terça-feira, 16 de junho de 2009

Estudo detalha o significado de cada expressão dos bebês


«Um trabalho feito por pesquisadores espanhóis ajuda os pais a interpretarem as expressões e tipos de choros dos bebês; susto, medo e raiva são alguns deles

Felipe ainda nem completou um mês de vida e por isso mal teve tempo de colocar o conhecimento da mãe, Daiane Bordin, à prova acerca dos seus gestos e expressões. Daiane, que é mãe de primeira viagem, assume que ainda não sabe traduzir tudo o que o pequeno Felipe tenta transmitir por meio das expressões faciais. “Quando ele está com dor é fácil identificar porque ele chora bastante”, diz Daiane.

Para tornar mais fácil a vida das novas mães, uma equipe de pesquisadores da Espanha desenvolveu um guia das expressões faciais do bebê, com base em um estudo científico sobre a comunicação gestual e fonética dos bebês. Os estudiosos conseguiram interpretar gestos básicos que indicam as emoções das crianças de até 1 ano e 6 meses de vida .

Os professores Francisco Martínez Sánchez, da Universidade de Murcia (UM), e Mariano Chóliz Montañes, da Universidade de Valência (UV), observaram 45 crianças, com idade entre três e 18 meses.

Os pesquisadores registraram as reações de bebês levados a postos de saúde para serem vacinados. Em alguns casos, os professores assustavam ou provocavam risos nas crianças para captar suas expressões.


Câmeras

O projeto começou em 2007. Foram instaladas câmeras em creches e postos de saúde de Madri. A partir das imagens, foi possível apontar um padrão de expressão facial nas seguintes emoções: dor, alegria, raiva, medo, tristeza, surpresa e nojo.

Os pesquisadores conseguiram distinguir, ainda, o tipo de choro para três emoções: medo, raiva e dor. A justificativa dos pesquisadores é que o trabalho poderá possibilitar que médicos, pais e professores saibam o motivo do choro das crianças. “É possível detectar doenças e alterações psicológicas e físicas no bebê”, afirmam os responsáveis pela pesquisa.

Mães em dúvida

O pediatra Kemel Jorge Chammas, que atua há 40 anos em Maringá, considera válida a pesquisa. Segundo ele, não são raras as vezes em mães aparecem no consultório motivadas por mudanças nas expressões dos bebês.

“Às vezes, a mãe chega no consultório e fala: ‘Meu filho está com uma expressão diferente’”, diz o pediatra. “Por isso também acho importante que a mãe procure levar a criança sempre em um mesmo pediatra, porque ele também vai perceber se as expressões do bebê estão diferente do normal”, recomenda Chammas.»

Fonte:O Diário
Link:http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/219233

Sem comentários: