sexta-feira, 19 de junho de 2009

Os benefícios da acupuntura na gravidez


«A prática é eficaz no tratamento de alguns desconfortos durante a gestação, como azia e enjoos. Mas há cuidados específicos para as grávidas

Ana Paula Pontes

A acupuntura é usada, cada dia mais, como medicina complementar. E as grávidas também podem, sim, se beneficiar dessa prática. Um estudo brasileiro comprovou que a aplicação das agulhas pode amenizar a azia, um desconforto comum a muitas gestantes.

Durante oito semanas, pesquisadores da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP) analisaram 36 grávidas entre a 15a e 30a semana de gestação. O resultado mostrou que o grupo escolhido para fazer a acupuntura reduziu em 75% a intensidade da azia, contra 44% das mulheres que fizeram tratamento convencional para o problema. Outros benefícios foram a melhora da qualidade do sono e a diminuição do uso de antiácidos.

“No primeiro trimestre, a indicação é para enjoos, vômitos e dores de cabeça. No fim da gestação, para as dores lombares”, diz Soubhi Kahhale, ginecologista e obstetra do Hospital São Luiz. Outro auxílio da terapia são para a redução de inchaços e ansiedade, comuns da mãe principalmente quando a hora do parto está chegando. Além disso, a acupuntura melhora a circulação e relaxa a musculatura.

Segundo Hildebrando Sabato, clínico geral, acupunturista e presidente da Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura, a tradicional terapia chinesa é indicada durante os nove meses de gestação. “É uma terapia que não afeta o bebê, mas há pontos proibidos, que podem provocar contração uterina e antecipar o parto”, diz. A eletroacupuntura, em que são usados aparelhos elétricos para potencializar o efeito do procedimento, também está vetada na gravidez.

Acupuntura no parto

Alguns profissionais utilizam a acupuntura até para posicionar o bebê para o parto, quando ele está “sentado na barriga” da mãe. Durante o nascimento, a técnica não substitui a anestesia, mas sua aplicação pode diminuir a quantidade de analgésico que a gestante necessita para não sentir dor. Na hora de escolher o profissional, verifique se ele está credenciado na Associação Brasileira de Acupuntura.


O que é a acupuntura

Essa prática da medicina tradicional chinesa é o estímulo de pontos -- por meio de finas agulhas -- ligados ao sistema nervoso, que provocam reações no organismo, como bloqueio de dor, relaxamento da musculatura, estímulo de funções imunológicas, entre outras.

O objetivo da acupuntura é restabelecer a normalidade do fluxo de energia do organismo, para que ele possa continuar seu trabalho de curar a si mesmo ou prevenir doenças.

Cuidados necessários

Como é um método que transpassa a pele, para evitar a transmissão de doenças, o ideal é que as agulhas sejam descartáveis ou individuais. No primeiro caso, elas são jogadas no lixo após a sua aplicação. No outro, cada paciente tem o seu próprio jogo de agulhas, mas que também devem ser submetidas à esterilização.

Fontes: Roxana Knobel, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, obstetra, especializada em acupuntura; Hildebrando Sabato, clínico geral, acupunturista e presidente da Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura; Soubhi Kahhale, ginecologista e obstetra do Hospital São Luiz »

Fonte:Revista Crescer
Link:http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI10291-10567,00-OS+BENEFICIOS+DA+ACUPUNTURA+NA+GRAVIDEZ.html

Sem comentários: