quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Passatempo de Fevereiro


Caros Leitores,

aqui vai mais um passatempo, o passatempo do mês de Fevereiro

Este passatempo consiste no envio de uma frase sobre "alimentação infantil", respostas aceites: as enviadas até dia 25 de Fevereiro.



leia mais em :
http://livros-gravidez.blogspot.com/

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Já sairam os resultados do passatempo de Janeiro






Já sairam os resultados do passatempo de Janeiro, até breve.


http://livros-gravidez.blogspot.com/

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Caros leitores ...

Durante uns dias vou ter que me ausentar por motivos pessoais.

Obrigado por todo o apoio demonstrado ao blog e à essência do blog (dar informação).

Att
Paulo Pires

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Parto antes das 39 semanas de gestação pode prejudicar bebê


«São Paulo - O parto realizado antes de 39 semanas de gestação pode aumentar os riscos de problemas respiratórios e cardíacos na criança. Pesquisadores da Universidade do Alabama, nos EUA, acompanharam 13.258 gestantes e mostraram que um terço delas agendou o parto antes deste período. A gravidez completa dura 40 semanas.

Segundo informações da Folha Online, embora não existam números, a situação no Brasil é semelhante. "A antecipação do parto normalmente acontece pela conveniência das próprias mães e dos médicos, que preferem agendar a data de acordo com seu trabalho. Além disso, há a tendência de acreditar que após 37 semanas o corpo do bebê já está completo, então não haveria motivos para esperar pelo fim da gravidez", explica o obstetra Corintio Mariani Neto, diretor da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.»

Fonte:Diário de canoas
Link:http://www.diariodecanoas.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-684,cd-171142.htm

Dieta materna gordurosa pode afetar fígado do feto, diz pesquisa


«Redação Central, 19 jan (EFE).- Uma dieta materna com alto teor de gorduras afeta o desenvolvimento do sistema metabólico do feto e pode triplicar seus níveis de triglicerídeos, assim como aumentar a probabilidade de sofrer de doença hepática gordurosa não alcoólica durante a infância.

Em artigo publicado hoje pela revista "Journal of Clinical Investigation", cientistas da Universidade de Saúde e Ciência do Oregon e da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, explicaram que o feto é "altamente vulnerável" ao excesso de lipídios durante a gravidez, independente de a mãe ser gorda ou magra.

Após estudar o efeito que uma dieta rica em gorduras teve em primatas não humanos, os investigadores chegaram à conclusão de que a exposição aos lipídios durante o desenvolvimento fetal pode aumentar o risco de a criança sofrer de doença hepática gordurosa não alcoólica e outras complicações do fígado.

A doença hepática gordurosa não alcoólica consiste no acúmulo de gordura nesse órgão, o que pode causar cirrose ou câncer de fígado.

Alguns pesquisadores afirmam que a obesidade da mãe durante a gravidez pode predispor o filho a ser obeso e a ter doenças metabólicas, no entanto não se conhecem os mecanismos pelos quais o excesso de nutrição materna afeta o feto.

Agora, esta equipe de cientistas dirigida por Kevin Grove e Jacob Friedman conseguiu estabelecer uma relação entre a ingestão de gorduras por parte da mãe e o desencadeamento de complicações hepáticas nas fases fetal e infantil do filho.

Os fetos das primatas que tinham uma dieta muito rica em gorduras mostraram maior risco de desenvolver doença hepática gordurosa não alcoólica do que os pertencentes ao grupo de controle.

A concentração fetal de triglicerídeos hepáticos foi três vezes maior e o percentual de gordura corporal o dobro dos existentes nos fetos de mães com uma dieta equilibrada.

Além disso, houve maiores indícios de estresse oxidativo hepático no terceiro trimestre do desenvolvimento, os níveis fetais de glicerol (um componente dos triglicerídeos e os fosfolipídeos) dobraram e a expressão das enzimas gliconeogênicas (sintetizadas pelo fígado) cresceu.

Apesar de tudo, os cientistas se mostram otimistas porque nos casos nos quais a mãe reduziu a quantidade de gorduras ingeridas na segunda gravidez os níveis de triglicerídeos do feto diminuíram, a expressão das enzimas gliconeogênicas foi normalizada e os descendentes mostraram menos sintomas da doença.

A equipe quer chamar a atenção para os efeitos que uma dieta materna com alto teor em gorduras produz nos sistemas metabólicos fetais e lembrar que uma alimentação saudável da mãe é "o mais importante" para evitar que, após o nascimento, os filhos sejam obesos. EFE»

Fonte:G1
Link:http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL962556-5602,00-DIETA+MATERNA+GORDUROSA+PODE+AFETAR+FIGADO+DO+FETO+DIZ+PESQUISA.html

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

No passatempo de Natal houve uma vencedora que foi substituída

No passatempo de Natal houve uma vencedora que foi substituída por não ter reclamado atempadamente o prémio.

Prémio: 1 cd oferta da atxilipu

4 - Mariana Viana «NOITE
AMOR
TERNURA
ALEGRIA
LAREIRA»

substitui :

4 Catarina de Carvalho Ribeiro – Leiria - «Dever de Amar, Dever de Partilhar»

Informação médica chega às grávidas imigrantes


«A acção destina-se a grávidas com ou sem situação regularizada.

Inês Santinhos Gonçalves | igoncalves@destak.pt

A partir de hoje e até ao final de Janeiro, Lisboa conta com um Roteiro de Saúde materno-infantil para imigrantes. Esta iniciativa - uma colaboração entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa e o Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Inter-Cultural (ACIDI) - visa promover a igualdade no aces-so a acompanhamento médico durante a gravidez, essencial para o bem-estar das mães e dos bebés.

O Roteiro da Saúde destina-se às famílias imigrantes - muitas vezes com baixos recursos financeiros -, especialmente às grávidas (com ou sem uma situação regularizada) e mães de filhos até aos 12 anos.

As actividades serão muito diversificadas, desde rastreios à saúde materno-infantil, passando por informação sobre como aceder aos serviços de saúde, sessões de sensibilização sobre a importância de uma gravidez assistida e palestras sobre educação para a saúde. Para facilitar a divulgação de informação serão distribuídos folhetos e afixados cartazes.

Simultaneamente decorre no ACIDI a exposição de fotografia Diálogos. O Roteiro da Saúde terminará, no dia 31, com uma festa na Praça de Figueira.

-----------------------------------------------------------

Onde e quando?

Rastreios: Martim Moniz, todos os dias, das 12h às 20h;

Palestras: Dias 21 e 28, das 14h às 19h, no Espaço Santa Casa, Rua do Carmo/ Dias 22 e 29, das 14h às 19, no ACIDI;

Quiosques de Saúde: todos os dias, das 14h às 20h, no Centro Comercial da Mouraria e Martim Moniz.»


Fonte:Destak

Link:http://www.destak.pt/artigos.php?art=19641


segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Livros: Famalicão cria Bebéteca para bebés até aos dois anos


«Famalicão, 14 Jan (Lusa) - Os bebés, até aos dois anos, são o novo público-alvo da Biblioteca Municipal de Famalicão, disse hoje à Lusa a sua directora.

Famalicão, 14 Jan (Lusa) - Os bebés, até aos dois anos, são o novo público-alvo da Biblioteca Municipal de Famalicão, disse hoje à Lusa a sua directora.

"Janeiro é o mês dos bebés na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco", acrescentou Carla Araújo.

Hoje, mais de trinta bebés passaram pela Bebéteca Riscos e Rabiscos, o espaço agora destinado aos menores de dois anos de idade.

