segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Saiba como identificar a causa do choro do seu bebê


«Chorar é a forma que todo bebê encontra para comunicar suas necessidades. Dor, cólicas, agitação, fralda suja, assaduras, cansaço, fome, carência são uns dos motivos de choro de ordem física. “Porém, se o motivo do choro não for dessa natureza, é preciso levar ao conhecimento do pediatra”, esclarece Simone Rocco, enfermeira obstetriz com 16 anos de experiência na área.

De acordo com a profissional, o mais importante quando o bebê chora é atendê-lo sem ansiedade, prevendo possíveis motivos para o choro. A referência para descobrir do que o bebezinho necessita é avaliar o tipo de choro: se é escandaloso, agudo, prolongado, irritado entre outros. “O instinto de um bom cuidador, de uma mãe ou de um pai, é de sempre atender ao choro do bebê, e não há nada de errado nisso”, afirma Simone. “Para parar de chorar o bebê precisa ser prontamente atendido e saber que pode, sempre, confiar nos seus pais ou nos seus cuidadores”, complementa a enfermeira que é especialista em cuidados com gestantes, recém-nascidos e amamentação e ministra cursos para “casais grávidos” e cuidadores de criança.

Existem algumas interpretações para o choro que podem ajudar os pais ou seus cuidadores a entender o que o bebê está tentando expressar, explica Simone Rocco. Conheça algumas delas:

- Cólicas: choro agudo e prolongado. O bebê enruga a testa, cerra os olhos e fica com o abdômen distendido.

- Desconforto: choro irritado e seguido de movimentos corporais.

- Manha ou birra: choro irritado e escândalos.

- Sensibilidade: choro manhoso que cessa quando o pega no colo.

- Medo e susto: choro acompanhado de pequenos saltos, olhos arregalados.

- Dor: choro alto e incontrolável.

Simone explica que é primordial buscar pelo equilíbrio na maneira de educar um bebê. “Quanto mais preparados forem os futuros papais e os cuidadores de bebês, mais felizes e saudáveis serão as crianças, por isso a importância de uma criteriosa escolha de quem cuidará do bebê quando a licença maternidade acabar”, ressalta.

Cuidador profissional

Muitas vezes devido a constante observação e cuidados, como acordar à noite e se preocupar com tudo que diz respeito ao bebê, os pais ficam exaustos e isso pode impedi-los de discernir entre o certo e errado com relação ao choro do seu filho.
O cuidador capacitado pode alcançar mais facilmente o sucesso em acalmar e entender as necessidades da criança, pois é treinado e orientado para essa tarefa. “O bom cuidador está preparado técnica e emocionalmente para o trabalho e, principalmente, está certo que após cumprir sua carga horária usufruirá de momentos de folga e reabastecimento de suas energias”, explica Simone,(...)»

Fonte:Panashop
Link:http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=saude&id=20577

Sem comentários: