terça-feira, 4 de setembro de 2007

Engravidar - quando deixar de tomar a pílula?


Assim que se deixe de tomar a pílula a gravidez pode ser imediata, tal como pode demorar algumas semanas ou meses. Uma vez que o efeito das hormonas pára imediatamente a possibilidade de engravidar é uma hipótese viável.

Nota: Convem terminar a embalagem que está a tomar e parar só no mês seguinte.

Convem deixar de tomar a pílula anticonceptiva, no mínimo, 3 meses antes de tentar engravidar, tendo este período a finalidade de se readaptar e se for o caso reestablecer-se e encontrar um novo equilibrio. Permitindo assim ao corpo uma adaptação natural, e dando um lugar preferencial ao preservativo como medida anti-concepcional durante o referido período.

Para quem usa O DIU (Dispositivo intra-uterino) também é conveniente um período de espera. Após a sua retirada deve ser feito um exame minuncioso pelo genecologista afim de se salvaguardar que está tudo bem. Este cuidado advem de um maior risco de desenvolver inflamações pélvicas.

2 comentários:

Unknown disse...

tomei pilula durante 3 meses mas n tinha horario certo,a ultima cartela so tomei 4 pilulas e parei houve um sagramento q nao sei se foi mastruação´pois ja tinha mestruado quando terminei a cartela anterior mas so mestruie 2 dias então comecei tomar as pilulas mas so 4 e parei certo e tive relaçao e nao tomei nada sera que corro risco de estar gravida

diana disse...

gostaria de saber se caso eu esqueça de tomar a pilula algum dia se corro risco de engravidar?