As crianças, oriundas de creches do concelho de Famalicão, ouviram a história "O sapato do coração", de Pedro Alvim, cantaram e fizeram desenhos.

"Verificamos que, sobretudo aos sábados, os pais trazem os filhos à biblioteca e ficam juntos no espaço infanto-juvenil", referiu Carla Araújo.

No novo ambiente, as crianças batem palmas e riem com a história, numa ampla sala destinada ao público infantil, denominado Bebéteca.

"É um espaço com almofadas, livros com cores, cheiros e texturas apropriadas para as descobertas que os bebés gostam de fazer", disse a directora.

As histórias são contadas por Rosário Oliveira, uma educadora de infância, destacada para os bebés que vão à biblioteca.

Para além das histórias e dos livros, os mais novos utentes do espaço já viram a peça de teatro "Túu!Túu!!" do Agorateatro, de Évora.

"Como temos muitas inscrições, vamos ter que repetir, em outros dias, as horas dos contos para poder receber todos os pais e instituições que querem participar", salientou Carla Araújo.

EYM.

Lusa/fim»

Fonte: Expresso
Link:http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/491819

Quase dez por cento dos bebés que nascem em Portugal são prematuros


«Alta-comissária admite que Plano Nacional de Saúde "é impossível de cumprir na sua totalidade"

O nascimento de bebés prematuros está a aumentar em Portugal, contrariando as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Saúde (PNS) para 2010. Em 2004 eram 6,8 por cento dos nascimentos e, em 2007, os nados vivos com menos de 37 semanas já representavam 9,1 por cento dos nascimentos. O objectivo era atingir 4,9 por cento no próximo ano.

O aumento da prematuridade, acompanhado do crescimento da taxa de crianças com baixo peso à nascença, são duas das metas em que Portugal se distanciou dos objectivos definidos pelo PNS – um documento estratégico do Ministério da Saúde que traçou objectivos a serem atingidos entre 2004 e 2010 –, referiu ontem no Parlamento a alta-comissária para a Saúde, Maria do Céu Machado. Isto apesar de Portugal ter obtido grandes ganhos em saúde infantil nas últimas décadas.

A responsável, que foi chamada à comissão parlamentar de Saúde por iniciativa do Bloco de Esquerda, afirma que os bebés prematuros tenderão a aumentar. Esta subida, que também se verifica noutros países ocidentais, deve-se a vários factores, desde logo o adiamento da maternidade. Em 2002, a percentagem de mulheres com 35 ou mais anos a ter filhos era de 14,4 por cento, em 2007 atingia já os 18,5 por cento – um aumento relativo de 28,5 por cento. Ao mesmo tempo, verifica- se que uma grande percentagem de prematuridade ocorre em mães de origem africana. Com a natalidade a baixar e a ser suportada pela imigração, este número torna-se mais notório, referiu aos deputados.

Nos nascimentos de baixo peso (com menos de 2,5 quilos), a meta do PNS também deverá ficar por cumprir: deveria ser de 5,8 por cento no próximo ano mas, em 2007, situava-se nos 7,9 por cento – e a percentagem tem vindo a subir de ano para ano. Maria do Céu Machado atribuiu esta subida também ao aumento de mulheres que fumam durante a gravidez. ~

Mas também há boas notícias. Uma delas é o aumento da esperança de vida à nascença em Portugal, que passou de 78 anos, em 2004, para 78,7 anos, em 2006 – a meta para 2010 é de 81 anos. A responsável admite que “o PNS é impossível de cumprir na sua totalidade” e nota que “muitos dos ganhos em saúde se ficaram a dever à melhoria das condições económicas dos portugueses”. Com o agravamento da situação no país, Maria do Céu Machado teme “que daqui a três anos possamos regredir” nos ganhos.

O combate ao cancro foi uma das áreas que mais mereceram as críticas dos deputados. A deputada popular Teresa Caeiro realçou o atraso na aprovação de um novo plano estratégico na área do cancro. Já o parlamentar do Bloco de Esquerda, João Semedo, criticou a grande discrepância regional no avanço de programas de rastreio na área do cancro. Por exemplo, no caso do cancro do colo do útero, este rastreio já existe há vários anos na Região Centro, mas em Lisboa e Vale do Tejo apenas uma pequena população de risco na cidade de Lisboa é seguida de forma organizada. »

Fonte: Público
Link:http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1356034

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

O que é ovodoação?


«O que é ovodoação?



Ovodoação consiste em fertilizar óvulos de mulheres com idade inferior a 35 anos e tranferi-los para mulheres que apresentam falência ovariana, ou seja, não estão mais produzindo óvulos; mulheres com idade avançada, que tiveram diminuição do seu potencial de fertilização; ou mulheres que são portadoras de gens determinantes de doenças severas.



Neste tipo de tratamento, óvulos de uma mulher doadora são fertilizados com o sêmen do marido da paciente (receptora), e os embriões formados são transferidos para o útero da receptora. Os óvulos da doadora são estimulados e recuperados utilizando técnicas de fertilização in vitro. No Brasil, a ovodoação costuma ser compartilhada, ou seja, a doadora também necessita realizar fertilização in vitro, geralmente por fator masculino ou tubário, e doará metade dos seus óvulos para uma receptora. Este processo de doação é anônimo, não havendo conhecimento entre os casais.



As doadoras são selecionadas pelas clínicas de reprodução assistida e apresentarão idade inferior a 35 anos, semelhança física com a receptora, como cor de olhos e cabelos, cor de pele, estatura, bem como similaridade de tipo sanguíneo. Além disto, são realizadas triagens para infecções sexualmente transmissíveis, como hepatites, sífilis e presença de HIV.»

Fonte:Clicrbs
Link:http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=2&local=18&template=3948.dwt&section=Blogs&post=137630&blog=382&coldir=1&topo=3994.dwt

Humanização do Nascimento Caminhos e Escolhas


II Congresso Internacional


Humanização do Nascimento Caminhos e Escolhas

12, 13 e 14 de Fevereiro de 2009

Hotel Sheraton, Porto, Portugal


Organização e secretariado:

HumPar - Associação Portuguesa Pela Humanização do Parto

Secretariado:

Cinbol | Branding & Event Engineering

congresso2009@humpar.org

(+351)22 3325277 / (+351)91 8947203
Rua da Picaria, 84 4050 - 477 Porto


Pesquisa da USP revela que poluição reduz nascimento de meninos


«A poluição atmosférica compromete o sistema reprodutivo do homem e causa infertilidade. A constatação é da pesquisa “Poluição atmosférica em São Paulo diminui o nascimento de meninos e camundongos machos”, feita por médicos da Faculdade de Medicina da USP e uma das vencedoras da categoria Saúde do Homem, do Prêmio Saúde 2008, promovido pela Editora Abril, em São Paulo.

A outra finalista, pois houve empate, foi “Perda de expressão de E-Caderina e Beta-Catenina em metástases ósseas de câncer de próstata”, também de médicos da Medicina USP. Na categoria Saúde e Prevenção, a equipe médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina USP de Ribeirão Preto destacou-se com a pesquisa “Imunossupressão seguida por transplante autólogo de células-tronco hematopoéticas em pacientes com diabetes tipo 1 recém-diagnosticado”.

Divulgado em mais de 100 países, o estudo sobre o impacto da poluição na fertilidade masculina chamou a atenção dos médicos. A pesquisa revela diminuição do número de fetos masculinos em roedores e em seres humanos em conseqüência da poluição. Em 2006, o cruzamento dos dados da Companhiade Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) – que controla a qualidade do ar na capital paulista, com informações de cartórios – mostrou redução no nascimento de 1.180 bebês do sexo masculino.

Medula óssea
Pelo estudo, quanto maior o número de partículas suspensas na atmosfera, menor a quantidade de meninos concebidos. Acredita-se que a sujeira do ar afeta o cromossomo Y. “Também existe comprometimento no interior dos testículos”, diz o médico urologista Jorge Hallak, um dos autores da pesquisa.

No trabalho sobre câncer de próstata, o também urologista José Pontes Júnior e sua equipe descobriram duas moléculas que espalham a doença pelo corpo. Assim, os pesquisadores trabalham com a possibilidade de usar essas substâncias como marcadoras para fornecer indícios antecipados de que o mal, após tratamento, reincidiu.

Já o pessoal da USP Ribeirão Preto estimulou a medula óssea de 23 pacientes entre 12 e 31 anos a produzir células-tronco capazes de originar sangue. As células foram retiradas e reservadas e os pacientes passaram por quimioterapia. Depois, reinjetaram as células-tronco que repovoaram o sangue com novo sistema imunológico sem provocar males ao pâncreas, o qual voltou a produzir insulina.

Júri
Em sua terceira edição, o Prêmio Saúde destina-se a profissionais da área que atuam em campanhas de prevenção e pesquisas em fase clínica. O objetivo é estimular e dar visibilidade aos autores de estudos capazes de fazer a diferença na qualidade de vida da população brasileira.

A premiação se divide em sete categorias: Saúde e Prevenção, Saúde Mental e Emocional, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde da Criança, Saúde do Coração, e a categoria especial, cujo tema altera-se a cada ano. Em 2008 foi Saúde da Pele.

Inscreveram-se neste ano 1.344 profissionais (médico, enfermeira, obstetriz, nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico, terapeuta ocupacional, educador físico, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, biólogo, biomédico e cirurgião-dentista).

Todos os 382 trabalhos foram avaliados por júri científico, integrado por 55 dos maiores nomes da saúde no País. Os jurados, numa primeira fase divididos pelas categorias, elegeram 21 finalistas, três para cada uma das sete áreas do prêmio. Na segunda etapa, todos juntos, ao lado do público da Editora Abril que votou pela Internet, escolheram os vencedores, anunciados durante cerimônia realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo, a qual contou com autoridades e apresentação especial do maestro João Carlos Martins.



Fonte: Redação »

Fonte:Mediacon
Link:http://midiacon.com.br/materia.asp?id_canal=11&id=15116

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Só têm mais um dia ...

Boa tarde,

Uma vez que ainda existem alguns prémios por reclamar alerto que o prazo para reclamarem os prémios acaba amanha, pelo que na eventualidade de algum prémio não ser reclamado, esse prémio é atribuído a outro participante.

(nota: não se esqueçam de reclamar os prémios conforme as instruções do passatempo).


Lista de Vencedores do Passatempo de Natal:

Prémio: 1 cd oferta da atxilipu
1 Ana Rita Pacheco - Angra do Heroísmo - «Natal é quando uma criança quiser.»
2 António José Fernandes dos Santos – Cantanhede - "Natal com calma, paz na alma!"
3 Catarina – Nazaré - «Natal a chegar, toca a ajudar»
4 Catarina de Carvalho Ribeiro – Leiria - «Dever de Amar, Dever de Partilhar»
5 Ines pereira - Aldeia de Juso - «UMA REFEIÇAO EM FAMILIA MUITO FELIZ!»
6 Isabel Eduarda Martins Gomes - Moreira da Maia - «No Natal iluminam-se estrelas com felicidade»
7 Isabel Mª Antunes de Almeida Mourinha - S. Domingos de Rana - «Natal, época de Paz, Familia, Solidariedade»
8 Sofia Silva - V.N.Gaia - «Brilho, calor, afecto e carinho»
9 João Antunes – Viseu - «Natal é amor, é calor familiar!»
10 Lúcia da Silva Santos – Algueirão - «Natal iluminado Jesus em palha deitado »

Prémio: 1 cd oferta da ouveste
11 Manuel Teixeira – Oliveira de Azeméis - «PAZ AMOR MUNDO SOLIDARIEDADE NASCIMENTO CRIANÇAS»
12 Marco Sampaio - Rio de Mouro - Natal, o sonho da humanidade Feliz.
13 Maria Conceição Pacheco – Almeirim - «Neste Natal sorria, passe-o com alegria.»

Prémio: 1 quintinha oferta da Nestle
14 Maria Emília Pereira Rodrigues – Braga - «Natal: paz,harmonia, família, comunhão, presentes»
15 Maria Rosa Pereira - Oliveira do Hospital - «Amor vence guerra num Natal especial.»
16 Marlene Esteves Machado Souto – Monção - «O Natal é sentir muito amor»
17 Milene Isabel Marques Costa - Oliveira do Hospital - «Vive o Natal com alguém especial.»
18 Patrícia Madeira – Santarém - «Família "embrulhada" em laços de felicidade.»

Prémio: Inscrições em Workshops sobre "Culinária para Bebés" oferta da Babysol
19 Rosa Maria Macedo – Porto - «O Natal é um sorriso inocente.»
20 Sandra Maria Ventura Lopes Guerreiro – Odivelas - «Para mim, Natal é partilhar amor»

Prémio: 1 Pack de 2 Babetes, 2 Pares de Joelheiras e 2 Camisolas Oferta da Petit Lapin
21 Silvina Pereira Simôes – Coimbra - «Natal em Portugal é sonho real.»
22 Ivone Rute Rodrigues de Sousa - Valongo - «"Natal é paz, amor, solidariedade, felicidade...»
23 Susana Amante - Viseu - «André, és o meu Menino Jesus!»
24 Vanessa Paula R S Dias Casais – Parede - «Engravidar foi prenda ideal este Natal!»
25 Tiago Miguel Dias Batista – Coimbra - «Amor no Natal não é banal»

Prémio: 1 Curso de Massagem Infantil no Porto Oferta da Massagem Infantil
26 Tânia Alexandra Alves – Maia - «Quadra mais bela do ano!»


Está em vigor mais um passatempo, o passatempo de Janeiro, visite: http://livros-gravidez.blogspot.com/ (A Editora Presença, oferece 1 exemplar da obra "A criança e a higiene" aos 5 "melhores desejos" para 2009)


Os Patrocinadores deste Passatempo do Natal



Nasceu o primeiro bebé sem o gene do cancro da mama


«Nasceu o primeiro bebé britânico seleccionado geneticamente para não carregar um dos genes que predispõe o padecimento no futuro de cancro da mama, informou o hospital da University College, em Londres, onde decorreu o parto.

Devido ao elevado número de casos de tumor na família do pai ao longo das últimas três gerações (avó, mãe, irmã e prima), o casal decidiu submeter-se a um diagnóstico genético preimplantacional.

A mãe e a menina estão «bem», referiu a equipa responsável pelo tratamento que impediu que o pai transmitisse à filha o gene BRCA1, que predispõe o padecimento de tumor.

«A menina não terá que enfrentar o risco desta carga genética de cancro da mama ou do ovário quando for adulta», referiu Paul Serhal, director da Unidade de Reprodução Assistida do hospital.

Sem a intervenção da ciência, a menina teria tido uma probabilidade de entre 50% a 80% de contrair cancro. No entanto, o método não apresenta um índice de eficácia de 100%, o que motivou a equipa a escolher apenas embriões que estavam livres do gene.

Segundo o El Mundo, cerca de mil bebés já nasceram a beneficiar deste método de selecção genética para prevenir outras doenças, como a fibrose cística ou a de Huntington (doença neurodegenerativa hereditária). »

Fonte:Diário Digital
Link:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=367082&page=1

Andarilhos para bebés com regras apertadas


«TIAGO RODRIGUES ALVES

A Comissão Europeia adoptou esta terça-feira uma norma que estabelece requisitos mínimos de segurança e exige testes de estabilidade aos andarilhos para bebés, um dos principais causadores de acidentes com crianças.

A concepção e fabrico de andarilhos para bebés, também conhecidos por voadores, vai passar a reger-se por normas mais apertadas. Para cumprir as novas orientações comunitárias, os fabricantes deste tipo de equipamentos infantis vão ter de efectuar testes de estabilidade ao brinquedo e a sua concepção vai ter de seguir critérios de redução de riscos.

"Esta norma contribuirá para a segurança dos cidadãos mais jovens e mais vulneráveis da União Europeia (UE)", disse Maglena Kuneva, comissária responsável pelas questões dos consumidores. Salientando a "importância crucial" de adoptar precauções de segurança ao mais alto nível para produtos destinados às crianças, a comissária não deixou também de referir que "a vigilância, por parte dos pais ou de um adulto, constitui a suprema protecção de uma criança".

É por este motivo que a norma também exige que os andarilhos sejam acompanhados de instruções e advertências para os adultos, já que, em última instância, é a eles que compete zelar pela segurança dos bebés. Entre as recomendações podem-se encontrar quais as áreas adequadas para as crianças se deslocarem e quais os pesos e idades recomendados, advertindo ainda para as consequências de uma má utilização dos brinquedos.

A norma, elaborada pelo Comité Europeu de Normalização, constitui-se ainda como uma referência a seguir por todas as autoridades económicas de vigilância de mercados europeias e nacionais ao definir as exigências de segurança aplicáveis ao fabrico, importação e controlo dos andarilhos para bebés.

Para se ter uma ideia da sua perigosidade, em Portugal, no ano de 2006, 850 crianças entre os sete e os quinze meses de vida acorreram às urgências em virtude de lesões causadas por andarilhos. Sendo que metade destes casos foram provocados por quedas em escadas e mais de 60% das lesões foram na cabeça. Refira-se ainda que investigações na Austrália concluíram que uma em cada três crianças vai sofrer um acidente motivado por um andarilho.

Andarilhos e voadores

São equipamentos com rodas que ajudam os bebés a deslocarem-se sozinhos graças ao impulso dos seus pés.

Idade e Peso

São indicados para crianças entre seis e os 15 meses ou até atingirem um certo peso. Não são aconselhados para aprender a andar, podendo mesmo ser contraproducente o seu uso prolongado.

Capotamento e Escadas

Os acidentes mais graves ocorrem por causa de capotamentos ou quedas em escadas que podem provocar graves lesões na cabeça. Graças ao voador, o bebé tem ainda acesso a objectos perigosos. É, por isso, fundamental vigiar a criança e definir a área em que se move.

Milhares todos os anos

Vários estudos afirmam que os andarilhos são um dos principais causadores de acidentes e que provocam mais ferimentos do que qualquer outro artigo de puericultura.»

Fonte:Público
Link:http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1071317

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Sol vai ter menos luminosidade no futuro Astronautas mais susceptíveis aos raio


« Um estudo realizado na Suíça revelou que o Sol vai entrar num período de menor actividade, o que poderá colocar os astronautas em maior perigo, uma vez que, além do campo magnético protector da Terra, a sua exposição ao aumento dos raios cósmicos que entrarão no sistema solar, devido ao enfraquecimento do vento solar, poderá causar cancro e infertilidade.

De acordo com a revista «NewScientist», a capacidade que o Sol tem para proteger o sistema solar dos raios cósmicos mais prejudiciais poderá diminuir no início da próxima década.

O astro rei encontra-se, actualmente, num período de máxima actividade, que dura quase um século, pelo que não se sabe exactamente quando vai terminar.

Em termos de consequências para o clima terrestre, os cientistas referem que, mesmo que diminua um pouco a luminosidade solar, a influência será mínima.»

Fonte:Fábrica de Conteúdos
Link:http://www.fabricadeconteudos.com/?lop=artigo&op=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&id=b7463e13cb3760abe597d362b135f8bb

GESTAÇÃO MÚLTIPLA: SOLUÇÃO OU PROBLEMA?


«www.segs.com.br - Fonte ou Autoria é : Alice Oliveira
07-Jan-2009

Medicina reprodutiva enfrenta o seguinte dilema: o ideal é transferir mais embriões e aumentar as chances de gravidez, ou transferir menos e evitar gestações de alto risco?

Casais que se deparam com problemas de fertilidade e optam por algum tipo de tratamento muitas vezes querem ter gêmeos ou trigêmeos, especialmente quando estão no final da vida reprodutiva, numa tentativa de compensar o tempo perdido. Outra situação comum é a transferência de vários pré-embriões para o útero da mulher com o objetivo de ampliar as chances de sucesso. Mas evitar a gestação múltipla pode ser considerado um desafio para a reprodução assistida. "O nascimento de múltiplos bebês é considerado um problema de saúde pública, pois aumenta os riscos causados às gestantes e aos recém-nascidos, além de representar alto custo financeiro", avalia a especialista em reprodução humana Hitomi Nakagava, da Clínica Genesis.

Para as mulheres, os riscos da gravidez múltipla são muitos. Segundo Hitomi, pode ocorrer, entre outros distúrbios, diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, sangramentos, anemias e parto prematuro. A médica da Genesis afirma que as complicações, conseqüentemente, afetam também os recém-nascidos, que podem apresentar seqüelas de prematuridade, como distúrbios respiratórios ou motores e até problemas cerebrais.

Em termos de reprodução humana, a medicina enfrenta um dilema. Quanto maior o número de pré-embriões implantados, maiores são as chances de sucesso. "No Brasil, o custo das tentativas para engravidar é elevado e, em grande parte das vezes, assumido pelo próprio casal. O valor impede que sejam feitas várias tentativas uma após a outra", conta Hitomi. Mas, segundo ela, o ideal é que seja transplantado somente um pré-embrião de excelente qualidade por vez, ou, no máximo, dois. Mais do que isso só deve ser feito se a qualidade dos pré-embriões ou dos gametas não for boa, o que pode depender da causa que levou ao tratamento.

No Brasil, uma resolução do Conselho Federal de Medicina admite a transferência de até quatro embriões. A especialista diz que é importante otimizar os resultados e manter bons índices de gravidez, mas sem aumentar a incidência de gestação múltipla. Em mulheres jovens, aconselha-se que os outros gametas (óvulos) que apresentam boas condições de fecundação ou pré-embriões sejam vitrificados (congelados), para o caso de o casal decidir ter mais filhos no futuro.

Em países da Europa, por exemplo, pessoas com problemas de fertilidade têm o tratamento financiado pelo governo. Ainda assim, esses países estão empenhados em reduzir o índice de gestações múltiplas e orientam que seja transferido um único embrião de qualidade nos procedimentos de Fertilização In Vitro. "É função do especialista orientar os pacientes e decidir junto a eles a melhor opção em longo prazo", conclui Hitomi Nakagava.

Hitomi Nakagava

Ginecologista e especialista em Fertilização Assistida e Endoscopia Ginecológica pela Tohoku University School of Medicine Sendai - Japão. Especialista em videolaparoscopia e videohisteroscopia pela Febrasgo. Membro da American Society for Reprodutive Medicine - ASRM, da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica.(...)»

Fonte:Segs
Link:http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=20171&Itemid=1

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

As temidas estrias


«wiki repórter
barbara.franzin
São Paulo-SP

As estrias não escolhem classe social, idade, cor da pele, muito menos quando vão aparecer. Qualquer um pode ser vítima deste tão desagradável problema, até os homens! Mas afinal, o que são as estrias? Como evitá-las? Quais os tratamentos para eliminá-las?


As estrias nada mais são do que o rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade. No início, as lesões são avermelhadas ou róseas evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada, com pele de aspecto deprimido. Em pessoas de pele morena as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia. A pele na área afetada tem consistência frouxa.

Na maioria dos casos, elas aparecem durante a puberdade em decorrência do crescimento acelerado nesta fase da vida e também nas coxas, nádegas e no abdômen de cerca de 90% das mulheres durante a gravidez. E se você acha que elas só surgem em nós mulheres, está enganada! Em muitos casos elas são comuns nas mamas e dorso dos homens também, porém são mais freqüentes no sexo feminino, sendo uma das principais queixas de estética entre as mulheres.

Como evitar

O surgimento das estrias depende de uma tendência pessoal. Algumas pessoas as desenvolvem mesmo com pouca distensão da pele e outras não desenvolvem estrias nem na gravidez, quando a distensão da pele é muito grande.

Para que evite este mal tão indesejável por nós mulheres, recomendamos a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias. As pessoas que sofrem deste mal não podem deixar de ingerir pelo menos 8 copos grandes de água por dia (2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente.

Para as meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir as estrias nas nádegas, coxas e mamas. Nos rapazes, a fase do "estirão" pode causar estrias horizontais no dorso do tronco.

Tratamentos para combater as estrias

As estrias são lesões irreversíveis e, portanto, não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. Os tratamentos visam melhorar o aspecto das lesões, estimulando a formação de tecido colágeno subjacente e tornando-as mais semelhantes à pele ao redor. Para isso várias técnicas podem ser empregadas, entre elas:

- Tratamento com ácidos: alguns tipos de ácidos, especialmente o ácido retinóico, estimulam a formação de tecido colágeno, melhorando o aspecto das estrias. Pode haver descamação e vermelhidão e a concentração ideal para cada caso deve ser definida pelo dermatologista, de acordo com o tipo de pele. Deve ser evitada a exposição solar.

- Peelings: os peelings têm a mesma ação dos ácidos, no entanto, de uma forma mais acelerada e intensa, geralmente levando a um melhor resultado. Também deve ser evitada a exposição solar.

- Subcisão: esta técnica consiste na introdução de uma agulha grossa, com ponta cortante, ao longo e por baixo da estria, com movimentos de ida e volta. O trauma causado leva à formação de tecido colágeno no local, que preenche a área onde o tecido estava degenerado. Provoca equimose (mancha roxa), que faz parte do tratamento, pois a reorganização do sangue também dá origem à formação de colágeno.

- Dermoabrasão: o lixamento das estrias provoca reação semelhante à dos peelings, com formação de colágeno, mas com a vantagem de regularizar a superfície da pele, que ganha mais uniformidade, ficando mais semelhante à pele ao redor.

- Intradermoterapia: consiste na injeção ao longo e sob as estrias de substâncias que provocam uma reação do organismo estimulando também a formação de colágeno nas áreas onde as fibras se degeneraram. Além disso, a própria passagem da agulha provoca uma discreta subcisão.

- Laser: a aplicação do laser provoca o fechamento dos pequenos vasos nas estrias avermelhadas e promove a formação de novo colágeno, com diminuição do tamanho das estrias recentes ou antigas.

Estes são procedimentos médicos e apenas os médicos devem realizá-los, indicando o que for melhor de acordo com cada caso. Os melhores resultados costumam aparecer com a associação de mais de um método.

Drª Gisele Cario - Spazio di Medicina Estética»

Fonte:Brasilwiki
Link:http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=8328

Praticar exercícios físicos em excesso pode dificultar a gravidez?


«Não há evidências científicas de que a infertilidade prevaleça entre atletas

Agência Estado
Não há evidências científicas de que a infertilidade prevaleça entre atletas. Por outro lado, a disfunção menstrual - também chamada amenorréia - está associada ao excesso de atividades físicas. Além do treinamento excessivo, a baixa ingestão de calorias, cálcio e proteínas também contribui para que as atletas não apresentem menstruação regular.

O problema afeta principalmente as atletas que melhoram a performance quando estão mais magras, como corredoras, ciclistas, bailarinas e ginastas. Mulheres com baixo índice de massa corpórea têm níveis alterados de 'leptina', que é um hormônio fundamental para a manutenção da fertilidade. Além disso, como a amenorréia é uma das causas da infertilidade, há quem relacione a dificuldade de engravidar com o excesso de atividade física. Mas, nem sempre é assim ."»

Fonte:BemParana
Link:http://www.bemparana.com.br/index.php?n=93095&t=praticar-exercicios-fisicos-em-excesso-pode-dificultar-a-gravidez

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Cesáreas feitas antes do tempo trazem riscos desnecessários para a mãe e para o bebê


«Reuters

BOSTON - Metade das cesarianas é feita por escolha e um terço das cirurgias acontece cedo demais, colocando em risco a vida do bebê, constataram médicos americanos esta semana.

Os obstetras da American College of Obstetricians and Gynecologists analisaram 13,258 partos e concluíram que os bebês nascidos por cesárea antes de 39 semanas de gestação corriam o dobro de risco de terem complicações respiratórias que os nascidos depois deste período, mesmo se estivessem com os pulmões plenamente desenvolvidos, afirmaram os pesquisadores ao New England Journal of Medicine. Atualmente, é permitido marcar cesarianas a partir do momento em que a gestação completa 37 semanas, mas nem sempre o sistema respiratório do bebê está maduro.

- Mesmo quando a cesárea é feita três dias antes de o bebê completar 39 semanas, o risco de problemas durante e após a cirurgia ainda é expressivo - afirma o médico Alan Tita, da Universidade do Alabama em Birmingham e coordenador do estudo.

Nos Estados Unidos, 36% dos bebês nascem de cesárea antes do tempo. A taxa de cesáreas no país é de 31%, uma das mais altas do mundo. Segundo os médicos, entre as explicações para o fenômeno estariam o aumento de gravidez tardia e gestações múltiplas, o medo da negligência médica e agendas cada vez mais atribuladas. Em 2006, a Organização Mundial de Saúde lançou uma campanha para diminuir o número de cesarianas em todo o mundo.

- Existe um consenso de que o bebê está pronto para nascer quando completa 37 semanas. É neste período também que as mulheres começam a ficar cansadas da gravidez e passam a pressionar o médico porque não querem esperar o parto normal. Além disso, muitos médicos acham mais conveniente marcar a data do parto de acordo com sua agenda, o que é errado - avalia o obstetra Michael Greene, do Massachusetts General Hospital.

O estudo sugere também que os médicos não devem esperar muito tempo para realizar uma cesárea. As complicações no parto e na saúde do bebê aumentaram após 41 semanas.

- Existe um período exato de duas semanas para se fazer uma cesariana sem trazer mais riscos para a saúde da mãe e do feto. Antes ou depois do tempo, a cesárea se torna um procedimento arriscado - completa Greene. »

Fonte:Extra globo
Link:http://extra.globo.com/saude/materias/2009/01/08/cesareas-feitas-antes-do-tempo-trazem-riscos-desnecessarios-para-mae-para-bebe-587948131.asp

Saiba como identificar a causa do choro do seu bebê


«Chorar é a forma que todo bebê encontra para comunicar suas necessidades. Dor, cólicas, agitação, fralda suja, assaduras, cansaço, fome, carência são uns dos motivos de choro de ordem física. “Porém, se o motivo do choro não for dessa natureza, é preciso levar ao conhecimento do pediatra”, esclarece Simone Rocco, enfermeira obstetriz com 16 anos de experiência na área.

De acordo com a profissional, o mais importante quando o bebê chora é atendê-lo sem ansiedade, prevendo possíveis motivos para o choro. A referência para descobrir do que o bebezinho necessita é avaliar o tipo de choro: se é escandaloso, agudo, prolongado, irritado entre outros. “O instinto de um bom cuidador, de uma mãe ou de um pai, é de sempre atender ao choro do bebê, e não há nada de errado nisso”, afirma Simone. “Para parar de chorar o bebê precisa ser prontamente atendido e saber que pode, sempre, confiar nos seus pais ou nos seus cuidadores”, complementa a enfermeira que é especialista em cuidados com gestantes, recém-nascidos e amamentação e ministra cursos para “casais grávidos” e cuidadores de criança.

Existem algumas interpretações para o choro que podem ajudar os pais ou seus cuidadores a entender o que o bebê está tentando expressar, explica Simone Rocco. Conheça algumas delas:

- Cólicas: choro agudo e prolongado. O bebê enruga a testa, cerra os olhos e fica com o abdômen distendido.

- Desconforto: choro irritado e seguido de movimentos corporais.

- Manha ou birra: choro irritado e escândalos.

- Sensibilidade: choro manhoso que cessa quando o pega no colo.

- Medo e susto: choro acompanhado de pequenos saltos, olhos arregalados.

- Dor: choro alto e incontrolável.

Simone explica que é primordial buscar pelo equilíbrio na maneira de educar um bebê. “Quanto mais preparados forem os futuros papais e os cuidadores de bebês, mais felizes e saudáveis serão as crianças, por isso a importância de uma criteriosa escolha de quem cuidará do bebê quando a licença maternidade acabar”, ressalta.

Cuidador profissional

Muitas vezes devido a constante observação e cuidados, como acordar à noite e se preocupar com tudo que diz respeito ao bebê, os pais ficam exaustos e isso pode impedi-los de discernir entre o certo e errado com relação ao choro do seu filho.
O cuidador capacitado pode alcançar mais facilmente o sucesso em acalmar e entender as necessidades da criança, pois é treinado e orientado para essa tarefa. “O bom cuidador está preparado técnica e emocionalmente para o trabalho e, principalmente, está certo que após cumprir sua carga horária usufruirá de momentos de folga e reabastecimento de suas energias”, explica Simone,(...)»

Fonte:Panashop
Link:http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=saude&id=20577

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Vencedores do Passatempo de Natal


Boa tarde,

primeiro gostaria de felicitar a todos os que concorreram, e desejar um bom ano a todos, aqui vai a lista dos vencedores:

(nota: não se esqueçam de reclamar os prémios conforme as instruções do passatempo).


Lista de Vencedores do Passatempo de Natal:

Prémio: 1 cd oferta da atxilipu
1 Ana Rita Pacheco - Angra do Heroísmo - «Natal é quando uma criança quiser.»
2 António José Fernandes dos Santos – Cantanhede - "Natal com calma, paz na alma!"
3 Catarina – Nazaré - «Natal a chegar, toca a ajudar»
4 Catarina de Carvalho Ribeiro – Leiria - «Dever de Amar, Dever de Partilhar»
5 Ines pereira - Aldeia de Juso - «UMA REFEIÇAO EM FAMILIA MUITO FELIZ!»
6 Isabel Eduarda Martins Gomes - Moreira da Maia - «No Natal iluminam-se estrelas com felicidade»
7 Isabel Mª Antunes de Almeida Mourinha - S. Domingos de Rana - «Natal, época de Paz, Familia, Solidariedade»
8 Sofia Silva - V.N.Gaia - «Brilho, calor, afecto e carinho»
9 João Antunes – Viseu - «Natal é amor, é calor familiar!»
10 Lúcia da Silva Santos – Algueirão - «Natal iluminado Jesus em palha deitado »

Prémio: 1 cd oferta da ouveste
11 Manuel Teixeira – Oliveira de Azeméis - «PAZ AMOR MUNDO SOLIDARIEDADE NASCIMENTO CRIANÇAS»
12 Marco Sampaio - Rio de Mouro - Natal, o sonho da humanidade Feliz.
13 Maria Conceição Pacheco – Almeirim - «Neste Natal sorria, passe-o com alegria.»

Prémio: 1 quintinha oferta da Nestle
14 Maria Emília Pereira Rodrigues – Braga - «Natal: paz,harmonia, família, comunhão, presentes»
15 Maria Rosa Pereira - Oliveira do Hospital - «Amor vence guerra num Natal especial.»
16 Marlene Esteves Machado Souto – Monção - «O Natal é sentir muito amor»
17 Milene Isabel Marques Costa - Oliveira do Hospital - «Vive o Natal com alguém especial.»
18 Patrícia Madeira – Santarém - «Família "embrulhada" em laços de felicidade.»

Prémio: Inscrições em Workshops sobre "Culinária para Bebés" oferta da Babysol
19 Rosa Maria Macedo – Porto - «O Natal é um sorriso inocente.»
20 Sandra Maria Ventura Lopes Guerreiro – Odivelas - «Para mim, Natal é partilhar amor»

Prémio: 1 Pack de 2 Babetes, 2 Pares de Joelheiras e 2 Camisolas Oferta da Petit Lapin
21 Silvina Pereira Simôes – Coimbra - «Natal em Portugal é sonho real.»
22 Ivone Rute Rodrigues de Sousa - Valongo - «"Natal é paz, amor, solidariedade, felicidade...»
23 Susana Amante - Viseu - «André, és o meu Menino Jesus!»
24 Vanessa Paula R S Dias Casais – Parede - «Engravidar foi prenda ideal este Natal!»
25 Tiago Miguel Dias Batista – Coimbra - «Amor no Natal não é banal»

Prémio: 1 Curso de Massagem Infantil no Porto Oferta da Massagem Infantil
26 Tânia Alexandra Alves – Maia - «Quadra mais bela do ano!»


Está em vigor mais um passatempo, o passatempo de Janeiro, visite: http://livros-gravidez.blogspot.com/ (A Editora Presença, oferece 1 exemplar da obra "A criança e a higiene" aos 5 "melhores desejos" para 2009)


Os Patrocinadores deste Passatempo do Natal



Licença de Paternidade Poucos são os homens que usufruem da licença


«Em Portugal ainda são poucos os homens que usufruem da licença de paternidade. No ano passado apenas 551 pais utilizaram esta benesse da Segurança Social. Um número que contrasta e muito com as licenças de maternidade atribuídas pelo Estado e que em 2008 foram mais de trezentas mil.

Os números retratam a realidade, são trezentas mil licenças de maternidade a concorrer com apenas 1700 licenças de paternidade, em quatro anos. Números que tendem a mudar, embora de forma muito lenta.

As entidades empregadoras e a instabilidade no trabalho têm também a sua quota-parte nesta realidade. As mulheres entraram em força no mundo do trabalho. Em 2006, a taxa de actividade feminina atingiu 55,8% e a masculina 69,7%. Uma distância cada vez mais curta e espera-se que os homens entrem também em força no mundo da parentalidade.»

Fonte:TVI
Link:http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=1029548

Apoio na gravidez e após parto evita abandono nos hospitais


«RITA CARVALHO
Acolhimento. Há recém-nascidos que ficam nos hospitais à espera de um lugar numa instituição
No ano passado, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, seis mulheres quiserem abandonar os filhos na altura do parto. Duas acabaram por sair da maternidade deixando o bebé para trás, mas as outras quatro, apoiadas pelos serviços sociais, reuniram condições para levar as crianças para casa. Um acompanhamento que devia ser generalizado e alargado ao período da gravidez, dizem os peritos.

Segundo Luís Vilas Boas, director do Refúgio Aboim Ascensão, só o acompanhamento das grávidas de risco diminuirá o número de mães que abandonam os filhos e evitará situações como a de Mirandela.

Vilas Boas defende, por isso, a criação urgente de um "serviço nacional de emergência infantil". Uma rede de acompanhamento a grávidas de risco e de acolhimento de crianças rejeitadas pelas mães. Com a concretização desta rede, as crianças abandonadas à nascença também não teriam de ficar semanas no hospital à espera de um lugar numa instituição de acolhimento, de onde são depois encaminhadas para adopção.

Os casos de abandono de recém-nascidos na via pública são pontuais mas Vilas Boas acredita que muitos poderiam ser evitados se estas gravidezes de risco fossem acompanhadas. "Vemos crianças grávidas de outras crianças. Deviam ser seguidas antes e até depois de terem os bebés, em casa, pelas assistentes sociais", afirma, referindo as grávidas com problemas de droga e prostituição. É nos hospitais que a maioria das mulheres abandonam os filhos. Muitas informam os profissionais de saúde logo antes do parto, avisando que não querem ver os bebés e que assinarão o consentimento para adopção assim que for possível. Por lei, tal só pode ser feito seis semanas após o nascimento, mesmo que essa intenção seja expressa na altura do parto e a criança possa ser logo encaminhada. Mas, diz Vilas Boas, devido à "falta de agilidade técnica entre instituições", muitos bebés que podiam ser encaminhados para um centro de acolhimento assim que têm alta clínica, ficam duas ou três semanas nos hospitais à espera de vaga.

Jorge Branco, director da Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, diz que a entrega para adopção é frequente e que os casos são encaminhados para a Santa Casa da Misericórdia, podendo demorar até três semanas a serem resolvidos. Os abandonos à porta da maternidade são hoje muito raros.

Não são as carências económicas que explicam o abandono, diz Conceição Patrício, directora do Serviço Social do Santa Maria. "É muito mais uma questão cultural. São mulheres que não querem ter os filhos e, ao dá-los para adopção, até referem que ficam contentes por poderem fazer outros casais felizes". E, acrescenta, "a nós não nos cabe julgar, mas ajudar".»

Fonte:DN
Link:http://dn.sapo.pt/2009/01/03/sociedade/apoio_gravidez_e_apos_parto_evita_ab.html

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Aparecimento de miomas está ligado aos hormônios do período fértil


«Tumores de causas ainda desconhecidas são benignos em 99,5% dos casos e não costumam provocar sintomas; saiba como combatê-los

Confirmar o aparecimento de um tumor na parede do útero pode parecer assustador. Mas a situação não necessariamente é tão grave quanto parece. Segundo o especialista em reprodução assistida Joji Ueno, de São Paulo, existe grande chance da anomalia ser um mioma, ou vários deles.

Em 99,5% dos casos, estas formações são benignas. O médico disse para a VIVA MAIS! que, embora as causas ainda sejam desconhecidas, eles afetam só no período fértil. Seu surgimento é associado aos níveis do hormônio estrogênio, que aumentam na menstruação. Em média, aparecem entre três e cinco de uma vez. Podem ter poucos milímetros ou serem maiores do que um melão.

Na menopausa, quando a produção de hormônios muda, eles tendem a desaparecer. Do total de mulheres afetadas, apenas 20% têm os sintomas. O restante, pela falta de sinais, pode passar a vida sem percebê-los.

Principais sintomas dos miomas
- Dor na região do útero ou baixo-ventre
- Aumento do fluxo sangüíneo durante a menstruação, que também pode ser prolongada
- Sangramento fora do período menstrual
- Incômodo durante o sexo
- Aumento da vontade de fazer xixi, causada pela pressão do mioma contra a bexiga
- Crescimento da barriga

Como livrar-se dos miomas
- O consumo de algumas pílulas anticoncepcionais pode diminuir o ritmo de crescimento do mioma
- Remédios à base de hormônios suspendem a menstruação e diminuem o tamanho do danado. Se utilizados por mais de seis meses, há risco de osteoporose
- Cirurgia para retirada do tumor: a escolha da técnica varia com o tamanho e a localização. Um corte no abdome ou a introdução de pinças pelo umbigo são algumas das formas disponíveis
- Quem não sofre com os sintomas e possui os miomas pequenos não precisa se submeter a um tratamento específico. Porém, deve fazer acompanhamento com ginecologista e controlar o avanço do problema

Principais complicações
- No caso de mulheres assintomáticas, o tumor é descoberto por exame de toque ginecológico. As mais magras podem notar a barriga maior.
- Se o mioma crescer na entrada do útero, pode impedir a penetração do espermatozóide e dificultar a gravidez. Quando evolui para dentro, pode provocar aborto
- Apenas 0,5% dos miomas são malignos. A única forma de eliminar esse tipo é por meio da retirada completa do útero»

Fonte:Abril
Link:http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/aparecimento-miomas-esta-ligado-hormonios-periodo-fertil-412122.shtml

Planejar a gravidez com atenção ajuda a evitar problemas


«Para minimizar riscos, é importante planejar a gravidez com atenção. “O grosso da população não tem idéia de que é necessário visitar o obstetra para avaliar o melhor momento para se ter um filho. Na consulta preconcepcional é pedido um histórico da atividade profissional da mulher.

É muito importante dizer à mulher que ela deve resolver antes os problemas no casamento e no emprego. Não dá para querer engravidar no meio de uma crise”, aconselha Bittar.

Buscar melhor qualidade de vida ajuda a evitar não somente a prematuridade como outros problemas da gravidez. “Estar bem dentro de casa é um dos tratamentos contra o nascimento prematuro e até contra abortos de repetição. Há mulheres que sofreram mais de dois abortos, fizeram vários exames e nenhuma causa foi encontrada. Qual é o tratamento? Viver bem, diminuir as causas do estresse”, diz Cavalli.

A preparação que deve ocorrer antes da gravidez também aborda outras questões que influenciam na gestação, como alimentação, tratamento de uma eventual doença sexualmente transmissível, controle de peso, de diabetes e de pressão arterial. “Tudo isso influencia a gravidez. A pessoa deve ser vista como um todo. Se fosse feito um acompanhamento geral, teríamos muito menos complicações hoje”, diz Bittar.»

Fonte:Jornal da Manha
Link:http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,7,SA%DADE,2730

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Estudo nos Estados Unidos liga deficiência de vitamina D a cesarianas


«Fraqueza muscular e pressão alta ligadas à falta do nutriente seriam causa.

Médico autor da pesquisa recomenda consumo de suplemento vitamínico.

Nicholas Bakalar Do 'New York Times'

A deficiência de vitamina D pode aumentar a probabilidade de se ter uma cesariana, mostra um novo estudo.

Na virada do século XX, de acordo com informações de apoio no relato, ossos deformados na pélvis muitas vezes levavam a uma cesariana, um problema que virtualmente desapareceu com a fortificação do leite e outros alimentos com vitamina D. Porém, este estudo, divulgado online em 23 de dezembro na revista científica "Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism", sugere que a deficiência de vitamina D na gravidez ainda é um problema.

Os pesquisadores estudaram 253 partos num hospital de Boston, entre 2005 e 2007. Após controlar outras variáveis, os cientistas descobriram que mulheres com níveis baixos de vitamina D no sangue tinham quase quatro vezes mais chances de ter uma cesariana de emergência do que aquelas com níveis normais. A deficiência de vitamina D foi associada a fraqueza muscular e alta pressão sanguínea, o que pode ajudar a explicar a descoberta.

Michael Holick, professor de medicina da Universidade de Boston e autor do estudo, ofereceu conselhos a mulheres grávidas. “Tome um suplemento de mil unidades de vitamina D, disponível em qualquer farmácia, junto com qualquer vitamina pré-natal que esteja tomando, de forma que você obterá 1.400 unidades por dia”, disse ele. “Não existe lado negativo em se fazer isso.”»


Fonte:G1

Link:http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL943409-5603,00-ESTUDO+NOS+ESTADOS+UNIDOS+LIGA+DEFICIENCIA+DE+VITAMINA+D+A+CESARIANAS.html


Novo Passatempo & Resultados do passatempo do mês anterior




Já estão disponíveis os resultados do passatempo de Dezembro, e está no ar mais um passatempo, o de Janeiro de 2009. Consulte em http://livros-gravidez.blogspot.com/

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Pílula prejudica fertilidade e ambiente, diz jornal do Vaticano


« O jornal do Vaticano, "L'Osservatore Romano", afirmou hoje em artigo que a pílula anticoncepcional feminina "tem conseqüências devastadoras para o meio ambiente" e é uma das causas da infertilidade masculina.

No artigo do vespertino, o espanhol José María Simón Castellví, presidente da Federação Internacional de Associações Médicas Católicas (Fiamc), diz que os anticoncepcionais orais podem ter efeitos abortivos e são devastadores para o meio ambiente, já que através da urina se liberam toneladas de hormônios.

Além disso, a liberação desses hormônios é, segundo Castellví, "uma das principais causas da infertilidade masculina no Ocidente".

Por outra parte, Castellvi acrescentou que tem "dados suficientes" para afirmar que a "poluição ambiental" provocada pela liberação de hormônios através da urina das mulheres que usam a pílula, "é um dos motivos pelos quais o homem no Ocidente produz cada vez menos espermatozóides".

por Yahoo»

Fonte:Alagoas em tempo real
Link:http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=saude&cod=2161

Fumo passivo pode trazer dificuldades para engravidar


«Mulheres expostas ao fumo passivo na infância ou na vida adulta têm mais chances de enfrentar dificuldades para engravidar ou de sofrer abortos espontâneos, revela um estudo da Universidade de Rochester (EUA), publicado na revista Tobacco Control.

É a maior pesquisa já feita a mostrar essa associação. Na análise, que envolveu 4.800 mulheres não-fumantes atendidas no Roswell Park Cancer Institute, os pesquisadores constataram que 40% daquelas que eram expostas à fumaça do cigarro por seis horas ou mais por dia tiveram dificuldade para engravidar ou sofreram abortos espontâneos.

Mulheres expostas ao cigarro na infância tiveram 1,27 vez mais chances de ter problemas com a gravidez. Já entre as que conviveram com fumantes na vida adulta o risco foi 1,3 vez maior. A comparação em ambos os casos foi feita em relação a mulheres que viveram em ambientes livres de cigarro.

No estudo, 4 em 5 mulheres disseram terem sido expostas à fumaça em algum momento da vida, com metade delas tendo crescido em uma casa com pais fumantes. Em relação aos abortos, 12,4% relataram múltiplos abortos espontâneos.

Segundo Luke Peppone, um dos autores do estudo, o cigarro contém toxinas que, supostamente, podem danificar o material genético das células reprodutivas- inibindo a fertilização- e aumentar o risco de aborto espontâneo por influir na produção de hormônios necessários ao desenvolvimento da gravidez.

No entanto, Peppone alerta que não há confirmação científica de como o fumo passivo afeta o organismo da mulher. "É preciso cautela na interpretação dos resultados porque, até a presente data, não conseguimos concluir a causalidade [a relação causa e efeito do fumo passivo e fertilidade]."

Para o ginecologista Rui Ferriani, professor da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto e vice-presidente da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), a pesquisa americana comprova o que os médicos já suspeitavam.

"Está muito bem documentado que o fumo prejudica a qualidade dos óvulos e dos espermatozoides. A gente imaginava que o fumo passivo também pudesse ser prejudicial à fertilidade. Agora, está comprovado."

Segundo ele, os ginecologistas devem informar às pacientes que desejam engravidar sobre os riscos do cigarro -pode levar à menopausa precoce, por exemplo- e do uso de drogas, mas ele acredita que uma campanha de saúde pública sobre os fatores que podem levar à infertilidade seria mais eficaz. "Tem mais impacto do que falar individualmente", afirma.

O ginecologista Renato Kalil, do Hospital e Maternidade São Luiz, também avalia que é difícil convencer o casal, especialmente o homem, a deixar de fumar sob o argumento de que o vício pode dificultar a gravidez.

"Na hora, ele cita vários amigos fumantes que engravidaram suas mulheres sem problema. Fica difícil argumentar."

Segundo Kalil, até por falta de mais evidências científicas sobre os males do fumo passivo na reprodução, não é prática dos médicos alertar os casais nesse sentido.

O urologista Edson Borges, especialista em reprodução humana, concorda. "Eu não pergunto à mulher [que está tentando engravidar] se ela frequenta ambientes com cigarro. É muito difícil estabelecer essa relação [fumo passivo e dificuldade de gravidez]. Precisaria saber, por exemplo, a que quantidades de substâncias tóxicas ela está exposta."

Borges argumenta que há muitas variáveis relacionadas à infertilidade e aos abortos recorrentes e acredita que faltam mais evidências científicas sobre os efeitos do fumo passivo na fertilidade.



Fonte: Folha Online»

Fonte:Portalms
Link:http://www.portalms.com.br/noticias/Fumo-passivo-pode-trazer-dificuldades-para-engravidar-/Campo-Grande/Saude/28620.html

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009


«Um novo estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos indica que o consumo de café na gravidez pode ser prejudicial para o coração do filho. Testes com ratos mostraram que a ingestão de uma única dose de cafeína - equivalente a duas xícaras de café - durante a gravidez pode reduzir a função cardíaca do filho para o resto da vida.

Apesar dos estudos terem sido realizados com ratos, o pesquisador Scott Rivkees, líder do estudo, afirma que as causas e efeitos biológicos descritos na pesquisa são plausíveis também para os humanos.

Os pesquisadores avaliaram, por 48 horas, quatro grupos de ratazanas grávidas: os dois primeiros foram avaliados em um ambiente com níveis reduzidos de oxigênio, recebendo injeções de cafeína ou de uma solução salina; e os outros dois foram estudados em ambiente sem alterações no ar.

E os cientistas descobriram que, em ambas as circunstâncias, ratos que receberam injeções de cafeína produziram embriões com uma camada de tecido mais fina separando algumas câmaras do coração, comparados com ratos que receberam a solução salina. Além disso, os ratos machos adultos que tinham sido expostos à cafeína no útero tinham um aumento de 20% na gordura corporal e menor função cardíaca do que os não-expostos.

"Nossos estudos aumentam a preocupação potencial sobre a exposição à cafeína no início da gravidez, mas outros estudos são necessários para avaliar a segurança da cafeína durante a gestação", ressaltaram os pesquisadores na revista científica da Federation of American Societies for Experimental Biology.

Fonte: boa saúde»

Fonte:O pantaneiro

Link:http://www.opantaneiro.com.br/noticias/online.asp?id=79676


Para reflexão ... Ser pai