quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Maternidades obrigadas a ter pulseiras electrónicas


«Os hospitais vão ser obrigados a colocar pulseiras electrónicas em todos os recém-nascidos, para evitar o rapto de crianças, já a partir de 2009. A notícia é avançada pelo jornal Público que adianta que os acessos dos estabelecimentos vão ter de ser equipados com sistemas de videovigilância com monitorização contínua e gravação de imagem de alta definição.

Segundo o jornal, as medidas constam de um despacho da Ministra da Saúde, que já foi mesmo enviado para publicação no Diário da Republica e tem como objectivo garantir a segurança e evitar os raptos.

O Público adianta que a ministra reconhece que o rapto de recém-nascidos nos hospitais públicos «é uma realidade que, pese embora com contornos pontuais», preocupa o Ministério da Saúde.

Outras medidas são a obrigatoriedade de os profissionais de saúde exibirem a respectiva identificação bem visível quando estiverem a trabalhar e o controlo de entradas e saídas de doentes, visitas e outros utilizadores pelos hospitais.

Os serviços de Obstetrícia, de Neonatologia e de Pediatria com internamento passarão a ficar instalados em áreas exclusivas, terão alarme e sistema de encerramento automático das portas e todos os visitantes terão de se identificar.

O Público explica que as medidas que impliquem alterações estruturais nos hospitais devem ser concretizadas até ao final do ano, enquanto as outras entram em vigor mal o despacho seja publicado em Diário da República.»

Fonte:Diário IOL
Link:http://diario.iol.pt/sociedade/rapto-bebe-maternidade-penafiel-governo-hospitais/978551-4071.html

Sem comentários: