terça-feira, 5 de maio de 2009

Bebês bilíngües se desenvolvem mais rápido, aponta estudo


«O que se passa na cabeça de um bebê bilíngue, como afeta a maneira de pensar e que benefícios traz? Um estudo publicado no jornal Proceedings of the National Academy of Sciences pode ajudar a responder essas questões.

Mais do que administrar informações sobre dois idiomas, esse aprendizado acelera o desenvolvimento do processo cognitivo. Isso significa conseguir organizar, planejar, priorizar e alternar atenção entre objetos diferentes. A pesquisa foi realizada pela International School for Advanced Studies, em Trieste, na Itália, pelos médicos Agnes Kovacs e Jacques Mehler.

Quarenta crianças com sete meses, ainda ensaiando suas primeiras palavras, foram submetidas a teste para medir sua capacidade em realizar uma tarefa. Metade delas vivia em ambiente monolíngüe e a outra metade vinha de famílias bilíngues.

Os bebês foram expostos a um boneco que aparecia numa tela após o som de palavras sem sentido inventadas pelos próprios pesquisadores. Aí, os sons e a localização dos bonecos eram mudados.

Os bebês monolíngües tiveram dificuldades em perceber as mudanças mesmo quando os pesquisadores davam dicas da nova localização do boneco. Já os bilíngües mudaram o foco de atenção mais facilmente.

Monitorar línguas e mantê-las separadas em locais diferentes do cérebro é parte das funções conhecidas pela ciência. Portanto, o estudo sugere que mesmo antes de uma criança falar, o ambiente bilíngüe pode acelerar o desenvolvimento, pois exigiria o uso de mais áreas do cérebro dos bebês.

Redação Terra»

Fonte:Terra
Link:http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI3727219-EI1497,00-Bebes+bilingues+se+desenvolvem+mais+rapido+aponta+estudo.html

Sem comentários: