quinta-feira, 7 de maio de 2009

Bebês - Truques do tempo da vovó


«Antigamente, os métodos utilizados para cuidar de um bebê eram bem diferentes dos atuais. Se antes as mulheres tinham apenas os truques caseiros para suprir as necessidades dos filhos, hoje os tempos são outros, cheios de novas técnicas e produtos.

Mas mesmo assim, a sabedoria das avós ainda continua funcionando.

“Existem alguns truques bem simples e muito úteis para cuidar dos bebês”, conta a educadora perinatal Silvia Picchi, do espaço Mamãe da Hora, em São Paulo. Ela costuma ensinar dicas infalíveis para alguns dos problemas que mais incomodam o bem-estar dos pequenos. “Enrolar a criança como um charutinho, em um cueiro, é muito bom para acalmá-la”, diz. Segundo Silvia, essa técnica proporciona para os bebês a sensação que tinham quando estavam no útero.

Outro jeito de acalmar a criança é sussurrar no ouvido. “O barulho é similar ao som do sangue correndo nas veias da mãe. Se fizer esse truque, ele será o bebê mais feliz do mundo”, ressalta Silvia.

Um dos problemas mais comuns que costuma atormentar os pequeninos é a cólica. Para esse mal, Silvia tem a solução. “Um truque que sempre ajuda é massagear a barriguinha da criança”, ensina. Colocar uma bolsa térmica, específica para bebês, também alivia a dor.

Na opinião de Silvia, hoje existe um consenso entre as técnicas que vem do tempo da vovó e as orientações dos pediatras. “Ambas visam o bem-estar do bebê”, afirma. Mas a época da vovó também carrega alguns mitos que devem ser abolidos, como substituir o leite materno por leite de lata. “Em outras épocas, as mulheres acreditavam que o de lata era mais nutritivo que o materno e não amamentavam os filhos”, conta.

Outra mania muito comum das avós é ter um chá para cada tipo de enfermidade dos netos. “Até os seis meses, as crianças devem ser amamentadas exclusivamente com leite-materno”, ressalta Silvia. Colocar açúcar na chupeta também é uma popular técnica de tempos anteriores - e que deve desaparecer. “Deixar a chupeta açucarada, além de prejudicar os futuros dentes, atrapalha a amamentação”, declara.

Alguns truques da vovó se perpetuaram e auxiliam as mães até hoje. Outros, não têm mais tanta utilidade. No meio disso, o principal truque que deve ser passado de mãe para filha é o de zelar pelo bem estar da próxima geração.

Por Cínthya Dávila (MBPress)»

Fonte:Vila Mulher
Link:http://vilamulher.terra.com.br/mae-filhos-familia/materia/bebes/96-bebes--truques-do-tempo-da-vovo.html

Sem comentários: