segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Covilhã planta uma árvore por cada bebé


«A plantação de uma árvore por cada criança que nasça na Covilhã e a criação da Semana do Bebé são duas das iniciativas em preparação para promover a natalidade. Para além da Câmara e Hospital, o programa envolve escolas e pais e profissionais de diversos sectores

Liliana Machadinha
A partir de 20 de Outubro, vai ser plantada no Jardim do Lago “Uma Árvore Por Cada Bebé” que nasça na maternidade da Covilhã. A iniciativa é promovida pelo Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), em parceria com a Câmara local, e pretende incentivar a natalidade, assim como chamar a atenção para a saúde dos mais pequenos e das crianças, adiantou ao Diário XXI, João Casteleiro, presidente do conselho de administração do CHCB.
“Trata-se de um gesto simbólico e ao mesmo tempo afectivo, porque cria-se uma ligação da pessoa com a cidade”, descreve este responsável. “As pessoas podem seguir o crescimento da árvore ao longo da sua vida”, acrescenta.
Perseguindo os mesmos objectivos, a unidade hospitalar está também a trabalhar numa segunda iniciativa, mas desta feita mais abrangente. A Semana do Bebé sairá às ruas também a partir de 20 de Outubro, de forma a assinalar, em simultâneo, o Dia da Cidade. Este projecto vai contar com o apoio de várias instituições da cidade, nomeadamente escolas, infantários, Universidade da Beira Interior e Câmara Municipal. “Queremos chegar a todos, daí que esta iniciativa seja aberta à população em geral”, explica ao realçar que se irá estender também à cidade do Fundão.

“MANUTENÇÃO DA MATERNIDADE NÃO É ASSUNTO DA ORDEM DO DIA”
Questionado sobre se as iniciativas programadas terão algo a ver com a defesa da maternidade do Hospital Pêro da Covilhã contra uma eventual decisão do Governo de a encerrar, João Casteleiro garante que não, porque “o que interessa aqui é realçar o que é positivo e o que temos de bom”. Segundo o presidente do CHCB, “esse problema não se põe actualmente, não está na ordem do dia”. “Temos uma estrutura consistente e de excelência”, conclui.
Na maternidade do CHCB há aproximadamente 700 nascimentos por ano, sendo que até 31 de Dezembro estão previstos entre 250 a 300 partos.

“Absolutamente tranquilo”
Depois da reunião camarária, decorrida na sexta-feira, o presidente da Câmara reuniu-se com João Casteleiro, presidente do CHCB. Questionado pelos jornalistas sobre se o encontro estaria relacionado com o futuro da maternidade, Carlos Pinto garantiu ter “tranquilidade absoluta” sobre a questão, uma vez que “o problema actualmente não existe”, numa alusão à intenção já expressa pelo Governo de concentrar as maternidades da Beira Interior .»

Fonte:Diário XXI
Link:http://www.diarioxxi.com/?lop=artigo&op=d645920e395fedad7bbbed0eca3fe2e0&id=98bedaa8625e9046c5fc16b5293181b8

Sem comentários: