quarta-feira, 6 de maio de 2009

Entenda a importância do cálcio para a gestante


«Aretha Yarak

Imagine você grávida pela primeira vez. No minuto seguinte ao anúncio em família, chovem parentes com palpites e conselhos - além daqueles tradicionais mitos. Entre a enxurrada de dicas de avós e tias, sobra sempre para a máxima: a mulher tem de comer por dois (ou três, em casos de gêmeos), e muito. Sem passar vontades. E lá vai você comprar um balde de suplementos alimentares, ricos em vitaminas e sais minerais. Dentro desse amonte de substâncias que seu médico pode vir a indicar, um vem se destacando e ganhando até audiência no Ministério Público Federal: o cálcio.

Apesar de não ser a prioridade no receituário (lugar ocupado pelo ferro), o cálcio é importante tanto para a formação do feto, como para a saúde da gestante."O ambiente hormonal da gravidez aumenta a perda de cálcio pela urina", comenta Paulo Bianchi, obstetra colaborador do Centro de Reprodução Governador Mario Covas do Hospital das Clínicas da USP.

É necessário, então, combinar uma alimentação rica em derivados do leite e até mesmo de vegetais com folhas verde escuras, como o brócolis e espinafre. "Mas deixe sempre para ingerir iogurtes e queijos no café da manhã e no lanche da tarde, e não nas grandes refeições", orienta Marisa Chiconelli Bailer, nutricionista do Hospital Santa Catarina.

É que, ao contrário, o cálcio entra em combate com o ferro (provindo das carnes, principalmente) no funil de quem é absorvido e de quem será excretado pelo corpo. Vitorioso, ele manda pela urina uma quantidade enorme de ferro - um dos minerais mais importantes na gestação. "Na gravidez, há o aumento do volume de sangue da mulher em 50%, a produção de sangue para o bebê e a medula óssea. Por isso, o ferro é extremamente importante e deve ser suplementado", explica Bianchi.

Segundo o médico, uma alimentação equilibrada, que contenha até três porções de derivados do leite por dia (ou 300mg/dia) podem suprir as necessidades de cálcio da gestante. Assim, para manter os níveis do mineral balanceados, basta que se tome três copos de leite ao dia - que podem ser substituidos por iogurtes, queijos e até mesmo por três colheres de sopa de requeijão. "Os vegetais de folha verde escura também contêm cálcio, mas, por serem de origem vegetal, têm uma absorção diferente e mais demorada. O ideal é que se priorize mesmo os derivados do leite", alerta Marisa.

Vale ainda a dica: alguns alimentos ajudam na absorção do cálcio e, quando consumidos juntos, podem dar uma ajudinha ao seu organismo. "A vitamina C e D ajudam na fixação do mineral, e elas podem ser encontradas em frutas como laranja, limão, acerola e jaca", explica a ginecologista Albertina Duarte Takiuti.

De acordo com a médica, uma vida sedentária e o estresse, associados ao abuso do fumo, do chocolate, do café e dos carboidratos podem ir de encontro a uma boa absorção do cálcio. O importante, portanto, é levar uma vida regrada e uma alimentação saudável.

A ausência do cálcio
Importante na transmissão dos impulsos nervosos, o cálcio é ainda fundamental na formação óssea e na contração muscular do feto. Portanto, a ausência do mineral, que se torna mais severa em casos de doenças na tireóide da mulher, deve ser suplementada para que não haja problemas na formação do embrião.

Mas não é somente no período da gravidez que a preocupação com o cálcio deve ser priorizada. Durante a amamentação, esse mineral entra na formação do leite materno, e é repassado como uma suplementação pós-nascimento ao bebê.

Já para a mulher, uma dieta pobre em cálcio pode trazer problemas posteriores ao nascimento do bebê, e a longo prazo. "Sem a ingestão adequada de cálcio durante, e fora, da gravidez, a mulher abre as portas para ter problemas de osteoporose", explica o obstetra Paulo Bianchi.

Casos de aumento da pressão arterial e de parto prematuro são normalmente associados à falta do mineral no organismo da futura mamãe. Mas, segundo Bianchi, esses problemas acontecem apenas em casos de doenças que têm como pano de fundo problemas na tireóide. Nesses casos, a mulher pode sentir tontura, náusea, fraqueza muscular e cansaço.

Redação Terra»

Fonte: Terra
Link:http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI3738969-EI1497,00-Entenda+a+importancia+do+calcio+para+a+gestante.html

Sem comentários: