quarta-feira, 25 de julho de 2007

"Cursos de preparação para o parto e massagem do bebé "



"Lições para toda a vida

A importância do toque da mãe estava espelhada em cada sorriso e em cada gesto que se habituaram a compreender... São cerca de 45 minutos de uma experiência que, com certeza, será recordada para toda a vida.

Deitados, embalados por uma música ambiente, escolhida propositadamente para o efeito, parecem aguardar ansiosos pelo toque das mães. Estas preparam-nos e pedem-lhes permissão. A massagem do bebé é um momento de partilha, com vantagens para toda a vida, mas só acontece se o bebé estiver disposto a isso. E basta apenas um sorriso para que uma das salas do Pavilhão da Cooperativa Cohaemato se encha de ternura.
Bem pequeninos, são, já, os “protagonistas” do Curso de Massagem do Bebé e Recuperação Pós-Parto da Mãe que, numa parceria entre a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), a Junta de Freguesia de Leça da Palmeira e a Cooperativa Cohaemato, teve início recente no Centro de Saúde de Leça da Palmeira. Gratuito e dirigido à mãe, ao bebé e a um familiar (pai, irmãos, avó, tia...), o curso acontece duas vezes por semana, num total de oito sessões e assume-se, com certeza, como uma experiência única para quem tem a oportunidade de o realizar.
Partilhar experiências com outros casais, aumentar a segurança para cuidar do bebé, regular a actividade intestinal do bebé, reduzindo as cólicas, reforçar as defesas imunitárias do bebé e estimular o seu desenvolvimento, promover a recuperação física da mãe e promover o sucesso da amamentação são apenas algumas das vantagens do curso. Deve – aconselha Isabel Ferreira, a enfermeira responsável pelos cursos – iniciar-se no primeiro mês após o parto e para se inscrever basta que o casal se dirija ao seu médico ou enfermeiro de família, logo após o nascimento do bebé.

Preparar para o parto

Alguns dos bebés são já “conhecidos” da enfermeira responsável. Isto porque, ainda antes de nascerem, podem “frequentar” um outro curso – o de Preparação para o Parto e a Parentalidade. O objectivo geral é preparar o casal, reduzindo a dor durante o parto e aumentando a sua confiança nos cuidados com o bebé. Desta vez ainda dentro das barrigas das mães, não deixam, no entanto, de ser, igualmente, o centro de todas as atenções.
Dirigido à grávida e à pessoa que a vai acompanhar no trabalho de parto, o curso deverá ter início na 28ª semana de gestação e, assim, duas vezes por semana, irá permitir aprender a reduzir a dor no parto, a reduzir a ansiedade e o medo do parto, a partilhar experiências com outros casais, a aumentar a segurança dos pais para cuidar do seu bebé e a aumentar o sucesso da amamentação.
Também gratuito e dividido em aulas práticas – Técnicas de Respiração e de Relaxamento e Ginástica para Grávidas – e teóricas – O Parto, Cuidar do Bebé, A Amamentação, Recuperar após o parto – prevê, ainda, uma visita ao bloco de partos do Hospital Pedro Hispano e uma visita domiciliária após o parto. “Aliás, mesmo que o casal não tenha realizado preparação para o parto no Centro de Saúde tem direito à visita domiciliária, desde que a residência esteja dentro da área abrangida pelo Centro de Saúde (Leça da Palmeira, Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo)”, explicaram. Para se inscrever, o casal deverá dirigir-se ao seu médico ou enfermeiro de família, entre as 24 e as 26 semanas de gravidez.

Recursos a oferecer

Cursos de preparação para o parto e massagem do bebé:
Centro de Saúde de Leça da Palmeira e Centro de Saúde da Senhora da Hora

Preparação para o parto:
Centro de Saúde de S. Mamede de Infesta

Preparação para o parto: Hospital Pedro Hispano

Por: Carla Festas"

Fonte: matosinhos hoje
http://www.matosinhoshoje.com/index.asp?idEdicao=320&id=15543&idSeccao=2747&Action=noticia


Há que incentivar estas iniciativas.

1 comentário:

Hélder disse...

Olá!
Somos Papás de uma Menina de nome Núria que ainda não nasceu, mas queremos deixar aqui os nossos agradecimentos e elogios por esta vossa iniciativa de nos poderem AJUDAR para que o "dia D" seja um dia de muita Alegria e de pouco sofrimento... a isso, devemos ás enfermeiras, Clara e Conceição e de uma vasta equipa que certamente lhes proporciona formação para que de uma maneira excepcional todo este "leque" de informação nos chegue e que no fundo seja útil para o "grande momento" que tanto ansiamos...
Muito Obrigado a TODOS.