segunda-feira, 7 de julho de 2008

Famílias com reprodução assistida quase iguais às outras


«Sérgio Duarte *

O primeiro estudo mundial sobre as relações em famílias com filhos nascidos com recurso a reprodução assitida mostram resultados muito semelhantes aos das famílias com filhos naturais. Mas as mães mostram mais tendências hiperprotectoras.

As famílias com filhos nascidos por via de doação de esperma ou de óvulos, ou de mãe de aluguer, apresentam poucas diferenças em termos de funcionamento e equilíbrio psicológico relativamente a famílias em que os filhos foram concebidos naturalmente, de acordo com um estudo britânico, da Universidade de Cambridge.

Os resultados vêm contrariar os que defendiam existirem diferenças profundas entre estes tipos de famílias.

No estudo, divulgado ontem, os investigadores mostraram que as relações familiares são boas e que há mais semelhanças do que diferenças em relação às famílias vulgares.

A equipa de cientistas, liderada por Polly Casey, acompanhou 39 famílias que tinham recorrido à maternidade de substituição, 43 à inseminação com esperma de dador e 46 à doação de óvulos. Estas foram comparadas com 70 em famílias em que as crianças tinham sido concebidas naturalmente.

A avaliação foi feita por meio de questionários aos pais, crianças com sete anos de idade, e professores, e da realização de testes psicológicos.

"Descobrimos que as famílias não mostram diferenças na qualidade global das relações mãe-filho e pai-filho", garantiu Casey.

A avaliação das próprias crianças em termos de auto-estima também não revelou grandes diferenças. Apenas os professores afirmaram existirem "mais problemas emocionais" entre as crianças fruto de reprodução assistida.

O estudo revelou que as mães que usaram esse método mostravam uma "ligeira tendência" para serem mais sensíveis em relação aos problemas dos filhos e para uma maior brandura em termos disciplinares. Quando as crianças completaram sete anos, só 39% dos pais que tinham recorrido à doação de óvulos e 29% dos que tinham recorrido à de esperma, tinham revelado às crianças a natureza da sua concepção. »

Fonte:Jornal de Noticias
Link:http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=965429

Sem comentários: