sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Homens também têm sintomas de gravidez


«Maioria dos futuros pais passa por mudanças de humor, enjoos e aumento do volume da barriga

Um estudo comprova que os homens, cujas mulheres estão grávidas, costumam apresentar alguns sintomas de gravidez, escreve a BBC.

O estudo foi chefiado por Arthur Brennan na Faculdade de Ciências da Saúde e Bem-Estar Social da St George em London. Segundo o pesquisador, mudanças de humor, enjoos matinais e aumento do volume da barriga também costumam acontecer nos futuros pais que têm uma forte relação com a sua parceira.

O grupo de estudo foi constituído por 282 homens com mulheres grávidas e um outro grupo de 281 homens, as suas idades situavam-se entre os 19 e os 55 anos.

Feita a comparação dos homens que tinham a expectativa de ter um novo membro familiar e os que não tinham, os futuros pais apresentaram ter assimilado a gravidez das suas mulheres de forma psicológica como se esta estivesse a acontecer no seu próprio corpo.

Os relatos variam consoante a experiência

Maioria pais queixaram-se que os seus sintomas pioraram durante o estágio inicial da gravidez, atingiram o pico no terceiro trimestre e desapareceram pouco após o nascimento do bebé.
Um dos relatos mais impressionantes de um pai foi que se sentia como se estivesse em trabalho de parto.
«As minhas cólicas eram como as contracções que vão aumentando quando uma mulher está em trabalho de parto», disse. «Começaram suaves até ficarem cada vez mais fortes».
O estudo não conseguiu descobrir razões para estes sintomas, conhecidos como Síndrome de Couvade. «São sintomas involuntários», disse Arthur Brennan.
As próprias parteiras, que foram questionadas no âmbito do estudo, têm conhecimento destas reacções dos pais. «Estes homens frequentemente reclamam ter náuseas durante os primeiros estágios de gravidez da parceira», conta a médica Val Collington, também da St George`s University em London.»

Fonte: Portugal Diário
Link: http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=843006&div_id=291


1 comentário:

Anónimo disse...

Someone necessarily assist to make severely articles
I would state. That is the first time I frequented your
website page and thus far? I amazed with the research you made to make this particular submit amazing.
Excellent task!

Look at my web blog - compositor