quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Gravidez depois de 35 anos exige cuidados, alerta especialista.


«Salvador - O crescimento em 11% no índice de gravidez de mulheres com mais de 35 anos, entre 1996 e 2002, está merecendo um alerta de especialistas para os cuidados ao engravidar nesta idade. "As gestantes com 35 anos ou mais têm maior possibilidade de desenvolver hipertensão, diabetes, baixo peso do recém-nascido e alterações genéticas fetais", disse o obstetra e pesquisador Manoel Sarno.

Apesar dos avanços da medicina, a menopausa mantém-se na mesma altura, limitando a idade fértil das mulheres. Por isso, a fertilidade depois dos 40 é inferior a que existe entre os 25 e os 30 anos. Do ponto de vista biológico, o auge reprodutivo da mulher ocorre entre os 23 e 25 anos. Até dez anos depois é possível engravidar sem grandes prejuízos para a saúde da mãe e do bebê.

"As mulheres que sofrem de aborto de repetição, por exemplo, terão maiores possibilidades de perdas após 40 anos que uma mulher de 25 anos, mesmo com o tratamento adequado", informa o médico que também é pesquisador dessa complicação na gestação. Para o especialista, todas as mulheres, independente da idade, que queiram ter um filho, devem antes ir ao médico.

É possível fazer exames que avaliam os riscos da gravidez, como por exemplo, infecções, problemas com tipagem sanguínea, diabetes, peso excessivo. Desta forma, o casal pode, antes mesmo de engravidar, evitar alguns problemas que poderão surgir no curso de uma gestação.

"Existem algumas pesquisas, inclusive, que reduzem a possibilidade de alteração genética no embrião com uso de algumas vitaminas", informa o pequisador Sarno. Porém, as chances de o bebê nascer com alguma alteração cromossômica, como a Síndrome de Down, aumentam significativamente com o avançar da idade. " O risco de alteração genética, sendo a mais comum a Sindrome de Down, é linear com a idade, ou seja, quem tem 27 anos tem maior chance do que quem tem 26, e assim por diante.

Com 35 anos, a cada 250 gestantes, uma tem um filho com essa Síndrome", disse Sarno . Hoje já existem exames feitos na criança, ainda no útero da mãe, capazes de detectar alterações genéticas. O casal, ao decidir quando engravidar, deve levar em conta essas informações. »

Fonte:Jornal da Midia
Link:http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2007/11/20/Bahia/Gravidez_depois_de_35_anos_exige_.shtml

1 comentário:

Anónimo disse...

tenho36anos nunca engravidei,estou preocupada com a minha idada,quero ter um filho,quais os exames que eu tenho que fazer para saber se esta tudo bem com minha saude.