quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Cólicas do Recém-nascido


«A cólica no recém–nascido é um acontecimento normal e fisiológico, mas muitas mães ficam desesperadas quando seu filho começa a chorar compulsivamente e nada o faz parar! Não é fome, porque ele já acabou de mamar; nem fralda suja, acabou de tomar banho! Põe o bebê no peito e ele não pega o bico do seio que ele tanto adora!

As cólicas são uma sensação nova para o bebê e dóem muito; são comuns desde o nascimento, geralmente após 15 dias de nascido até 3 meses de vida. É fácil observar quando o bebê começa a se contorcer, fazer caretas, o rostinho fica vermelho, encolhe e estica as perninhas.Este fato ocorre devido à imaturidade do sistema digestivo do recém-nascido, as paredes intestinais contraem e relaxam sem controle e isso resulta em gases que levam o bebê a ter cólicas.

Um outro motivo natural é que o bebê está recebendo alimento e a digestão acelera o funcionamento intestinal provocando as cólicas. O intestino precisa de tempo para amadurecer e se coordenar, portanto, o melhor alimento para o intestino do bebê é o leite materno.O leite materno é mais leve, de fácil absorção, é suave, tem a temperatura ideal, sem falar na grande riqueza de anticorpos que vão proteger o bebê de várias doenças.A introdução de outros alimentos vai piorar as cólicas, pois a digestão é mais difícil, requerendo maior trabalho do intestino.

Os chás das vovós são maravilhosos, mas podem provocar mais cólicas, já que o intestino está imaturo, e eles têm efeito calmante mas não curam as cólicas. Só use medicação com prescrição do seu médico!Quando começar um processo de cólicas no bebê, a mãe deve manter a calma, proporcionando um ambiente saudável e calmo. A tensão familiar, o estresse, piora a situação: “Chora a mãe e o filho juntos”, mas as cólicas não vão ceder!

É melhor manter a serenidade, colocar o filho em ambiente confortável, fazer massagens por 2 minutos na barriguinha, de 4 a 5 vezes por dia, colocar fraldas quentes ou bolsas de água quente, verificando a temperatura para não queimar a pele do bebê. Faça exercícios com as perninhas, encolhendo-as e esticando-as!O papai pode ser um excelente ajudante nesses procedimentos porque a temperatura corporal dos homens é mais elevada do que a das mulheres, fator que pode diminuir as cólicas, então coloque o bebê na barriga do pai ou no seu antebraço e peça para ele depois fazer as massagens!

Passe segurança para o seu bebê com muito amor e carinho!Um outro fator que pode influenciar as cólicas no bebê, embora não tem comprovação científica, é a alimentação da mãe. Nesse período da amamentação, ela deve evitar as comidas condimentadas, chocolates, cafeínas, pimentões, sucos muito cítricos, que podem aumentar as cólicas no bebê.Após cada mamada, coloque o bebê para arrotar, dando leves tapinhas nas costas, deitado sobre o seu corpo; se caso ele dormir, deite-o de lado para evitar regurgitação.

Crie um ambiente calmo e tranqüilo para o seu filho. Vale a pena!!!»

Fonte: A Tribuna

Sem comentários: