sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Anticoncepcional genético deve estar disponível dentro de 10 anos

«Novo contraceptivo impede fecundação sem causar efeitos colaterais. Técnica não substituirá casos que requerem hormônios como tratamento.

Um grupo de cientistas norte-americanos está desenvolvendo um anticoncepcional que não se baseia em hormônios em sua composição e que, portanto, não causaria os efeitos colaterais dos comprimidos tradicionais, informou o jornal britânico "The Guardian" nesta quarta-feira (17).

O "anticoncepcional genético" -- baseado em uma técnica que rendeu o Prêmio Nobel de Medicina no ano passado -- atua diretamente na fecundação, impedindo que o espermatozóide fertilize o óvulo feminino.

A técnica, chamada de interferência de RNA (RNAi), utiliza fragmentos minúsculos de material genético para bloquear a atividade de genes no corpo. O cientista Zev Williams e sua equipe do Women's Hospital, de Boston (EUA), usam a interferência de RNA para bloquear o gene ZP3, que surge nos óvulos somente quando o organismo está em processo de ovulação.

O gene seria, então, impedido de produzir uma proteína que normalmente recobre o óvulo e que é vital para o espermatozóide se fixar para alcançar a fertilização.

Anunciada durante a reunião anual da American Society for Reproductive Medicine, em Washington, a pesquisa promete ser uma uma alternativa aos contraceptivos orais tradicionais, que se baseiam nos esteróides estrógeno e progesterona. Esses hormônios têm sido relacionados ao aumento do risco de formação de coágulos sangüíneos e a alguns cânceres, e seus efeitos colateriais também estão associados a mudança no humor, na libido e, em alguns casos, ao ganho de peso.

Dentro de cinco anos, os cientistas esperam realizar estudos mais completos sobre o novo anticoncepcional e, se constatarem a eficácia e a segurança do método, ele poderá estar disponível para comercialização em 10 anos.

O novo contraceptivo poderá ser usado como supositório ou adesivo para a pele, mas não substituirá totalmente as pílulas tracionais, já que muitas mulheres utilizam anticoncepcionais hormonais como tratamento para alguns males ou para regularem o ciclo menstrual. »

Fonte:Globo

Sem comentários: