terça-feira, 4 de novembro de 2008

Taxa de natalidade aumenta em 2008


«Até Setembro nasceram mais 2 100 bebés em comparação homóloga

A taxa de natalidade em Portugal sobe em 2008, depois de dois anos de queda, sendo de referir que, só até Setembro deste ano, já nasceram mais 2 100 bebés comparativamente a igual período de 2007.

A demógrafa Ana Fernandes diz que este aumento do número de nascimentos não compensa as fortes quedas verificadas nos anos anteriores, sublinhando que actualmente estão a nascer, em média, 1,3 bebés por mulher, todavia, para compensar as anteriores quebras seria necessário, em média, dois bebés por cada portuguesa.

Em declarações à TSF, Ana Fernandes avança com uma explicação para o facto de este ano se estar a verificar um aumento da taxa de natalidade e diz que é uma acumulação de anteriores atrasos para ser mãe, ou seja, as mulheres atrasam cada vez mais a altura para terem filhos até que chega o momento em que não podem atrasar mais por causa da idade.

A demógrafa refere ainda que, em Portugal, as políticas de incentivo à natalidade têm de melhorar de forma a que se criem condições para que as mulheres possam ter filhos, nomeadamente no que refere às condições de trabalho da mulher, aos apoios do Estado e suas políticas de apoio à família.

Em termos comparativos, em 2006 nasceram menos quatro mil crianças do que em 2005, já em 2007 nasceram menos três mil, sendo de salientar que, em 2007, pela primeira vez em 90 anos, a taxa de mortalidade foi superior à taxa de natalidade, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.
»

Fonte:Fábrica de Conteúdos
Link:http://www.fabricadeconteudos.com/?lop=artigo&op=e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5&id=a3b05233819c12a373abab6e2ee264cd

2 comentários:

..Anita.. disse...

Esta é uma óptima notícia!
A natalidade está a aumentar!! Bem precisamos, para que o nosso país não envelheça...
Eu tenho apenas 24 anos e penso que vou "contra" a tendência global de ter filhos por volta dos 30...
Infelizmente, hoje em dia as pessoas adiam cada vez mais a maternidade, devido a questões financeiras, questões de carreira e muitas outras...
Eu, sou Educadora de Infância há apenas 2 anos... estou em inicio de carreira, mas desempregada (mais uma área complicada em termos de trabalho)...
Contudo, sempre quis ser mãe cedo, pois não quero ter apenas uma criança, e, adiei a minha carreira como educadora para ser mãe...
Neste momento não trabalho e, apesar de economicamente ter de se fazer uma maior "ginástica", tenho a certeza que tudo vai ser compensado quando tiver a minha filha nos braços!!!
Como mulher sinto-me a mais feliz do mundo, pois estou a 6 semanas de cumprir o sonho da minha vida...
E sinto-me bem em contribuir também para as estatísticas do aumento da natalidade!!!!

..Anita.. disse...

Já agora...
Deixo aqui os meus parabéns ao blog (tem temas muito interessantes e oportunos) e à Enfermeira Susana!!
Já visito há algum tempo, mas sempre hesitei em participar...
Frequento o Curso de Preparação para o Parto no Centro Hospitalar S.Francisco e, tanto eu como o meu companheiro temos aprendido imenso! Gostamos muito das aulas!
Este curso tem sido, acima de tudo uma forma de me tranquilizar relativamente ao parto...e realmente sinto que estou mais calma e mais segura ;)