quarta-feira, 3 de junho de 2009

Gravidez exige cuidados especiais para rosto e corpo


«São Paulo, 28 (AE) - Durante a gravidez, as mulheres devem ter cuidado com a beleza. A hidratação é fundamental para prevenir estrias e o filtro solar tem de ser usado sempre para evitar manchas. De olho nelas, empresas de cosméticos desenvolveram linhas específicas, que têm aromas mais suaves - o olfato da grávida é seis vezes mais sensível que o de outras mulheres - e fórmulas seguras.


As estrias são as mais temidas. "Se a pele não estiver hidratada, as fibras elásticas arrebentam. A cicatriz pode melhorar, mas não desaparece", diz a dermatologista Silmara Cestari, que recomenda usar hidratante duas vezes ao dia - uma delas após o banho. Nas pernas, o creme deve ser passado em sentido ascendente. Na barriga, de forma circular, em sentido horário.


As alterações hormonais da gestação levam ao aparecimento de manchas, que são acentuadas pelo sol. Por isso é importante usar filtro solar. "Só se deve tratar as manchas após parar de amamentar. Todos os produtos usados para clarear a pele são contraindicados", alerta o dermatologista Cesar Cuono, de São Paulo.


E pintar ou alisar o cabelo, pode? "Pode, porém é preciso evitar produtos que contenham amônia e formol, que podem ser absorvidos, mesmo em pequena quantidade, e circular pelo sangue por meio do cordão umbilical, o que é nocivo para o desenvolvimento do bebê", diz Cuono.


O parto não é sinônimo de liberdade para usar todo e qualquer cosmético. "Enquanto estiver amamentando, é melhor usar linhas para gestantes", aconselha Silmara. »

Fonte:Abril
Link:http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/gravidez-exige-cuidados-especiais-rosto-corpo-401882.shtml

Sem comentários: