terça-feira, 30 de junho de 2009

1901 grávidas na Barrigas de Amor


"A terceira edição da Barrigas de Amor, realizada durante o dia de ontem no Parque dos Poetas, em Oeiras, registou a participação de 1901 grávidas e cerca de nove mil visitantes, um número que, apesar de superar os visitantes da primeira edição, ficou aquém das expectativas para este ano.

"Nesta edição esperávamos mais pessoas. Mas choveu muito de manhã. É evidente que o tempo não tem ajudado", referiu Carlos Noivo, membro da organização daquela que é considerada a maior concentração de grávidas do País.

A ‘Barrigas de Amor’ deste ano ofereceu aos visitantes vários espaços dedicados à saúde, à puericultura, assim como ginástica, serviços e palestras inteiramente dedicados às grávidas, pais e bebés.

Tendo em conta que o decréscimo da taxa de natalidade em Portugal é um dado adquirido nos últimos vinte anos, a organização desta iniciativa pretende formalizar o dia 9 de Setembro como o Dia Nacional da Maternidade. "Nesse dia vamos finalizar o processo de petição, que conta com mais de quatro mil assinaturas, entregando-a na Assembleia da República, para que seja instituído o Dia Nacional da Maternidade", anunciou Carlos Noivo.

Para além disso, será desenvolvido o primeiro guia com informação exaustiva sobre a maternidade e a paternidade, com especial destaque para os direitos da grávida. A primeira tiragem será de meio milhão de exemplares e será distribuída em instituições de saúde, delegações da Segurança Social e nos transportes públicos.

Ana Sofia, de 29 anos, espera o seu primeiro filho e viu nesta iniciativa uma oportunidade para se preparar para o momento do nascimento do bebé. "Saímos de uma tenda sobre técnicas de relaxamento durante o trabalho de parto. É pena ser só um dia. É muita informação, queremos estar em todas as tendinhas, mas estou a adorar", disse a futura mãe, que reside em Mem Martins, Sintra.

TESTEMUNHOS

"PENSAVA QUE HAVIA MAIS TENDAS" (Marta Patrícia, 26 anos)

É a primeira vez que venho a esta iniciativa. Pensava que havia mais coisas, mais tendas, mas é engraçado. Um das coisas que não tinha grande conhecimento era a musicoterapia, a importância da música na relação com o bebé antes e depois do seu nascimento.

"VOU SABER MAIS SOBRE O CORDÃO UMBILICAL" (Helena Silva, 40 anos)

Estou a gostar imenso porque tem a ver com o momento que estou a passar. Apesar de ser mãe pela segunda vez, tudo é novidade para mim. Nenhuma gravidez é igual, estamos sempre a aprender. Hoje vou tentar saber mais sobre o cordão umbilical porque tenho um conhecimento vago.

APONTAMENTOS

GRÁVIDAS

Em 2007 participaram 1307 grávidas e mais de quatro mil visitantes. Por sua vez, a 2.ª edição, em 2008, contou com a presença de 1934 grávidas e mais de dez mil pessoas.

ASSOCIAÇÕES

Várias associações estiveram representadas, tais como a Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas, a Ajuda de Berço e a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

ESPAÇOS

Entre os vários espaços criados para a iniciativa destacou-se o espaço ‘Em Forma’, onde as mães puderam fazer ginástica para a recuperação pós-parto.

Joana Nogueira"

Fonte: Correio da Manhâ
Link:http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=D86FDDF4-F07A-420E-A732-D047CBA5EE2D&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010

Sem comentários: