sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Colo útero: Empresa criou kit de auto-colheita para rastreio

«Uma empresa portuguesa desenvolveu um kit que permite fazer uma auto-colheita para o rastreio do vírus que pode provocar cancro do colo do útero, um aparelho cujos mentores dizem que será acessível a «todas as bolsas».
O projecto, que hoje recebeu em Lisboa o Grande Prémio BES Inovação, pretende ser uma forma para contribuir para aumentar o rastreio ao cancro do colo do útero, tornando-o mais rápido e cómodo.

«Com o nosso kit, qualquer mulher pode em casa fazer uma auto-colheita, obtendo uma amostra escavada de cancro do colo do útero», explicou à agência Lusa Hugo Prazeres, um dos investigadores da Infogene, empresa sedeada em Coimbra.
Como o projecto está a ser submetido a propriedade industrial, o responsável escusou-se a avançar pormenores sobre o modo de funcionamento do kit.

Explicou apenas que qualquer mulher conseguirá fazer a recolha e que a amostra deve depois ser enviada para a Infogene, que avaliará o resultado.
A baixa adesão das mulheres ao rastreio deve-se em parte, no entender dos investigadores, ao facto de os exames ginecológicos poderem ser incómodos e desconfortáveis.

Além de analisar se a colheita foi bem sucedida, a empresa procede à detecção do vírus do papiloma humano (HPV), conseguindo mesmo perceber de que sub-tipo de vírus se trata.
A detecção do sub-tipo de vírus HPV é importante, uma vez que dos mais de 200 conhecidos são dois (o 16 e o 18) os que contribuem para desenvolver cancro do colo do útero.
As mulheres a quem seja detectado um vírus de alto risco oncológico serão logo aconselhadas a realizar uma consulta de ginecologia.

Segundo Rui Nobre, da Infogene, a ideia deste auto-exame é «inovadora a nível mundial» e poderá permitir que o rastreio ao cancro do colo do útero atinja melhores níveis em Portugal, já que de acordo com estudos recentes, mais de metade das mulheres portuguesas nunca fez qualquer rastreio.
Actualmente, o rastreio pode ser feito através de um simples exame ginecológico em qualquer centro de saúde, mas apenas a região Centro tem rastreios organizados de forma eficaz.

Aliás, a Direcção-Geral de Saúde anunciou hoje que será lançado um novo programa de rastreios para abranger todas as mulheres entre os 25 e os 64 anos, que devem fazer um exame de cinco em cinco anos.
A Infogene não avança para já com preços concretos, mas garante que o kit para auto-colheita do HPV «será acessível a todos».
O aparelho será particularmente direccionado para as mulheres com mais de 30 anos e para quem não realize habitualmente o rastreio.

Este projecto recebeu hoje o Grande Prémio BES Inovação, com o valor de 85 mil euros.
Na sua terceira edição, esta foi a primeira vez que os Prémios BES Inovação decidiram atribuir um Grande Prémio, como destacou o presidente da Comissão Executiva do Banco, que sublinhou as características diferenciadas em termos qualitativos do projecto da Infogene.

Como nos anos anteriores, os Prémios BES foram também entregues nas áreas das energias renováveis, fileira florestal, processos industriais, transportes e saúde, totalizando 325 mil euros.
Até agora, as três edições dos prémios contaram com mais de 500 projectos, 157 deles apresentados nesta edição.
Dez universidades portuguesas e um Instituto Politécnico são parceiros do BES nestes prémios de inovação, onde são distinguidos projectos científicos que tenham uma aplicação concreta.

Diário Digital / Lusa»

Fonte:Diário Digital
Link:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=308818

Sem comentários: