sexta-feira, 8 de maio de 2009

"Quero Ser Mãe" celebra as 300 mil portuguesas que sofrem de infertilidade


« Por Ana Maria Henriques

Para celebrar o Dia da Mãe, a Associação Portuguesa de Fertilidade lança projecto online "Quero Ser Mãe", dirigido às mulheres portuguesas que ainda não têm filhos.

No Dia da Mãe, a Associação Portuguesa de Fertilidade (APF) aposta no lançamento do "Quero Ser Mãe", um projecto voltado para as mulheres portuguesas que não são mães por ainda não terem conseguido engravidar.

O projecto, que assume a forma de uma página web, pretende dar voz às cerca de 300 mil mulheres portuguesas que sofrem de infertilidade. Nesta que pretende ser "a maior sondagem online dirigida a futuras mães", a pergunta na qual a APF aposta para aferir o estado da infertilidade em Portugal é: "O que dirá ao seu filho quando o vir pela primeira vez?".

A vice-presidente da APF, Filomena Gonçalves, destaca o papel da associação na "sensibilização da população em geral para os problemas da fertilidade", bem como no diagnóstico. O objectivo passa por querer "saber um pouco o percurso dos doentes e das pessoas que respondem a este questionário", para que a APF possa "actuar sobre a problemática", conta ao JPN.

"Nós sabemos que, muitas vezes, o diagnóstico é tardio, e é importante que estes doentes sejam seguidos de uma forma mais célere", para que consigam ser mães e pais, realça Filomena Gonçalves. Em Portugal, a infertilidade atinge entre a 15 a 20% da população em idade reprodutiva, o que corresponde a cerca de 290 mil casais.
"Quero Ser Pai" excedeu as expectativas

A 19 de Março, a APF lançou o site "Quero Ser Pai", dirigido aos homens portugueses que também sofrem de problemas de infertilidade. Filomena Gonçalves confessa que as "expectativas relativamente às visitas do site foram excedidas", já que o número de visitas ao site foi "bom", com "cerca de 1200 questionários completamente preenchidos".

Ao JPN, a vice-presidente da associação adiantou que existe "uma acção especial preparada para o Dia da Criança", bem como uma "caminhada e um mega encontro de doentes no Porto", a acontecer a 12 de Junho, no Dia da Fertilidade. O propósito destas acções de sensibilização e informação é "alertar para os problemas de fertilidade".»

Fonte:JPN
Link:http://jpn.icicom.up.pt/2009/05/03/quero_ser_mae_celebra_as_300_mil_portuguesas_que_sofrem_de_infertilidade_.html

Sem comentários: