quarta-feira, 13 de maio de 2009

Como manter-se bela durante a gestação



"A gravidez é responsável por imensas alterações no organismo da mulher.


A pele, maior órgão do corpo, não poderia ficar de fora. Com o aumento de peso, ela sofre uma ampliação em sua área. E as consequências não vão embora após o nascimento do bebê. São manchas, estrias, flacidez... Os cabelos também sofrem mudanças em suas características.


O médico Valcinir Bedin dá diversas dicas para prevenir estes danos. Confere só:


> Hidratação é fundamental para manter o tônus e a qualidade da pele, e para prevenir as agressões típicas da fase, como as estrias. A aplicação de um hidratante de boa qualidade duas vezes ao dia é essencial.


> O sol é vilão, mas também é mocinho. Ele ajuda a transformar a vitamina D no corpo, então a grávida deve se expôr começo da manhã e no final da tarde. Mais do que isso, o sol só vai prejudicar a pele, causando manchas acastanhadas no rosto, chamadas de cloasma gravídico. Aplique um protetor solar pela manhã e à tarde.


> Os hormônios mudam durante a gravidez e a pele quase sempre melhora. Mantê-la sempre limpa, com os poros desobstruídos, é essencial. Aplicar uma vez por semana um produto levemente abrasivo (scrub ou esfoliante) ajuda a prevenir a acne.


> Durante a gestação, a fase de crescimento dos cabelos se prolonga, e a de queda diminui. Quatro meses após o parto, tudo volta ao normal. Os cabelos que ficaram mais tempo na cabeça caem, dando uma sensação maior de queda, chamada de eflúvio telógeno pós-parto.


> Boa notícia: os fios podem ser tingidos normalmente. No passado, as tinturas eram feitas com metais pesados, como chumbo, o que fazia com que os médicos as proibissem. Hoje isso não ocorre mais. Recomenda-se, porém, cuidado redobrado com reações alérgicas.


> É normal que diminua a oleosidade dos cabelos, já que esta é estimulada pelos hormônios masculinos, quase ausentes nesse período. Caso a oleosidade aumente, é melhor falar com o médico.


> A queda de cabelo na gestante pode ocorrer por falta de nutrientes. O ideal é manter a dieta equilibrada para não deixar faltar nada que o corpo precise.


> Evite produtos que contenham qualquer tipo de ácidos ou que alterem a circulação sanguínea. Os ativos mais indicados são os derivados das vitaminas e sais minerais, bem como os aminoácidos.


> Limpeza de pele a cada três meses, com descamação suave (peelings superficiais) é recomedada. A drenagem linfática deve ser feita de forma manual


> Logo após o parto, os danos como flacidez, estrias ou gordura localizada podem ser combatidos de forma mais intensiva...."



Fonte:Clicrbs

Sem comentários: