segunda-feira, 1 de junho de 2009

Um em cada 500 bebês do R.Unido é toxicômano


«Londres, 31 mai (EFE).- Um em cada 500 bebês que nascem no Reino Unido é toxicômano por causa da dependência de sua mãe durante a gravidez, o que representa um aumento de 67% dos casos em relação há dez anos, segundo um relatório divulgado hoje.

Entre 2007 e 2008, 1.230 recém-nascidos sofreram sintomas relacionados com a síndrome de abstinência, como dificuldades para dormir, agitação e problemas para ser alimentados, derivados do consumo de entorpecentes por sua mãe.

Os números fazem parte de um relatório da Associação Britânica de Medicina Perinatal divulgado pelo diário "The Independent", que assegura que, de acordo com as pesquisas, os números são muito mais altos do que a estatística oficial reflete.

Segundo o jornal, a maioria desses bebês se recupera de maneira natural sem necessidade de medicação. Apenas uma minoria precisou ser tratada com pequenas doses de morfina para suavizar os efeitos da síndrome de abstinência que sofrem ao nascer.

O "Independent" explica que a síndrome só atinge filhos de mães que consumiram drogas como heroína e metadona durante a gravidez.

No entanto, os recém-nascidos que sofrem problemas derivados do consumo materno de cocaína, anfetaminas e maconha podem correr o risco de não ser incluídos nas estatísticas oficiais.

De acordo com os especialistas, este aumento reflete que cada vez são mais as grávidas que abusam das drogas e do álcool.

"Na metade dos anos 90, era difícil ver esse tipo de bebês, mas agora sempre há um nos hospitais que está com a síndrome de abstinência. Este número seguirá aumentando, porque seguem aumentando os índices de dependência", disse o professor David Field, presidente da Associação de Medicina Perinatal.

Field lembrou que não é apenas o uso de uma droga em particular o responsável por esse grave dano aos recém-nascidos, que sofrem frequentemente de más-formações e problemas de desenvolvimento. EFE fpb/rr »

Fonte:Último segundo
Link:http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/05/31/um+em+cada+500+bebes+do+runido+e+toxicomano+6450936.html

Sem comentários: