terça-feira, 16 de junho de 2009

Risco de diabete gestacional é maior em grávida que ronca


«Se você anda acordando o seu marido no meio da noite com ruídos fora do comum, saiba que incomodar o parceiro não é o único problema dessa história. Um novo estudo da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, constatou que mulheres que roncam três ou mais vezes por semana têm 14,3% de risco de desenvolver a diabete gestacional. Entre as que não emitem a barulheira, a porcentagem cai para 3,3%.

O sinal pode indicar a baixa oxigenação durante o sono, capaz de desencadear uma série de eventos no organismo. “O sistema nervoso simpático é acionado e a pressão arterial sobe. Isso provoca inflamações e mudanças metabólicas, aumentando o risco de diabete ou baixa tolerância ao açúcar”, explica a ginecologista e obstetra Francesca Facco, autora da pesquisa que acaba de ser apresentada durante o 23º Encontro Anual da Associated Professional Sleep Societies, nos Estados Unidos. Esse sistema não mais é do que uma cadeia de gânglios situados perto da medula, que, numa situação de estresse, mandam o organismo liberar adrenalina, substância que estreita os vasos sanguíneos.

Outra conclusão do estudo é que, conforme a gestação evolui, a propensão ao ronco aumenta. No começo da gravidez, 11% das entrevistadas relataram a perturbação, enquanto no terceiro trimestre o número subiu para 16,5%. “As prováveis causas do transtorno são o ganho de peso e a retenção de líquidos, responsáveis pela maior resistência nas vias aéreas”, diz Francesca.

por bebe.abril.uol.com.br »

Fonte:Alagoas em tempo real
Link:http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=saude&cod=3166

Sem comentários: