quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Fertilidade masculina também cai com idade


«A preocupação biológica com a hora de ter filhos até agora era um problema quase exclusivamente feminino. Um estudo feito no Reino Unido com animais, no entanto, dá o alerta: os homens também apresentam problemas de fertilidade conforme envelhecem.

Os homens modernos, assim como as mulheres, têm adiado cada vez mais a paternidade. E embora eles tenham menos problemas com o envelhecimento para ter filhos (já que produzem espermatozóides por toda a vida, ao contrário das mulheres, que têm um estoque limitado de óvulos), isso não quer dizer que a dificuldade é inexistente. Os médicos estimam que um terço dos problemas de fertilidade apresentados por casais estão relacionados ao homem.

Utilizando insetos e pássaros, o grupo da Universidade de Oxford descobriu que há dois tipos de envelhecimento que atrapalham a fertilidade masculina: o do organismo em si e o do esperma. O do esperma, até agora, só atrapalhava mesmo espécies, como as de alguns pássaros, em que as fêmeas “estocam” o esperma dos machos por longos períodos de tempo. Mas com o costume cada vez mais comum entre humanos de se congelar espermatozóides, os cientistas acreditam que é importante estudar esse aspecto.

“O estudo foi feito em animais mas tem um importante impacto no entendimento da fertilidade humana. Quanto mais soubermos sobre o papel do envelhecimento masculino na fertilidade, mais aptos estaremos para ajudar casais com dificuldades para ter filhos”, afirmou ao G1 Tommaso Pizzari, líder do estudo que está publicado na revista "Science” desta semana. “Compreender o processo que faz espermas estocados perderem sua qualidade é muito importante para controlarmos melhor o congelamento,” diz ele.

A capacidade de fertilizar um óvulo dos espermatozóides é perdida com a idade avançada, mas isso não quer dizer que quanto mais jovem melhor. Na verdade, o melhor momento para a fecundação masculina, pelo menos em uma espécie de besouro, é uma idade intermediária. Animais mais jovens não têm um desempenho tão bom.

A idade também danifica os genes carregados pelos espermatozóides. “Há casos de filhos com problemas genéticos que surgiram por defeitos no esperma de um pai mais velho,” explica Tommasi.

Homens com idade mais avançado também podem sofrer caso se deixem levar pelas tentações da vida de solteirice. O estudo mostra que, mesmo em espécies animais, as fêmeas tendem a desprezar os machos mais velhos. A demora para “se amarrar” pode fazer quem queria ser um paizão ter que se contentar com o status de titio.»

Fonte: G1
Link: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL24406-5603,00.html

1 comentário:

Anónimo disse...

eu tento engravidar a 7anos eu tenho27anos o meu marido tem 41anos dificlta a idade o perma estar ficando fraco. gostaria de saber o que ele pode fazer para fortalecer.