sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Filho sorrindo = prazer para mãe


«É muito bom ver o seu bebê sorrindo, certo? A sensação é de uma felicidade e um bem-estar indescritível. Isto todas as mães sabem! Agora não é apenas uma sensação, é científico. Segundo a matéria publicada no site Crescer, pesquisadores do Texas Children´s Hospital, nos Estados Unidos, descobriram que o sorriso do bebê provoca alterações no cérebro das mães associadas à recompensa e ao prazer. Não precisava de uma pesquisa para a gente saber disso, mas os resultados foram bem legais.

Para estudar essa relação, foram analisadas 28 mulheres americanas que eram mães pela primeira vez, com filhos entre 5 e 10 meses. Elas se submeteram a exames de ressonância magnética, para medir o fluxo sanguíneo no cérebro, enquanto viam fotos de seus filhos e de outras crianças.

O resultado mostrou que, quando as mães observaram o rosto de seu filho sorrindo, áreas do cérebro ligadas à recompensa ficavam acesas durante o exame, aumentando a produção da dopamina (neurotransmissor que estimula o sistema nervoso central, produzindo a adrenalina). Quando as mães viam imagens de seus filhos chorando ou de crianças desconhecidas, a reação do cérebro era menos significativa.

O objetivo do recente estudo, publicado no jornal Pediatrics, é explicar o forte vínculo da mãe com o bebê, a forma única como ela reage ao ver seu filho e o quanto a interação nos primeiros meses de vida é fundamental para o desenvolvimento da criança.

No Youtube foram postados vários vídeos de bebês sorrindo e dando gargalhadas. Vocês já assistiram? Mesmo não conhecendo os pequenos, dá uma sensação ótima na gente, de bem-estar, tranqüilidade e felicidade. Imagina quando são com os nossos?»

Fonte:ClickRBS
Link:http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt§ion=Blogs&post=97107&blog=117&coldir=1&topo=3994.dwt

Sem comentários: