quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Bebés nascidos de Cesariana correm mais riscos de morte (Trabalho publicado na revista “The Birth”)


«Os bebés que nascem por Cesariana têm quase três vezes mais probabilidades de morrer no primeiro mês de vida do que aqueles que nascem de Parto Natural, de acordo com um estudo publicado na revista “The Birth”.

Um grupo de investigadores norte-americanos analisou os casos de Mortalidade Neonatal em 5,7 milhões de partos, entre 1998 e 2001 nos EUA. Os investigadores compararam o risco de mortalidade nos bebés nascidos de Cesariana primária e de Parto Natural (entre as 37 e as 41 semanas de gestação), em mulheres a quem não tinham sido identificados quaisquer riscos de saúde.

Os cientistas concluíram que a taxa de mortalidade dos bebés nascidos por Cesariana foi de 1,77 por cada mil bebés vivos, ao passo que, no caso dos bebés nascidos de Parto Vaginal, o número de mortes foi de 0,62 por cada mil.

Mesmo depois de ajustados os resultados - tendo em conta as diferenças sociais e médicas entre as mulheres - os investigadores concluíram que o risco de os bebés nascidos por Cesariana morrerem é quase três vezes superior ao dos que nascem por Parto Natural.

Fontes: Diário de Notícias e Imprensa Internacional
ALERT Life Sciences Computing, S.A. 2 de Agosto de 2007»

Fonte: Saude na internet
Link: http://www.mni.pt/destaques/?cod=9677&cor=azul&MNI=f97ac4e3be6069b2aad86ba44f1a70ab

Sem comentários: