segunda-feira, 30 de julho de 2007

Variação de peso entre gestações pode ameaçar vida do bebé



«As mulheres que engordam ou emagrecem muito entre gravidezes podem estar a pôr em risco a vida dos bebés, segundo um estudo publicado na última edição do British Medical Journal.

Nascimentos prematuros, abortos espontâneos ou partos com o bebé morto são alguns dos efeitos que pode ter a variação exagerada de peso entre uma gravidez e outra.

O estudo, desenvolvido pelos especialistas irlandeses em obstetrícia e ginecologia Jennifer Walsh e Deirdre Murphy, aconselha as mulheres a tentarem manter um peso saudável antes, durante e depois de cada gestação.

Perder muito peso num curto espaço de tempo, como muitas mães fazem depois de uma gravidez, prejudica tanto a saúde do próximo bebé como o ganho acentuado de peso.

«As mulheres em idade reprodutiva são bombardeadas com mensagens sobre dietas, peso e imagem corporal. Há uma crescente preocupação com uma epidemia de obesidade, por um lado, e por outro, uma cultura que promove como desejável o tamanho zero, independentemente da constituição da mulher», alertam os autores do estudo.

Um outro estudo anterior, feito na Suécia na década de 1990, concluiu que o aumento de uma a duas unidades de índice de massa corporal (relação entre peso e altura) traz «taxas significativamente maiores» de hipertensão durante a gravidez e aumenta os níveis de diabetes da mãe e do bebé.

Uma pessoa com índice de massa corporal superior a 25 é considerada «acima do peso» e uma com mais de 30 é considerada «obesa».

Uma mulher com 1,60 metros e 60 quilos tem um índice de massa corporal de 23,4.

Segundo os especialistas, um acréscimo de peso equivalente a três ou mais unidades de índice de massa corporal aumenta «significativamente» os partos com bebés mortos.

Diário Digital / Lusa

29-07-2007 9:17:00»

Fonte: Diário Diginal

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=288332

1 comentário:

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado