terça-feira, 13 de janeiro de 2009

As temidas estrias


«wiki repórter
barbara.franzin
São Paulo-SP

As estrias não escolhem classe social, idade, cor da pele, muito menos quando vão aparecer. Qualquer um pode ser vítima deste tão desagradável problema, até os homens! Mas afinal, o que são as estrias? Como evitá-las? Quais os tratamentos para eliminá-las?


As estrias nada mais são do que o rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade. No início, as lesões são avermelhadas ou róseas evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada, com pele de aspecto deprimido. Em pessoas de pele morena as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia. A pele na área afetada tem consistência frouxa.

Na maioria dos casos, elas aparecem durante a puberdade em decorrência do crescimento acelerado nesta fase da vida e também nas coxas, nádegas e no abdômen de cerca de 90% das mulheres durante a gravidez. E se você acha que elas só surgem em nós mulheres, está enganada! Em muitos casos elas são comuns nas mamas e dorso dos homens também, porém são mais freqüentes no sexo feminino, sendo uma das principais queixas de estética entre as mulheres.

Como evitar

O surgimento das estrias depende de uma tendência pessoal. Algumas pessoas as desenvolvem mesmo com pouca distensão da pele e outras não desenvolvem estrias nem na gravidez, quando a distensão da pele é muito grande.

Para que evite este mal tão indesejável por nós mulheres, recomendamos a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias. As pessoas que sofrem deste mal não podem deixar de ingerir pelo menos 8 copos grandes de água por dia (2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente.

Para as meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir as estrias nas nádegas, coxas e mamas. Nos rapazes, a fase do "estirão" pode causar estrias horizontais no dorso do tronco.

Tratamentos para combater as estrias

As estrias são lesões irreversíveis e, portanto, não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. Os tratamentos visam melhorar o aspecto das lesões, estimulando a formação de tecido colágeno subjacente e tornando-as mais semelhantes à pele ao redor. Para isso várias técnicas podem ser empregadas, entre elas:

- Tratamento com ácidos: alguns tipos de ácidos, especialmente o ácido retinóico, estimulam a formação de tecido colágeno, melhorando o aspecto das estrias. Pode haver descamação e vermelhidão e a concentração ideal para cada caso deve ser definida pelo dermatologista, de acordo com o tipo de pele. Deve ser evitada a exposição solar.

- Peelings: os peelings têm a mesma ação dos ácidos, no entanto, de uma forma mais acelerada e intensa, geralmente levando a um melhor resultado. Também deve ser evitada a exposição solar.

- Subcisão: esta técnica consiste na introdução de uma agulha grossa, com ponta cortante, ao longo e por baixo da estria, com movimentos de ida e volta. O trauma causado leva à formação de tecido colágeno no local, que preenche a área onde o tecido estava degenerado. Provoca equimose (mancha roxa), que faz parte do tratamento, pois a reorganização do sangue também dá origem à formação de colágeno.

- Dermoabrasão: o lixamento das estrias provoca reação semelhante à dos peelings, com formação de colágeno, mas com a vantagem de regularizar a superfície da pele, que ganha mais uniformidade, ficando mais semelhante à pele ao redor.

- Intradermoterapia: consiste na injeção ao longo e sob as estrias de substâncias que provocam uma reação do organismo estimulando também a formação de colágeno nas áreas onde as fibras se degeneraram. Além disso, a própria passagem da agulha provoca uma discreta subcisão.

- Laser: a aplicação do laser provoca o fechamento dos pequenos vasos nas estrias avermelhadas e promove a formação de novo colágeno, com diminuição do tamanho das estrias recentes ou antigas.

Estes são procedimentos médicos e apenas os médicos devem realizá-los, indicando o que for melhor de acordo com cada caso. Os melhores resultados costumam aparecer com a associação de mais de um método.

Drª Gisele Cario - Spazio di Medicina Estética»

Fonte:Brasilwiki
Link:http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=8328

Sem comentários: