sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Hospital abre visitas pré-parto (em Aveiro)


«A partir do próximo mês de Setembro, começará a funcionar um serviço de visitas pré-parto, para os futuros pais poderem «conhecer as novas instalações, os procedimentos gerais do parto e pós-parto, diminuindo, desta forma, ansiedades e contribuindo para a formação e mentalização dos pais».


O Bloco, inaugurado no passado mês de Abril, representando um investimento de 1.060.008 euros, serve uma população de cerca de 300 000 habitantes, de Aveiro, Ílhavo, Vagos, Águeda, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Murtosa, Oliveira do Bairro e Sever do Vouga. No ano passado 2006 foram efectuados 1562 partos, num total de 1579 recém-nascidose desde Janeiro de 2007 até 31 de Julho foram realizados 890 partos, num total de 897 recém-nascidos.

O novo Bloco de Partos é composto por 5 salas individuais de dilatação e período expulsivo, onde também é possível prestar todos os cuidados ao recém-nascido. Cada uma das salas «garante a privacidade da grávida e seu acompanhante, evita a circulação de ambos e do recém-nascido, contribuindo para um ambiente mais calmo e acolhedor, permite o contacto imediato e mais íntimo da mãe e seu acompanhante com o recém-nascido e uma maior personalização de cuidados.

O Bloco possui ainda uma sala de Cuidados a Recém-Nascidos em situação mais critica, equipada com todo o tipo de materiais necessários; uma de enfermagem, com central de vigilância, colocada em local estratégico, de forma a garantir uma maior vigilância e uma resposta mais rápida a todo o tipo de solicitações e uma sala operatória para realização de cesarianas; um quarto de banho, na zona de admissão de utentes, que permite banhos assistidos e acesso com cadeiras de rodas e um circuito exclusivo de sujos, que contribui para um ambiente mais higiénico, evitando a infecção hospitalar.

O Bloco dispõe ainda de camas de dilatação e parto novas; monitores cardíacos, cardiotocografos; bombas perfusoras, central de Vigilância; incubadora de transporte; mesas de reanimação completas; rede de gases medicinais e sistema de aquecimento/ar condicionado

O serviço tem 15 Obstetras; 14 Enfermeiros e 6 Auxiliares de Acção Médica; sob a direcção de Sérgio Esperança.

As enfermarias do Serviço de Obstetrícia foram objecto de obras, com a pintura e remodelação das casas de banho, inclusão de aparelhos televisores em todos os quartos (oferecidos pela Federação Portuguesa de Futebol).

Prevê-se, «num futuro próximo», renovar o mobiliário de apoio aos quartos (mesas de cabeceira, mesas de refeição, cadeiras de refeição e cadeiras de amamentação)

Com o novo Bloco de Partos é possível a grávida ter um acompanhante – de preferência, o pai – em todo o processo de parto, um serviço fotográfico (pago pela utente), que contempla certificados, álbuns, etc., disponível três vezes por semana; e durante os dias de internamento, as novas mamãs têm formações em segurança automóvel , cuidados de higiene e amamentação.»

Fonte: OLN
Link: http://www.oln.pt/noticias.asp?id=13435&secc=1



3 comentários:

Anónimo disse...

tudo bem ... mas se a mãe quer ter uma cesariana pré marcada as 38 semanas ?
tem que pagar ? quanto ?
gostaria de obter essa informação .
Não quero ir para clinicas .
QUANTO TEREI DE PAGAR Á EQUIPE QUE FIZER A CESARIANA E LAQUEAÇÃO DE TROMPAS ?

AGUARDO UMA RESPOSTA VOSSA .

Anónimo disse...

gostaria de visitar o bloco de partos.o que devo fazer?

KYNSCONFECCOES disse...

QUANTO TEREI DE PAGAR Á EQUIPE QUE FIZER A CESARIANA E LAQUEAÇÃO DE TROMPAS ?

AGUARDO UMA RESPOSTA VOSSA .