sexta-feira, 19 de junho de 2009

Os mitos da gestação


«Especialista da Paraná Clínicas desvenda os mistérios da gravidez


Durante a gravidez, as futuras mães são “bombardeadas” por mitos e superstições, originárias de várias partes do mundo, sem nenhum fundamento científico e que na maioria dos casos não passam de tradição popular.

Para diminuir a preocupação das mulheres, a obstetra da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, Mery Lubna, desvendou seis mitos da gravidez.

1 - Grávidas sentem mais calor.

VERDADE - As gestantes sentem mais calor por conta do aumento do metabolismo¹. Com a chegada dos dias quentes de verão, a grávida também transpira mais, facilitando a perda líquidos e sais minerais.

2 - Comer chocolate durante a gestação provoca cólicas no feto.

MITO – O consumo de grandes quantidades de chocolate provoca cólicas em recém nascidos e não no feto. Portanto, as mulheres grávidas podem comer chocolate, desde que com moderação, devido ao grande valor calórico deste alimento.

3 – As grávidas precisam comer por dois.

MITO - A alimentação da mulher durante a gravidez tem inúmeras finalidades, entre elas manter a gestante saudável, contribuir para a formação adequada do feto e armazenar nutrientes para a fase da amamentação. Sendo assim, a alimentação da gestante deverá ter mais qualidade do que quantidade: um pequeno aumento calórico e uma boa modificação nos nutrientes garantirão o equilíbrio nutricional ideal.

4 – Ficar sem comer aumenta o enjôo.

VERDADE - As gestantes não devem ficar longos períodos sem comer, pois a liberação de ácidos no estômago vazio provoca o aumento dos enjoos. Além disso, o jejum aumenta os riscos de hipoglicemia², que pode ser prejudicial ao bebê, e as chances de um distúrbio do metabolismo.

5 – A prática sexual pode prejudicar o bebê.

MITO - Após as primeiras consultas, o obstetra terá condições de liberar, ou não, a gestante para a prática de relações sexuais. De acordo com estudos, durante o ato sexual ocorre o aumento do fluxo sanguíneo na região da bacia e isso aumenta a oxigenação fetal. Já no momento do orgasmo, ocorre uma liberação de endorfinas³ que ultrapassam a barreira placentária, promovendo uma sensação de bem-estar no feto.

6 – A gestante não deve praticar exercícios físicos.

MITO - Após a realização de uma avaliação médica completa e desde que a grávida esteja livre de fatores de risco, a atividade física é aconselhável durante a gestação. Os exercícios mais indicados são os de baixo impacto como caminhadas, yoga, natação e hidroginástica.

¹Metabolismo: Conjunto de reações químicas que ocorrem no organismo afim de que esse gaste energia.

²Hipoglicemia: Baixo nível de glicose no sangue

³Endorfinas: Substâncias naturais, produzidas pelo cérebro em resposta a determinados estímulos, visando ao relaxamento e à preservação do corpo em relação à dor.»

Fonte:Segs
Link:http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=29736&Itemid=177

Sem comentários: