terça-feira, 15 de julho de 2008

Gordura corporal pode danificar o esperma


«Estudo sugere que os homens obesos têm uma qualidade de esperma considerada "pobre" devido à quantidade de gordura que se concentra nos testículos.

Os investigadores da universidade de Aberdeen, na Escócia, analisaram o esperma de mais de 2 mil homens em casais que estavam com dificuldades em engravidar.

Os homens mais pesados apresentavam uma proporção de esperma "anormal" superior aos restantes, bem como outros problemas, levando os cientistas a acreditarem que perder peso aumenta a fertilidade.

Os participantes foram divididos em quatro grupos, consoante o seu índice de massa corporal (IMC). Os investigadores notaram que os homens que tinham um IMC saudável, entre os 20 e os 25, tinham também níveis superiores de esperma normal, comparativamente aos com IMC superior. Outros factores que podem afectar a fertilidade, segundo os cientistas, são o tabaco, abuso de álcool e a idade.

"Os nossos estudos foram bastante independentes de outros factores que parece sugerir que os homens que tentam engravidar a parceira devem procurar primeiro obter um peso considerado ideal", afirmou Ghiyath Shayeb, líder da investigação.

Os investigadores irão agora analisar o IMC em casais férteis e inférteis, para avaliar se a qualidade do esperma está directamente ligada à infertilidade, bem como a forma como a obesidade pode prejudicar a mesma.

Pedro Santos»
Fonte: Farmacia.com.pt
Link:http://www.farmacia.com.pt/index.php?name=News&file=article&sid=5976

Uma vez que passei por aqui não queria deixar de colocar um post.

Sem comentários: