quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Miomas uterinos podem causar a infertilidade feminina?


«São Paulo, 23 (AE) - Aproximadamente 80% das mulheres irão conviver com os miomas, mas a maioria delas sequer desconfiará do problema por absoluta falta de sintomas. Essas estruturas, na maioria das vezes milimétricas, são tumores benignos que se instalam ao redor do útero - raramente no interior do órgão, uma vez que precisam de músculo para crescer. Quando dão sinais - alteração do volume menstrual com maior sangramento e dor pélvica - na porção inferior do abdômen - e aumento do volume da barriga, isso ocorre em 45% das mulheres na fase reprodutiva, às vezes, em idades limítrofes para gerar filhos.

O adiamento da gravidez para a faixa etária dos 40 anos, uma realidade que bate à porta das clínicas ginecológicas nas últimas décadas, também coincide com o período mais freqüente de aparecimento desses sintomas e, portanto, de descoberta de um ou mais miomas. Os miomas não são tumores pré-cancerígenos. O câncer de útero apresenta características semelhantes ao mioma, mas aparece em menos de 1% das mulheres. É incorreto dizer que todo mioma pode evoluir para um câncer.

O tratamento do mioma é determinado pelo médico de acordo com os achados diagnósticos, entre eles o tamanho do mioma, a quantidade, a sua localização no útero, a idade da paciente, os seus planos em relação à maternidade, dentre outros aspectos. Mas o objetivo deve ser sempre a busca pela intervenção menos invasiva e com menos efeitos colaterais. A prioridade deve ser sempre pela preservação da cavidade uterina, até porque as mulheres estão gerando filhos cada vez mais tarde.

Não é verdade que a presença de miomas obrigue necessariamente a retirada do útero. Há técnicas que asseguram bons resultados no tratamento dos miomas com o mínimo de invasão e agressividade. Mas, dependendo do caso, se houver necessidade de remoção do útero, terá que ser uma decisão compartilhada entre o médico e sua paciente. Independentemente da remoção ou não do órgão, os miomas podem ser uma das causas de infertilidade, por dificultarem a fixação do embrião no interior do útero. Isoladamente, o mioma causa infertilidade em 5% dos casos. Mas esse índice pode chegar a 15% quando associado a fatores tubários - como lesões ou obstruções das tubas (trompas de Falópio) - e à endometriose.

* Prof °Dr. Joji Ueno, ginecologista, especialista em Reprodução Humana da Clínica Gera, em São Paulo - www.clinicagera.com.br »

Fonte:Noticias Yahoo
Link:http://br.noticias.yahoo.com/s/23102008/25/entretenimento-miomas-uterinos-causar-infertilidade-feminina.html

3 comentários:

Anónimo disse...

bom dia,tenho 39 anos, tenho mioma hipoecóico localizado an regiãofúndica medindo 3.9.2.8cm3 e tenho cisto no ovario direito. depois de ummano que fiz esse exame descubro que tou gravida de 2 meses, eu tou com muito medo. me oriente sobre essa situação que me encontro. obrigada...

Anónimo disse...

Boa noite.Tenho 46 anos e tenho utero miomatoso, mas uma enorme vontade de engravidar pela 2ªvez, pois tenho uma filha de 16 anos.Estou em tratamento e a médica me receitou um medicamento chamado Gestinol, sem interrupçao, para nao menstruar durante 6 meses.Terei chances de engravidar com esse tratamento?É o que mais queremos no momento .Eu e meu namorado, pois temos uma vida estável e estabilizada.Mas nao temos condições de bancar uma fertilização assistida.Por favor, me ajudem.

Anónimo disse...

Sou um jovem e minha esposa com 30 anos tem problemas de miomas ,antes de termos felicidada de um bebe, mas com essa idade e doenca sera possivel nascer? Ajudem me poa favor!