez ou abortos, embora o estudo não descrimine se o risco é maior ou menor para as situações espontâneas ou provocadas. Até aqui, os investigadores não tinham conseguido encontrar um padrão consistente entre o aborto e os riscos para uma futura gestação.
Enquanto alguns estudos apontavam para um risco acrescido, outros não alinhavam nessa direcção.As conclusões agora apuradas pela equipa daquela universidade americana foram apuradas a partir da observação dos pormenores de mais de 45 mil nascimentos. Os registos de nascimento foram relacionados com o historial médico das mães, mas não discriminaram os abortos espontâneos dos voluntários.
Os dados foram ainda comparados com registos de nascimento compreendidos no período entre 1959-66, quando o aborto era muito menos comum do que actualmente e as mulheres eram muito mais relutantes em admitir que o tivessem feito.Os resultados - publicados no Journal of Epidemology and Community Health - demonstram que é mais provável que o aborto esteja ligado a bebés com baixo peso do que a partos prematuros.
Mesmo depois de ajustados outros factores, como o consumo de tabaco, tensão alta ou consumo excessivo de álcool, os resultados mantiveram-se consistentes. O tabagismo está fortemente relacionado com o baixo peso, mas não com os partos prematuros. Uma das explicações prováveis para os efeitos dos abortos nos futuros bebés é o facto de a ocorrência de infecções no útero poderem abrandar o crescimento dos fetos.
Os autores do estudo, coordenado por Tilahun Adera, dizem que embora este seja o maior estudo alguma vez feito nos Estados Unidos sobre esta temática, tem uma limitação, que é o facto de não se poder distinguir os efeitos dos abortos espontâneos daqueles que foram provocados, pela dificuldade em obter essa informação das mulheres.»
Fonte:Diário de Notícias
Link:http://dn.sapo.pt/2007/12/24/sociedade/aborto_aumenta_risco_partos_prematur.html
Postado por Paulo Pires às 12/27/2007 09:26:00 da manhã 0 comentários
quarta-feira, 26 de dezembro de 2007
Confirmada relação entre bebês prematuros e ausência de pré-natal
Para fazer a análise, os pesquisadores observaram 200 casos de recém-nascidos com peso entre 500 e 1.499 gramas e, como grupo de controle, 400 bebês nascidos com entre três mil e 3.999g. O local escolhido foi o Hospital Geral de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, que atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Das crianças verificadas, 45% dos recém-nascidos de muito baixo peso foram classificados como pequenos para a idade gestacional.
Eles destacam que a hipertensão materna foi a principal causa clínica do desencadeamento de partos prematuros e chamaram atenção para o grande número de casos de mães com sífilis, toxoplasmose e Aids em ambos os grupos avaliados. “Essas podem ser evitadas ou ter os seus efeitos minimizados por meio de uma maior freqüência ao pré-natal e de acompanhamento qualificado à gestante de risco”.
Eles também comentam que as mães dos recém-nascidos de muito baixo peso fizeram, em média, quatro consultas pré-natais, enquanto as dos bebês do grupo de controle fizeram cerca de 6,5. “Ao analisar o número de gestantes com que não fizeram nenhuma consulta pré-natal, observou-se que 18,5% das mães dos recém-nascidos de muito baixo peso estavam nessa situação em comparação com apenas 3,3% das mães do grupo de controle”, explicam.
Postado por Paulo Pires às 12/26/2007 02:19:00 da tarde 0 comentários
Recolha de bens para bebés de famílias carenciadas
A Associação Juvenil ‘A Bogalha’, em S. Victor, está a promover uma angariação de bens que reverte a favor de bebés oriundos de famílias carenciadas.A iniciativa, que está a decorrer na sede e nas instalações da creche da instituição de solidariedade social, tem em vista os bebés que nascem no Hospital de S. Marcos.
Esta campanha, que já está em curso há alguns dias, irá prolongar-se por todo o ano de 2008.Quem estiver interessado em colaborar basta dirigir-se à ‘Bogalha’ e depositar os bens que quiser oferecer.Entretanto, durante estas férias natalícias, a ‘Bogalha’ está a promover um programa especial para responder a solicitações dos pais.
Postado por Paulo Pires às 12/26/2007 09:32:00 da manhã 0 comentários
quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
Bom Natal
Postado por Paulo Pires às 12/20/2007 06:20:00 da tarde 0 comentários
Marcadores: Editorial
Novos Espaços
Nome do blog/site - Aqui há bebé!
Nome da Autora - Sofia Carvalho, Mãe, Doula, Educadora Perinatal e Conselheira em Aleitamento Materno
Objectivo/Essência da existência do blog/site - Este blog destina-se, essencialmente, à divulgação do meu trabalho e pretende ser um espaço, sobretudo de esclarecimento. O meu grande objectivo é ajudar as mães e os pais a terem acesso a informação actualizada e credível para poderem fazer escolhas conscientes no que diz respeito à maternidade. Regularmente serão lançados textos, notícias, dicas ou discussões sobre temáticas relacionadas com gravidez, parto, pós-parto, amamentação e puericultura.
Endereço - http://aquihabebe.blogspot.com/
Mail - aquihabebe@gmail.com
Observações - Trabalho como Doula durante a gravidez, no parto e no pós-parto no seu global ou apenas numa destas fases (por exemplo, uma recém mamã pode requerer os meus serviços apenas no pós parto para a ajudar com a amamentação). Presto apoio a grávidas e recém mamãs em Lisboa e na linha de Sintra.
Postado por Paulo Pires às 12/20/2007 02:51:00 da tarde 0 comentários
Marcadores: Novos espaços
Higiene oral nas crianças
Postado por Paulo Pires às 12/20/2007 09:53:00 da manhã 0 comentários
quarta-feira, 19 de dezembro de 2007
Vacina contra o cancro do colo do útero já em 2008
A Direcção-Geral de Saúde (DGS) está a desenvolver medidas na área da prevenção com o objectivo de evitar o cancro do colo do útero.
"A vacina contra o cancro do colo do útero deve ser ministrada", segundo Conceição Margalha, da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS Alentejo), "antes da jovem iniciar a vida sexual activa, no sentido de prevenir a infecção". Esclareceu também que "o programa de vacinação começa pelos 13 anos, idade chave", e que "todas as jovens fora desta faixa etária têm de suportar os custos inerentes à vacina". Acrescentou que "o programa vacinal começa por uma idade chave, mas pode vir a ser alargado, ampliado a outras faixas etárias".
De acordo com as recomendações da Comissão Técnica de Vacinação e da Direcção-Geral de Saúde devem ser vacinadas em 2008 as raparigas nascidas em 1995, em 2009 as que nasceram em 1996, em 2010 as jovens que nasceram em 1997 e entre 2009 e 2011 está ainda previsto vacinar as raparigas que na altura tiveram 17 anos.
A par da vacinação, a DGS lança um programa de rastreio universal para todas as mulheres entre os 30 e os 65 anos. Na região Alentejo o programa de rastreio do colo do útero começa hoje e pode ser efectuado nos distritos de Beja, Portalegre e Évora. O programa envolve os 44 centros de saúde e os hospitais das três capitais de distrito identificadas. »
Postado por Paulo Pires às 12/19/2007 02:16:00 da tarde 0 comentários
Marcadores: Noticias
Mãe fumante faz bebê sofrer com abstinência, diz estudo
Estudo realizado em Rhode Island, nos Estados Unidos, comprovou que os recém-nascidos sofrem de abstinência quando a mãe fuma durante a gestação.
A pesquisa foi feita com cerca de 50 bebês e suas mães. Metade deles são filhos de mulheres fumantes e a outra, de não fumantes. Os bebês passaram por testes que detectaram sintomas de uma pessoa abstinente de cigarro, quando a mãe usou nicotina durante a gravidez.
Os pediatras avaliaram todas as crianças pesquisadas sem saber quais delas eram filhas de fumantes ou não. Porém, os médicos registraram muitas com sintomas como irritabilidade, excitação e até disfunções neurológicas e visuais. Ao compararem os diagnósticos, ficou claro que os filhos de dependentes de tabaco foram os que mais reuniam esses problemas.
Para que não houvesse dúvida de que o culpado era o cigarro, houve uma investigação minuciosa para saber se as mães, quando gestantes, não usaram outros tipos de drogas ilícitas ou álcool, que também poderiam causar esse mesmo quadro nos bebês.
O Ministério da Saúde brasileiro afirma em sua nova campanha anti-tabagismo que "em gestantes, o uso do tabaco provoca partos prematuros e o nascimento de crianças abaixo do peso normal".
As substâncias químicas do cigarro são levadas ao bebê através da placenta. A nicotina provoca aumento dos batimentos cardíacos do feto, redução de tamanho e peso, problemas neurológicos graves e aumenta as chances de aborto espontâneo. Após o parto, o risco de afetar a criança ainda existe, pois as substâncias químicas são levadas à criança através do leite materno.»
Postado por Paulo Pires às 12/19/2007 09:12:00 da manhã 0 comentários
terça-feira, 18 de dezembro de 2007
Alimentação garante vida saudável na gravidez
O consumo de calorias, vitaminas e minerais deve ser maior entre as mulheres grávidas. Para que o peso não ultrapasse a normalidade, o acréscimo de energia deve ser de apenas 300 Kcal diárias (na média), o que corresponde a dois copos de leite desnatado. "Durante a gestação é preciso encontrar um equilíbrio. Alimentos que são fontes de açúcar, bem como óleos e gorduras, devem ser ingeridos moderadamente. O excesso de sal e de alimentos indigestos como pepino, pimentão, melancia, pimenta, entre outros, devem se evitados. Café e bebidas alcoólicas também não devem ser consumidos", ressalta o nutrólogo.
Para que esse aumento de calorias seja atingido, a gestante deve fazer de seis a oito refeições por dia, dando preferência ao consumo de frutas, legumes e verduras. Um jejum prolongado favorece a formação de corpos cetônicos, as substâncias químicas produzidas pela decomposição das gorduras, quando constituem o único substrato energético da gestante e que pode causar efeitos deletérios para o feto.
No período de formação do bebê, o corpo da mãe utiliza uma parte de líquidos e energia oriundos da alimentação que ajudam no crescimento e na manutenção dos artifícios que protegem o feto, como a placenta e o líquido amniótico. A outra parte da energia fica retida em forma de gordura, localizando-se no abdômen, costas e coxas, sendo utilizada no decorrer da gravidez e do aleitamento. Porém, caso haja um exagero no consumo de calorias, a energia ficará armazenada como gordura localizada.
"A gestante não deve nem pensar em perder peso por estar insatisfeita com os quilinhos a mais, já que as deficiências nutricionais podem interferir na formação e no crescimento do bebê. Todas as vitaminas são importantes no período em que o feto está em desenvolvimento. O ácido fólico, o ferro e o cálcio, por exemplo, são elementos fundamentais para que a gravidez ocorra normalmente", conclui Dr. Ribas.»
Postado por Paulo Pires às 12/18/2007 03:17:00 da tarde 0 comentários
Alemanha: natalidade aumenta após 10 anos de regressão
O subsídio em questão contempla o pagamento de 67% do vencimento líquido do pai ou da mãe, por um período de 12 ou mesmo de 14 meses (se o prazo for dividido pelo casal) num máximo de 1.800 euros e num mínimo de 300 euros mensais.
Esta ajuda estatal já tinha sido requerida por 394 mil progenitores, e foi concedida a 386 mil, entre Janeiro e Setembro, anunciou hoje, em Berlim, a ministra federal da família, Úrsula von der Leyen.
A ministra sublinhou também o facto de 10% dos requerimentos terem sido apresentados pelos pais dos bebés, embora a maior parte dos homens (57,5%) só tenha metido uma licença de dois meses para tratar dos filhos, que ficaram assim a cargo das respectivas mulheres nos restantes 12 meses.
Cerca de 20% dos homens decidiram ficar em casa a mudar fraldas e a beneficiar do subsídio estatal por um período de três a 12 meses, e igual percentagem durante 12 meses, adiantou ainda Úrsula von der Leyen.
A ministra referiu também que a aceitação com que o novo subsídio de paternidade deparou obrigou o governo a aumentar o respectivo orçamento para este ano, de 1.600 milhões de euros, em mais 30 milhões de euros.
«Nos próximos anos, deverão ser investidos 4.000 milhões de euros com a promoção da natalidade, que melhor que podia acontecer ao nosso país», sublinhou a ministra.
Von der Leyen, que é médica de profissão, e tem sete filhos, considerou, porém, que o aumento da taxa da natalidade na Alemanha ainda é apenas «uma planta frágil», dizendo esperar, no entanto, que esta tendência estabilize.
A dirigente democrata-cristã considerou também o facto de os jovens terem voltado a decidir ter filhos «uma fiança» concedida à política, à sociedade e à economia.
Para von der Leyen, a nova lei permitiu sobretudo que o nascimento de um filho não seja um risco financeiro e laboral para os casais ou para as mães solteiras, que também beneficiam do reforço dos apoios estatais.»
Postado por Paulo Pires às 12/18/2007 09:28:00 da manhã 0 comentários
Marcadores: Noticias
segunda-feira, 17 de dezembro de 2007
Famílias Numerosas querem “mais tempo” para estar com os filhos
«O que as famílias precisam é de mais tempo para os pais passarem com os filhos. É a reacção do presidente da Associação de Famílias Numerosas ao anúncio de que vão ser criadas 343 novas creches.De recordar que o Primeiro-ministro disse hoje em Famalicão que o Governo vai investir, até 2009, 100 milhões de euros na criação de mais de 340 novas creches.
Fernando Castro considera que esta é uma boa notícia mas não prioritária: “Aquilo que nós em Portugal necessitamos não é tanto de creches mas é que os pais possam ter possibilidade de estar mais tempo com os filhos, como se passa no resto da Europa. Portugal tem das piores estatísticas em termos de presença dos pais junto dos filhos”, disse.
O Primeiro-ministro José Sócrates disse ainda que o Governo está a apoiar 33 mil grávidas e que duplicou ou triplicou o abono de família a 88 mil famílias.Estes são números que deixam satisfeito Fernando Castro.
O presidente da Associação de Famílias Numerosas volta, no entanto, a lamentar que a medida só se aplique até aos três anos de idade dos filhos.»
Fonte:Rádio Renascença
Link:http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?reaId=23&SubAreaId=79&ContentId=229547
Postado por Paulo Pires às 12/17/2007 02:36:00 da tarde 0 comentários
Marcadores: Noticias
Novo evento
Como já devem ter reparado existe um novo espaço chamado eventos a que podem aceder por o menu em cima ou por http://eventos-gravidez.blogspot.com/
Este será um espaço de divulgação de eventos (concursos, encontros, conferências, cursos, e outros ...).
Está aberto a qualquer interessado só terá que enviar um mail (planeamento.gravidez@gmail.com ) com os seguintes dados:
Nome do Evento:
Data de Evento:
Localização:
Distrito:
Programação:(se aplicável)
Descrição:
Contactos para inscrição: (se aplicável)
Preçário: (se for gratuito mencionar: gratuito)
Site/blog: (se aplicável)
Mail: (se aplicável)
Logo: (enviar imagem se aplicável)
Sempre que existir um novo evento será dada nota aqui no blog.
Poderão filtrar os eventos por distrito, mês e por ser ou não gratuito.
Postado por Paulo Pires às 12/17/2007 11:35:00 da manhã 0 comentários
Infertilidade pode acontecer após o primeiro filho
O especialista alerta que pode ser muito frustrante esperar pelo momento certo para ter o segundo filho. "É comum o casal achar que não é infértil pelo fato de já ter concebido anteriormente, mas, infelizmente, isso pode acontecer, sim.
Conforme ele, a luta pela gravidez acaba afetando o lado psicológico dos casais, já que todo o processo de tratamento de infertilidade pode ser muito estressante. "Alguns pais, por exemplo, sentem-se culpados por ser incapazes de dar um irmão ao primeiro filho, finaliza.
Postado por Paulo Pires às 12/17/2007 09:30:00 da manhã 0 comentários
Marcadores: Fertilidade, Noticias
sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
Natalidade duplica em Vimioso
«Duplicou a natalidade no concelho de Vimioso. Este ano foi registado um acréscimo de nascimentos em cerca de 50% relativamente a 2006. A câmara de Vimioso, foi a primeira do país a criar um incentivo financeiro ao nascimento de crianças atribuindo 500 euros por cada bebé nascido no concelho.
O autarca de Vimioso não vê este incentivo como um contributo para o aumento da natalidade, mas sim como “um prémio para as mães que ainda resistem em viver no concelho de Vimioso” refere José Rodrigues. O autarca espera, nos próximos anos, poder aumentar o valor monetário do incentivo “quando o município tiver mais receitas”.
Na próxima segunda-feira, a câmara vai atribuir os montantes durante a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Fotografia Bebé do Ano 2007. São 30 crianças que este ano participam no evento que terá também uma sessão de educação subordinada ao tema, “Cuidados de Saúde na 1º Infância”.
Fonte: Radio Brigantia
Link:http://www.brigantia.net/index.php?option=com_content&task=view&id=3544&Itemid=72
Postado por Paulo Pires às 12/14/2007 02:21:00 da tarde 1 comentários
Marcadores: Noticias
Colo útero: Empresa criou kit de auto-colheita para rastreio
O projecto, que hoje recebeu em Lisboa o Grande Prémio BES Inovação, pretende ser uma forma para contribuir para aumentar o rastreio ao cancro do colo do útero, tornando-o mais rápido e cómodo.
«Com o nosso kit, qualquer mulher pode em casa fazer uma auto-colheita, obtendo uma amostra escavada de cancro do colo do útero», explicou à agência Lusa Hugo Prazeres, um dos investigadores da Infogene, empresa sedeada em Coimbra.
Como o projecto está a ser submetido a propriedade industrial, o responsável escusou-se a avançar pormenores sobre o modo de funcionamento do kit.
Explicou apenas que qualquer mulher conseguirá fazer a recolha e que a amostra deve depois ser enviada para a Infogene, que avaliará o resultado.
A baixa adesão das mulheres ao rastreio deve-se em parte, no entender dos investigadores, ao facto de os exames ginecológicos poderem ser incómodos e desconfortáveis.
Além de analisar se a colheita foi bem sucedida, a empresa procede à detecção do vírus do papiloma humano (HPV), conseguindo mesmo perceber de que sub-tipo de vírus se trata.
A detecção do sub-tipo de vírus HPV é importante, uma vez que dos mais de 200 conhecidos são dois (o 16 e o 18) os que contribuem para desenvolver cancro do colo do útero.
As mulheres a quem seja detectado um vírus de alto risco oncológico serão logo aconselhadas a realizar uma consulta de ginecologia.
Segundo Rui Nobre, da Infogene, a ideia deste auto-exame é «inovadora a nível mundial» e poderá permitir que o rastreio ao cancro do colo do útero atinja melhores níveis em Portugal, já que de acordo com estudos recentes, mais de metade das mulheres portuguesas nunca fez qualquer rastreio.
Actualmente, o rastreio pode ser feito através de um simples exame ginecológico em qualquer centro de saúde, mas apenas a região Centro tem rastreios organizados de forma eficaz.
Aliás, a Direcção-Geral de Saúde anunciou hoje que será lançado um novo programa de rastreios para abranger todas as mulheres entre os 25 e os 64 anos, que devem fazer um exame de cinco em cinco anos.
A Infogene não avança para já com preços concretos, mas garante que o kit para auto-colheita do HPV «será acessível a todos».
O aparelho será particularmente direccionado para as mulheres com mais de 30 anos e para quem não realize habitualmente o rastreio.
Este projecto recebeu hoje o Grande Prémio BES Inovação, com o valor de 85 mil euros.
Na sua terceira edição, esta foi a primeira vez que os Prémios BES Inovação decidiram atribuir um Grande Prémio, como destacou o presidente da Comissão Executiva do Banco, que sublinhou as características diferenciadas em termos qualitativos do projecto da Infogene.
Como nos anos anteriores, os Prémios BES foram também entregues nas áreas das energias renováveis, fileira florestal, processos industriais, transportes e saúde, totalizando 325 mil euros.
Até agora, as três edições dos prémios contaram com mais de 500 projectos, 157 deles apresentados nesta edição.
Dez universidades portuguesas e um Instituto Politécnico são parceiros do BES nestes prémios de inovação, onde são distinguidos projectos científicos que tenham uma aplicação concreta.
Diário Digital / Lusa»
Postado por Paulo Pires às 12/14/2007 09:26:00 da manhã 0 comentários
Marcadores: Fertilidade, Noticias
quinta-feira, 13 de dezembro de 2007
Natalidade na Alemanha aumenta pela primeira vez na última década
A natalidade na Alemanha, a maior economia da Europa, aumentou, nos primeiros nove meses deste ano, pela primeira vez na última década, de acordo com o instituto de estatística germânico, citado pelo "Bild".
O número de nascimentos entre Janeiro e Setembro totalizou 514.152, praticamente mais 5.000 do que o registado no mesmo período do ano passado. Segundo o jornal "Bild", em 2006 nasceram menos 123 mil bebés do que em 1996, num total de 673 mil.
A expectativa dos cientistas era para que a natalidade na maior economia da Europa voltasse a cair este ano, já que existem cada vez menos mulheres em idade de procriação. A Alemanha é o único país da Europa onde o aumento da população é integralmente justificado pela imigração.
Fonte: Jornal de Negócios
Link: http://www.negocios.pt/default.asp?Session=&SqlPage=Content_Economia&CpContentId=307484
Postado por Paulo Pires às 12/13/2007 02:31:00 da tarde 0 comentários
Marcadores: Gravidez
quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
Novos Espaços
Nome do Espaço: baby Sol
Nome da Autora: Solange Burri
Objectivo/Essência da existência do blog/site: Projecto em Nutrição Infantil e Segurança Alimentar que pretende apoiar as mãmãs na difícil tarefa de alimentar os seus rebentos.
Endereço: http://solangeburri.blogspot
Mail: babysol.burri@gmail.com
Observações: o Projecto baby.Sol baseia-se na realização de sessões práticas de culinária onde temas como saber comprar, armazenar e preparar os alimentos irão promover o bem-estar de toda a família.
Postado por Paulo Pires às 12/12/2007 05:47:00 da tarde 0 comentários
Marcadores: Novos espaços
Alimentação do bebê na primeira semana determina obesidade
Postado por Paulo Pires às 12/12/2007 02:05:00 da tarde 0 comentários
NOVO CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O PARTO
Este novo curso inclui o método psicoprofilático, realizado pelas Enfermeiras Obstetras desta instituição, que tem como objectivo diminuir a tensão e o medo da grávida/casal, reduzir a dor no parto e prevenir a depressão pós parto. Com este método pretende-se uma mudança de comportamento da grávida/casal para que participem activamente durante o trabalho de parto e o parto.
Durante o curso a grávida/casal irão adquirir diversos conhecimentos não só sobre a gravidez e o momento do parto, mas também sobre técnicas de posicionamento, relaxamento e amamentação, noções básicas de alimentação e os cuidados prestados ao seu bebé, capacitando os futuros pais para o seu novo papel.
O curso é ministrado por uma equipa multidisciplinar constituída por Fisioterapeutas com Pós Graduação em Saúde Materno Infantil e Enfermeiras Especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia do HNSR. Colaboram, ainda, com esta equipa uma Nutricionista e uma Dietista; um Enfermeiro de Saúde Mental e Psiquiatria; Médicos Internos da Especialidade de Obstetrícia; e um Higienista Oral do Centro de Saúde do Barreiro – Extensão do Lavradio.
As grávidas interessadas deverão inscrever-se até às 20 semanas de gestação no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação ou na Urgência Obstétrica e Ginecológica do HNSR. O novo curso teve início no corrente mês de Dezembro.
Fonte: Gabinete de Imprensa do HNSR, EPE»
Postado por Paulo Pires às 12/12/2007 09:29:00 da manhã 0 comentários
domingo, 9 de dezembro de 2007
Nota
Postado por Paulo Pires às 12/09/2007 12:47:00 da tarde 0 comentários
Marcadores: Editorial
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
Estudo analisa causas de aborto espontâneo entre diabéticas de tipo 1 e tipo 2
«As taxas de aborto espontâneo e óbito de recém-nascidos são semelhantes entre as mulheres com Diabetes tipos 1 e 2, afirmam investigadores neozelandeses, mas as causas desses problemas são diferentes nos dois grupos.
A equipa liderada por Tim Cundy, da University of Auckland, Nova Zelândia, recolheu dados de mulheres com Diabetes tratadas no Serviço Pré-Natal para Diabéticas do Auckland City Hospital entre 1986 e 2005. No total, a pesquisa abrangeu 349 mulheres com Diabetes tipo 1 e 862 com Diabetes tipo 2.
O relatório indica que as taxas de perda de gravidez foram de 2,6% entre as diabéticas tipo 1 e 3,7% entre as diabéticas tipo 2, uma diferença não significativa. Os níveis de controlo da glicose não se mostraram significativamente diferentes nos dois grupos, nem no início, nem no final da gravidez.
Para as portadoras de Diabetes tipo 1, as principais causas de perda da gestação foram defeitos congénitos graves no nascimento e complicações em bebés prematuros, afirma a equipa à revista “Diabetes Care”.
De maneira bem diversa, nas portadoras de Diabetes tipo 2, as causas mais frequentes de perda da gravidez foram bebés nascidos mortos e uma infecção bacteriana das membranas que circundam o feto e o líquido amniótico, "gritantemente mais prevalentes" do que em mulheres com Diabetes tipo 1, constataram os cientistas.
Também foi observado que as portadoras de Diabetes tipo 2 tinham mais peso. A equipa conclui que, além do controlo do açúcar no sangue, outros factores têm "impacto substancial" sobre as causas e a frequência da perda da gravidez entre as mulheres diabéticas.»
Fonte: Saude na Internet
Link:http://www.mni.pt/destaques/?cod=10108&cor=azul&MNI=b405749b142e964820ba4c885e44b287
Postado por Paulo Pires às 12/05/2007 04:14:00 da tarde 0 comentários
Marcadores: aborto espontâneo
Laboratório da grávida abre as portas em Lisboa
Link:http://www.cienciapt.info/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=38816&Itemid=1
Postado por Paulo Pires às 12/05/2007 09:24:00 da manhã 0 comentários
terça-feira, 4 de dezembro de 2007
Lagos quer mais bebés
É uma “prenda de Natal” antecipada, que vai mexer com os bolsos de muitos lacobrigenses.
A autarquia acaba de apresentar uma proposta para beneficiar as famílias com três ou mais filhos, que passarão a obter um desconto de 40 por cento nas facturas da água, saneamento e resíduos sólidos. O mesmo desconto será aplicado a famílias com dois descendentes, cujo consumo mensal de água não exceda os 16 metros cúbicos.
Para efeitos de aplicação das novas tarifas, todas as famílias que tenham grávidas de 13 semanas à espera do terceiro filho, contam já como famílias numerosas. Se a mãe tiver menos de dois filhos, ou se este for o seu primogénito, contará ainda assim com um desconto de 25% na tarifa, redução que se manterá por 60 meses.
Para Júlio Barroso, trata-se de uma forma pragmática de fomentar o crescimento populacional, para inverter as actuais tendências demográficas. “É urgente adoptar medidas e incentivos adicionais que estimulem as famílias a contrariar essa realidade nas décadas vindouras”, afirma o autarca que dirige o concelho de Lagos.
O reforço da protecção social à natalidade e às famílias numerosas aplica, assim, os princípios transpostos recentemente pelo Governo para a legislação de incentivo à natalidade, que prevê a criação do abono de família pré-natal, a atribuir às mulheres grávidas uma vez atingidas as 13 semanas de gestação.
Quanto aos reformados e pensionistas, podem beneficiar de uma redução de 50 por cento na factura, desde que os rendimentos não ultrapassem os 360 euros, o valor mínimo de subsistência per capita e que o consumo não exceda os 6 m3.
Ao abrigo da nova proposta do executivo, que terá ainda de ser aprovada em Assembleia Municipal, os estabelecimentos de ensino público do concelho poderão ficar isentos de pagamento das tarifas referentes ao saneamento e a resíduos sólidos.
As alterações aos regulamentos municipais irão agora ser presentes à consideração da Assembleia Municipal, para que entrem em vigor em Janeiro de 2008.»
Postado por Paulo Pires às 12/04/2007 02:21:00 da tarde 0 comentários
Hospitais aderem a parto natural
Postado por Paulo Pires às 12/04/2007 09:53:00 da manhã 0 comentários
segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
Directório
- Pediatria -
- Infantários por Distrito -
e novos sites nas rubricas existentes
visite
http://directorio-gravidez.blogspot.com/
Postado por Paulo Pires às 12/03/2007 12:14:00 da tarde 0 comentários
No Hospital do Barreiro
Este novo curso inclui o método psicoprofilático, realizado pelas Enfermeiras Obstetras desta Instituição, que tem como objectivo diminuir a tensão e o medo da grávida/casal, reduzir a dor no parto e prevenir a depressão pós parto. Com este método pretende-se uma mudança de comportamento da grávida/casal para que participemactivamente durante o trabalho de parto e o parto.
Postado por Paulo Pires às 12/03/2007 10:05:00 da manhã 0 comentários
sexta-feira, 30 de novembro de 2007
Obesidade pediátrica: Uma questão de peso com responsabilidade partilhada
Data: 2007-11-19
Portugal está entre os países europeus com maior número de crianças obesas e com excesso de peso. Apesar da obesidade ser uma doença multifactorial, sabe-se que são os factores ambientes, nomeadamente o comportamento alimentar e o exercício físico, que exercem maior influência na magnitude da doença.
De facto, as crianças hoje em dia não têm lá muita actividade física. Se dantes andavam de bicicleta, hoje andam de veículos a motor, ou então sobre rodas, de skate ou patins… Não vão a pé para a escola, até por uma questão de segurança e, muitas, não fazem educação física!
As nossas cidades também não foram propriamente planeadas para serem saudáveis. Não há jardins para as crianças brincarem, jogarem às escondidas, saltarem à corda, ou seja, para as brincadeiras das gerações anteriores, pelo que passam a vida sentados à frente ou da televisão ou do computador, e normalmente, como se não bastasse, a debicar qualquer coisa...
É também através da televisão que são bombardeadas com publicidade que anuncia produtos como sendo saudáveis, oferece brindes, ou apela a características que as crianças pretendem imitar. Na escola, os bufetes e as máquinas de venda automática oferecem uma variedade enorme de produtos menos saudáveis.
Os próprios rituais familiares sofreram muitas alterações e a alimentação passou a ser desvalorizada. Na tentativa de melhorar o fim do dia, os pais optam pelas refeições rápidas, que estão carregadas de sal e gordura.
E, depois, aos fins-de-semana, as famílias correm para os centros comerciais à procura de um lugar para saborear qualquer coisa carregada de calorias... É que, ainda por cima, comer gordura e açúcar é, para além de tudo, muito mais barato. E assim as nossas crianças vão comendo mal a tempo inteiro. dentro e fora de casa.
O que podemos fazer para combater este flagelo?
Nesta fase da vida, mais do que impor dietas, é preciso modificar estilos de vida. Ou seja, torna-se necessário intervir ao nível da família, ensinando-as a fazer compras, e a emagrecer o carrinho do supermercado; é também importante que os pais saibam quando e como dizer não aos filhos. Torna-se fundamental a intervenção da Indústria, não só na alteração das regras do marketing alimentar, mas também para apostar numa nova formulação de produtos, de forma a termos ofertas saborosas e mais saudáveis. E torna-se necessário intervir na escola, onde é urgente que os Conselhos Executivos ponham em prática as novas recomendações para os bufetes escolares elaboradas pela Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, que define um conjunto de produtos alimentares a promover e outros a limitar. Só assim, com uma educação alimentar transversal a toda a sociedade, podemos pensar em lutar contra a obesidade em idade pediátrica.
Clara Matos
Direcção da Associação Portuguesa dos Nutricionistas
Nutricionista do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE »
Fonte:Medicos de Portugal
Link: http://www.medicosdeportugal.iol.pt/action/2/cnt_id/1647/
Postado por Paulo Pires às 11/30/2007 02:33:00 da tarde 7 comentários
Marcadores: Pediatria
Veja técnicas para ajudar o bebé a se acalmar
O livro Linguagem do Bebé da Publifolha ensina diversas técnicas para acabar com o choro e deixar a criança mais tranquila.
O título sugere que, primeiramente, os pais tentem deixar o pequeno se acalmar sozinho e depois utilizem as técnicas citadas.
Veja abaixo as maneiras de tranquilizar o bebé (e os pais).
Como ajudar o bebé a se acalmar
Ao mesmo tempo que os pais devem ficar atentos para aquelas situações que provocam desconforto, convém que prestem atenção para ver se o bebé consegue se acalmar sozinho. Ajudar o bebé a descobrir e usar seus próprios recursos para se controlar, mesmo que seja com pequenas bobagens nas primeiras semanas, vai prepará-lo para os tempos vindouros.
Técnicas para reconfortar
Há bebés que exigem pouquíssima atenção para se acalmar quando começam a ficar aflitos, e o simples som de uma voz familiar pode ajudar. Às vezes, outros sons também funcionam, como uma cantiga cadenciada ou até ruídos domésticos de baixo volume, como o da máquina de secar roupas. No entanto, a maioria dos bebés precisa de um pouco mais de atenção se começar a chorar. Se a criança sente desconforto porque está cansada, então mantê-la deitada no colo, embalada por uma cadeira de balanço, pode ajudar.
Contudo, isso não significa que quanto mais atenção for dada, maior será a chance de o bebé se acalmar. Certos bebés, em especial os sensíveis, não suportam muito estímulo, mesmo que um pouco antes eles estivessem se divertindo. E sua reacção é melhor se os estímulos são diminuídos e os pais os levam para um quarto sossegado, à meia-luz. Bebés assim talvez chorem ou choraminguem um pouco até se acalmar, mas se aquietarão mais depressa na ausência de estímulos do que se forem embalados.
Postado por Paulo Pires às 11/30/2007 10:04:00 da manhã 0 comentários
quinta-feira, 29 de novembro de 2007
Parto de cócoras rende prêmio a grupo do Caism
"Foi uma surpresa muito agradável. É uma forma de dar à comunidade o conhecimento sobre o método de resiliência utilizado para a preparação para o casal grávido e para estimular um parto mais natural, com pouca ou nenhuma intervenção médica", disse Sabatino.O grupo vem desenvolvendo esse trabalho no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) desde a década de 80 e é, segundo Sabatino, o único local do País a aplicar esse método de resiliência para facilitar o parto natural de cócoras.
"Em medicina, resiliência é a capacidade que a pessoa tem de superar uma adversidade. E o parto natural é visto por muitos como adversidade", explicou o médico. Esse método ajuda os pais a se prepararem para o nascimento na posição de cócoras. São feitas aulas semanais e consultas com vários profissionais, como psicólogo, professor de ioga e obstetra, além de outros voluntários. "Eles trabalham os principais pilares da humanização, que são respeitar os processos fisiológicos, a participação multiprofissional e respeitar costumes individuais e regionais do casal", informou o médico.
O trabalho de pesquisa revelou que o parto na posição de cócoras apresenta vários benefícios em relação ao realizado na posição ginecológica. Bebês nascidos por esse método obtêm melhor resultado no teste de Apgar, que é feito em recém-nascidos para avaliar a sua saúde. Segundo o obstetra, na posição de litotomia (ou ginecológica) é o médico quem tem mais facilidade para fazer as manobras necessárias para o parto.
"A posição vertical (cócoras) é a mais indicada porque a criança conta com a ajuda da gravidade para percorrer o caminho (até sair do corpo da mãe)", exemplificou. Além disso, acrescentou o médico, a postura provoca uma perda sangüínea menor.Outro benefício é que, nesta posição, a mulher tem que fazer menos esforço. "Na outra, a mãe faz muito esforço e isso traz prejuízos tanto para a mãe quanto para a criança", disse Sabatino. O médico explicou que, na postura de cócoras, a bacia se abre com mais facilidade, favorecendo a saída do bebê.
"Aumenta em até 30% o espaço para a criança sair."A pesquisa mostrou ainda que, quando as mulheres estão deitadas, o útero e o peso do bebê comprimem os vasos sangüíneos (como a aorta e a veia cava), provocando falta de oxigênio. "Isso faz com que a circulação fique comprometida, inclusive a da placenta, e a criança sofre por isso", disse o coordenador do grupo. O grupo também oferece aulas a distância para profissionais dessa área.
Informações sobre o programa estão disponíveis no site www.extecamp.unicamp.br/parto_alternativo. Para agendar uma entrevista, os interessados devem ligar para (19) 32418873 e falar com a psicóloga Sílvia Nogueira Cordeiro.»
Fonte:Cosmo
Link:http://www.cosmo.com.br/cidades/campinas/integra.asp?id=213743
Postado por Paulo Pires às 11/29/2007 12:20:00 da tarde 1 comentários
Novos Espaços
Como sempre, convido a todos a sugerir novos espaços para que possam ser divulgados.
Aqui vai o primeiro:
Nome do Espaço: 1)Babies Forums e 2)Mother Blog
Nome dos Autores: Sara Patrão & Rui Martins
Objectivo/Essência da existência do blog/site: O Babies-Forums.com é um espaço para partilhar a maravilhosa experiência de ser mãe e/ou pai nesta etapa única, para o resto da sua vida!
Endereço:http://www.babies-forums.com e o http://www.mother-blog.com
Mail: info@babies-forums.com ou info@mother-blog.com
Postado por Paulo Pires às 11/29/2007 09:25:00 da manhã 0 comentários
Marcadores: Novos espaços
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
12 mitos e verdades da gestação
«Durante os nove meses, a grávida ouve várias coisas a respeito do seu estado. Mas, não dá para confiar em tudo, não é mesmo? Então, confira aqui o que tem fundamento científico e curta a sua gestação sem neuras
Enquanto o bebê cresce na barriga, a mãe passa por um turbilhão de sentimentos e sensações, que são interpretados pelas pessoas, das mais diversas formas. É um tal de: barriga pontuda é sinal de menina, chupar limão acaba com o enjôo, é a lua quem provoca o parto.......enfim, um papo de comadre, que só deixa a grávida mais ansiosa ainda.
Mas, para te ajudar, nós do iTodas, com a ajuda do Dr. Alberto d´Auria, obstetra e coordenador da maternidade do Hospital São Lui,z desvendamos 12 mitos da gestação, que vão deixar você tranqüila e informada os nove meses.
A gestante ter muita azia significa que o bebê será cabeludo?
Dr. Alberto: A azia é resultado da compressão do estômago e do esôfago pelo útero, causada por um refluxo de ácido clorídrico. Portanto, ela tem relação com maus hábitos, como tomar líquido nas refeições, ficar muito tempo sentada, ingerir açúcares e outros irritantes da mucosa do estômago. Resumindo: a azia nada tem a ver com o crescimento do cabelo do feto.
Dica: Levantar a cabeceira da cama, mesmo com o auxílio de travesseiros, pode ser uma boa solução, assim como não ingerir refrigerantes.
Engordar muito significa que o bebê será grande?
Dr. Alberto: Quem engorda muito, normalmente, tem bebê grande sim. Mas essa questão é bastante delicada. Nossos antepassados acreditavam que a gestante deveria ingerir grande quantidade de carboidrato para que o bebê nascesse forte. O que não é verdade. É importante ficar atenta ao diabetes gestacional e manter uma alimentação balanceada.
Ficar sem comer muito tempo piora o enjôo?
Dr. Alberto: A gestante não deve ficar muito tempo sem comer por dois aspectos: primeiro porque o estômago vazio secreta ácido, o que aumenta o enjôo; e segundo porque a grávida corre o risco de sofrer de hipoglicemia, o que pode prejudicar o bebê e até mesmo levá-la ao diabetes gestacional.
Comer chocolate antes da ultrassonografia ajuda na hora de ver o sexo do bebê?
Dr. Alberto: Não existe qualquer relação de que seja mais fácil para quem come chocolate ver ou não o sexo do bebê durante a ultra-som.
O formato da barriga diz qual o sexo da criança?
Dr. Alberto: Barriga redonda ou pontuda não têm relação alguma com o sexo do bebê. Esse assunto continua desafiando o ser humano.
A diminuição de pêlos na gestante significa que ela terá uma menina?
Dr. Alberto: A redução de pelos, em algumas gestantes, tem relação direta com o metabolismo hormonal da gravidez e não com o sexo da criança.
Comer bolacha água e sal alivia o mal-estar e a salivação?
Dr. Alberto: O sal e a bolacha podem ajudar no mal-estar digestivo, assim como muitos outros alimentos frios, não gordurosos. É importante que a gestante experimente o que lhe faz bem. Todas as sugestões são bem aceitas.
Chupar limão combate o enjôo?
Dr. Alberto: A saliva da grávida pede alimentos ácidos e temperos fortes, por isso o limão é bem visto. Porém, é preciso ter cuidado com o excesso de ácidos, em caso de gastrite e aftas.
Comer chocolate durante a gestação provoca cólicas no bebê?
Dr. Alberto: Chocolate realmente provoca cólicas. Porém, isso ocorre no recém-nascido, e não no feto. Portanto, durante a gestação é liberado. Quem amamenta é que não deve ingerir chocolate, coca-cola e café, alimentos nocivos ao aparelho digestivo dos bebês.
Se os desejos da grávida não forem realizados, a criança pode nascer com algum sinal?
Dr. Alberto: Não há nenhuma relação entre desejos e marcas nos recém-nascidos. Os desejos que ocorrem na gestação são resultado de necessidades no organismo, como a deficiência de algumas vitaminas, cálcio, etc.
Dica: antes de cada refeição, feche os olhos por 30 segundos e senta qual alimento gostaria de comer. Fatalmente, virá à sua mente o alimento certo para aquela ocasião.
A mudança da lua influencia no parto?
Dr. Alberto: A lua influencia nosso planeta a todo instante, como nas marés e correntes oceânicas, por exemplo. A lua cheia está associada à hipertensão, devido ao aumento de líquido que circula pelo corpo. É nela que ocorre o maior número de rotura de bolsas amnióticas e edemas nas gestantes. Já na lua minguante tudo diminui. Nela, existem mais abortos e, nas gestações em fase final, mais facilidade para redução do líquido amniótico. Dica: verifique em qual lua aconteceu a concepção. Ela será a lua do parto e, em todas as passagens dela você sentirá mais desconforto.»
Fonte:I Todas
Link:http://itodas.uol.com.br/portal/mae/gravidez_e_parto/voce__gravida/materia.itd.aspx?cod=1907&canal=425
Postado por Paulo Pires às 11/28/2007 02:15:00 da tarde 2 comentários
Estudo mostra que amamentar evita câncer
Postado por Paulo Pires às 11/28/2007 09:25:00 da manhã 0 comentários
Marcadores: Amamentação, Noticias
terça-feira, 27 de novembro de 2007
Arsénio na água de quatro concelhos causa cancro
Foram analisados apenas 51 dos 308 concelhos portuguesas pelo Instituto Regulador da Água e Resíduos (IRAR), destes, quatro ultrapassam o limite máximo de arsénio permitido pela lei, segundo o item «Qualidade da Água para Consumo Humano» do Relatório Anual do Sector das Águas e Resíduos.
Um estudo é publicado esta sexta-feira na PLoS Genetics. Trata-se da primeira evidência publicada de alterações em genes originadas por uma exposição pré-natal ao arsénio, cuja principal consequência é o surgimento de cancro.»
Postado por Paulo Pires às 11/27/2007 02:20:00 da tarde 0 comentários
Mais dez doenças metabólicas raras vão ter rastreio neonatal
Postado por Paulo Pires às 11/27/2007 09:31:00 da manhã 0 comentários
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
Assinado protocolo dos cheques-dentista
Cada cheque terá o valor de 40 euros, pelo que, cada grávida acompanhada nos centros de saúde terá acesso a três cheques por ano para consultas de medicina dentária e os idosos abrangidos pelo complemento solidário receberão dois cheques por ano.
Em declarações aos jornalistas, Correia de Campos estimou que durante o primeiro trimestre do próximo ano os cheques já possam ser distribuídos aos beneficiários e que o sistema esteja totalmente em funcionamento.
Sobre o valor atribuído aos cheques, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas considerou que "dá para fazer alguma coisa", embora não "dê para tudo".
"Dá por exemplo para a preparação de colocação de uma prótese dentária", considerou Orlando Monteiro da Silva, relembrando que o Estado já comparticipa em 75 por cento as próteses aos beneficiários do complemento solidário para idosos. A Ordem congratulou-se com o facto de os beneficiários dos cheques poderem escolher livremente os consultórios a que pretendem ir, mediante os dentistas que quiserem aderirem a este sistema.»
Postado por Paulo Pires às 11/26/2007 02:38:00 da tarde 0 comentários