segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Saiba como se livrar de enjôos matinais, inchaços e câimbras na gravidez


«Chegada de uma criança traz muitas mudanças no corpo da mulher; veja como enfrentar os principais desconfortos com soluções simples

O corpo feminino passa por muitas transformações para acomodar o feto e preparar-se para a hora do parto. Uma revolução tão grande no organismo só poderia causar um mal-estar ou outro.

No entanto, é possível enfrentar este período sem tanto desconforto. Os obstetras Luiz F.P. Leite, do Hospital e Maternidade Santa Joana, e Roberto B. de Faria, ambos de São Paulo, dão dicas de como evitar os problemas.

Enjôos matinais
Evite jejuns prolongados e a exposição à fumaça de cigarro e aromas fortes. Pela manhã, antes de escovar os dentes, mastigue lentamente uma bolacha de água e sal.

Azia
Elimine da dieta alimentos que piorem o problema, como café e refrigerante, e evite deitar logo após as refeições. Só use antiácidos se forem recomendados pelo médico.

Falta de ar
O crescimento do útero pressiona o diafragma, dificultando a respiração. Um travesseiro extra na hora de dormir ajuda a respirar melhor.

Inchaço
Pés e tornozelos são os mais afetados pelo aumento no volume de sangue. Meias elásticas e exercícios leves favorecem a circulação.

Cãibras
Ocorrem principalmente à noite e podem estar ligadas à falta de minerais, como cálcio, potássio e magnésio, ou a pressões musculares. Reforce a ingestão de alimentos como peixes, banana, damasco e castanhas e aposte nos exercícios.

Insônia
Para acomodar melhor a barriga, experimente deitar de lado, com um travesseiro entre as coxas.

Urina solta
Tem a ver com a pressão do útero sobre a bexiga e pode ser amenizada pelo fortalecimento da região. Tente exercícios como o de reter e soltar o xixi aos poucos na hora de urinar.

Dores nas costas
Há tendência de projetar a coluna para trás para compensar a barriga, o que pressiona a região lombar. O alongamento melhora a postura.

Intestino preso
Muitas fibras no cardápio, água e exercícios são a saída para esse desconforto.

*Com informações da CLAUDIA.»

Fonte:Abril
Link:http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/como-se-livrar-enjoos-matinais-inchacos-caimbras-gravidez-405665.shtml

Sem comentários: