terça-feira, 14 de outubro de 2008

Vacina contra o cancro do colo útero disponível no fim do mês


«A vacinação gratuita de adolescentes contra o papiloma vírus humano vai iniciar-se apenas no fim do mês. A calendarização foi revelada hoje ao Expresso pelo director-geral da Saúde, Francisco George.
Vera Lúcia Arreigoso

A administração gratuita da vacina contra o papiloma vírus humano - agente do cancro do colo do útero - só será iniciada no fim do mês. A previsão foi revelada hoje ao Expresso pelo próprio director-geral da Saúde, Francisco George, que no próximo dia 15 vai reunir-se com todos os coordenadores regionais para ultimar a estratégia de dispensa da mais recente vacina do Plano Nacional de Vacinação.

"Os centros de saúde vão decidir qual é a melhor estratégia, utilizando também os serviços de saúde escolar. Onde existir menor cobertura poderão ser enviados postais às jovens adolescentes, aliás, como já está previsto no Plano Nacional de Vacinação", explicou o responsável. Segundo Francisco George, "a abordagem será mista, mas a administração da vacina terá de ser no centro de saúde".

Ainda este ano, está prevista a vacinação das raparigas nascidas em 1995 e no próximo ano das jovens que nasceram em 1996. Em 2010 será a vez das adolescentes com data de nascimento em 1997, mas haverá um extra: entre 2009 e 2011 deverão ser vacinadas as jovens então com 17 anos.

A vacina escolhida é produzida pela Sanofi Pasteur e garante protecção para outras doenças genitais, como condilomas e verrugas. O processo de selecção foi conturbado e a confirmação oficial do concorrente vencedor só deverá acontecer no início do próxima semana, quando estará terminado o prazo legal de contestação, entretanto, prolongado até à próxima sexta-feira "por razões processuais e administrativas", disse ao Expresso fonte da Administração Central do Sistema de Saúde, que liderou o concurso.»

Fonte:Expresso
Link:http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/418570

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas é so para quem tem 25 anos não?