quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

USF de Arcos de Valdevez entrou hoje em funcionamento


«A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Arcos de Valdevez, que vai servir perto de 13500 utentes, entrou hoje em funcionamento, com oito médicos e nove enfermeiros, informou hoje a coordenadora da estrutura.

Belmira Reis disse à Lusa que a USF, instalada no edifício do Centro de Saúde de Arcos de Valdevez, vai absorver os cerca de 1200 utentes do concelho que até aqui não tinham médico de família.

«Esta USF vai ficar responsável por mais de 50 por cento da população de Arcos de Valdevez, um concelho que, assim, deixa de ter utentes sem médicos de família», frisou a responsável.

A USF de Arcos de Valdevez funciona de segunda a sexta-feira, entre as 08:00 e as 20:00, e nela estão incluídos os serviços da carteira básica preconizada actualmente e adequada às características da população.

Vigilância, promoção da saúde e prevenção da doença nas diversas fases da vida, desde o recém-nascido ao idoso, saúde da mulher, cuidados em situação de doença aguda, acompanhamento clínico das situações de doença crónica e patologia múltipla e cuidados no domicílio são algumas das valências da USF.

Integrará e colaborará, segundo a responsável, em rede com outros serviços, sectores e níveis de diferenciação, numa perspectiva de «gestor de saúde» do cidadão.

A USF de Arcos de Valdevez propõe ainda, em carteira adicional, a Consulta de Úlcera de Perna - Terapia Compressiva e a Consulta de Hipocoagulação.

Diário Digital / Lusa»

Fonte: Diário Digital
Link:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=311104

Sem comentários: