quarta-feira, 28 de novembro de 2007

12 mitos e verdades da gestação

«Durante os nove meses, a grávida ouve várias coisas a respeito do seu estado. Mas, não dá para confiar em tudo, não é mesmo? Então, confira aqui o que tem fundamento científico e curta a sua gestação sem neuras

Enquanto o bebê cresce na barriga, a mãe passa por um turbilhão de sentimentos e sensações, que são interpretados pelas pessoas, das mais diversas formas. É um tal de: barriga pontuda é sinal de menina, chupar limão acaba com o enjôo, é a lua quem provoca o parto.......enfim, um papo de comadre, que só deixa a grávida mais ansiosa ainda.

Mas, para te ajudar, nós do iTodas, com a ajuda do Dr. Alberto d´Auria, obstetra e coordenador da maternidade do Hospital São Lui,z desvendamos 12 mitos da gestação, que vão deixar você tranqüila e informada os nove meses.

A gestante ter muita azia significa que o bebê será cabeludo?
Dr. Alberto: A azia é resultado da compressão do estômago e do esôfago pelo útero, causada por um refluxo de ácido clorídrico. Portanto, ela tem relação com maus hábitos, como tomar líquido nas refeições, ficar muito tempo sentada, ingerir açúcares e outros irritantes da mucosa do estômago. Resumindo: a azia nada tem a ver com o crescimento do cabelo do feto.
Dica: Levantar a cabeceira da cama, mesmo com o auxílio de travesseiros, pode ser uma boa solução, assim como não ingerir refrigerantes.

Engordar muito significa que o bebê será grande?
Dr. Alberto: Quem engorda muito, normalmente, tem bebê grande sim. Mas essa questão é bastante delicada. Nossos antepassados acreditavam que a gestante deveria ingerir grande quantidade de carboidrato para que o bebê nascesse forte. O que não é verdade. É importante ficar atenta ao diabetes gestacional e manter uma alimentação balanceada.

Ficar sem comer muito tempo piora o enjôo?
Dr. Alberto: A gestante não deve ficar muito tempo sem comer por dois aspectos: primeiro porque o estômago vazio secreta ácido, o que aumenta o enjôo; e segundo porque a grávida corre o risco de sofrer de hipoglicemia, o que pode prejudicar o bebê e até mesmo levá-la ao diabetes gestacional.

Comer chocolate antes da ultrassonografia ajuda na hora de ver o sexo do bebê?
Dr. Alberto: Não existe qualquer relação de que seja mais fácil para quem come chocolate ver ou não o sexo do bebê durante a ultra-som.

O formato da barriga diz qual o sexo da criança?
Dr. Alberto: Barriga redonda ou pontuda não têm relação alguma com o sexo do bebê. Esse assunto continua desafiando o ser humano.

A diminuição de pêlos na gestante significa que ela terá uma menina?
Dr. Alberto: A redução de pelos, em algumas gestantes, tem relação direta com o metabolismo hormonal da gravidez e não com o sexo da criança.

Comer bolacha água e sal alivia o mal-estar e a salivação?
Dr. Alberto: O sal e a bolacha podem ajudar no mal-estar digestivo, assim como muitos outros alimentos frios, não gordurosos. É importante que a gestante experimente o que lhe faz bem. Todas as sugestões são bem aceitas.

Chupar limão combate o enjôo?
Dr. Alberto: A saliva da grávida pede alimentos ácidos e temperos fortes, por isso o limão é bem visto. Porém, é preciso ter cuidado com o excesso de ácidos, em caso de gastrite e aftas.

Comer chocolate durante a gestação provoca cólicas no bebê?
Dr. Alberto: Chocolate realmente provoca cólicas. Porém, isso ocorre no recém-nascido, e não no feto. Portanto, durante a gestação é liberado. Quem amamenta é que não deve ingerir chocolate, coca-cola e café, alimentos nocivos ao aparelho digestivo dos bebês.

Se os desejos da grávida não forem realizados, a criança pode nascer com algum sinal?
Dr. Alberto: Não há nenhuma relação entre desejos e marcas nos recém-nascidos. Os desejos que ocorrem na gestação são resultado de necessidades no organismo, como a deficiência de algumas vitaminas, cálcio, etc.
Dica: antes de cada refeição, feche os olhos por 30 segundos e senta qual alimento gostaria de comer. Fatalmente, virá à sua mente o alimento certo para aquela ocasião.

A mudança da lua influencia no parto?
Dr. Alberto: A lua influencia nosso planeta a todo instante, como nas marés e correntes oceânicas, por exemplo. A lua cheia está associada à hipertensão, devido ao aumento de líquido que circula pelo corpo. É nela que ocorre o maior número de rotura de bolsas amnióticas e edemas nas gestantes. Já na lua minguante tudo diminui. Nela, existem mais abortos e, nas gestações em fase final, mais facilidade para redução do líquido amniótico. Dica: verifique em qual lua aconteceu a concepção. Ela será a lua do parto e, em todas as passagens dela você sentirá mais desconforto.»

Fonte:I Todas
Link:http://itodas.uol.com.br/portal/mae/gravidez_e_parto/voce__gravida/materia.itd.aspx?cod=1907&canal=425

2 comentários:

Mauro Paz - Blogger disse...

Caro Dr. Alberto o Sr. afirma que a lua tem influencia no parto, e que a sua mudança, que é só o reflexo solar nela e que depende do angulo do observador, faz alteração da pressão sanguinea, e tras influencia na hora do parto. gostaria de saber em qual dado cientíico o Sr. baseou essa afirmação.

Eu meus conhecimentos astronômicos, a lua, em sua orbita está a +ou- 380 mil Km da terra, essa distância varia em 3 centimetros por ano, no qual a lua se afasta paulatinamente da terra, a sua influencia gravitacional afeta a terra sempre na mesma acelaração em qualquer ponto de angulo reto com ela, nem mais nem menos, as fases lunares são dadas pela oposição ao sol em relação terra e vice versa, o mar é afetado pela gravidade da lua, pelo sua densidade e pelo volume que o mar representa, onde por ser um meio moldavél em grande volume, tanto a lua atrai o mar quanto o mar atrai 6 x mais a lua, por isso a formação das mares, a gravidade da terra apesar de não ser tão forte assim, é 6 vezes mais forte que a lua, e no qual a pequenas massas como um elefante por exemplo a gravidade da lua não tem nenhum influencia, qual a influencia que a gravidade da lua teria em relação a um parto, pois, como já dito acima, a gravidade da lua é igual em angulo reto e diminuindo em seus angulos.

Antigamente, antes da inveção do calendario que a gente conhece, os antigos contavam o tempo em luas, mais precisamente em mudanças de luas, existia um calendario baseado na lua, mas não porque ela influencia gravitacionalmente, mas pelo simples fato de sua periodicidade, um grande relógio no ceu, sendo assim tudo era contado pelo passar de fases da lua, inclusive o parto humano, quando se inventou um calendário eficiente para esse fim, muitos antigos mantiveram esse tipo de contagem, e que é levado hoje ainda como um contador, e não como um influenciador do parto.

Gostaria de sua opinião sobre esse assunto, para que as pessoas não fiquem, em sua ignorancia, evitando o prenatal baseado em mitos antigos que hoje é sabido que não é verdade, muitas pessoas se baseiam suas vidas em mitos como esse, e não procuram serviço espicializado.

Mauro Paz - Blogger disse...

http://nautilus.fis.uc.pt/astro/hu/viag/images/imagem20.jpg