quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Amamentação: mães necessitam de maior apoio do Governo


«A alimentação exclusiva com leite materno dos bebés até aos seis meses é um objectivo elencado pela Organização Mundial de Saúde que as mães portuguesas podem atingir “se tiverem um apoio mais significativo do Governo”, disse Adriana Pereira, investigadora e membro do Comité Nacional para o Aleitamento Materno.

“A nossa luta é que o Governo entenda a importância desta questão”, acrescentou. Para aquela especialista um dos maiores problemas que se colocam às mães que amamentam está relacionado com a legislação laboral, que dificulta a possibilidade de a criança ser exclusivamente alimentada com leite materno no primeiro meio ano de vida. “Ao contrário do que possa pensar-se, apesar dos problemas há mães que fazem um grande esforço para poderem amamentar as crianças”, salientou.

Uma das possibilidades mais utilizadas passa pelo aproveitamento dos 120 dias da licença de maternidade, juntando-lhe um mês de férias e um de licença, em que a trabalhadora perde parte do vencimento, mas perfaz os seis meses.Números antigosFalando no âmbito da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que teve início em todo o País ontem, Adriana Pereira admitiu que, “com alguma ajuda do Governo”, será possível a Portugal cumprir a meta definida pela OMS e pela Unicef, segundo a qual em 2010 metade dos bebés será exclusivamente alimentada com leite materno no primeiro semestre.

A também professora da Universidade Fernando Pessoa admitiu que não existe, no nosso país, nenhum mecanismo que permita saber quantas mães amamentam os seus filhos, acrescentando que esta questão “importantíssima” deverá ser resolvida a curto prazo. »

Fonte:O Primeiro de Janeiro
Link:http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=b6d767d2f8ed5d21a44b0e5886680cb9&subsec=&id=d53b20250cfc5d7659c18bade2167667

Sem comentários: