terça-feira, 8 de abril de 2008

Amniocentese: Versão Simplificada


«Definição: Amniocentese é um exame realizado para verificar a saúde do bebê durante a gravidez. O bebê cresce no útero, numa bolsa de água especial chamada saco anmiótico. O fluido neste saco é testado para checar diferentes tipos de problemas.

Quando é feito o exame?

Quando a amniocentese é usada para checar problemas genéticos, é realizada entre as 15 e as 18 semanas de gravidez.

Faça o exame se:

- Tiver mais de 35 anos. - Outros exames pré-natais mostraram que pode haver um problema. - Já teve um recém-nascido com defeito na medula espinhal ou cérebro, ou um problema genético. - Você ou o pai do bebê tiverem histórico de problemas genéticos. - Teve três ou mais abortos.

Este exame pode também ser realizado posteriormente se o bebê precisar de nascer antes por alguma razão para que se veja como os pulmões do bebê funcionarão após o nascimento e pode ser usado para encontrar uma infecção no seu líquido amniótico.

Qual deve ser a preparação para a amniocentese?

Beba muita água antes do exame ser realizado para ter a bexiga cheia.

O que acontece durante o exame?

O médico limpará o abdómen e provavelmente anestesiará a pele. Uma agulha longa é colocada através do abdómen e dentro do útero causando algum desconforto. O médico usará uma ecografia para auxiliar a guiar a agulha para longe do bebê e onde a maioria do fluido está, retirando-o para o mandar ao laboratório.

O que acontece posteriormente?

Você e o bebê serão examinados durante um tempo. Então poderá ir para casa e descansar por 24 horas.

Quanto tempo leva para que se saiba os resultados do exame?

- Se o bebê for examinado por problemas genéticos, poderá levar de 1 a 3 semanas. - Se os pulmões do bebê forem examinados, poderá saber os resultados em 1 ou 2 dias.

Quais as vantagens do exame?

Poderá avaliar: - Problemas genéticos do bebê, como o Síndrome de Down. - Defeitos do nascimento como a espinha bífida. - Infecção do líquido amniótico. - Como os pulmões do bebê irão trabalhar.

Quais são as desvantagens de realização do exame?

Apenas 1 em 100 mulheres têm algum problema. Porém é importante conhecer o que pode acontecer. Amniocentese pode causar:

O que pode ser observado após o teste?

Procure ajuda médica se:

- Começar a ter contrações ou cólicas intensas. (É normal ter alguma cólica por um curto tempo).

- Houver sangramento ou qualquer saída de líquido pela vagina que flui sem parar. (É normal ter uma pequena mancha ou gotejamento primeiramente).

- Tiver febre.

- Tiver qualquer mudança que a preocupe.

- Tiver perguntas sobre o exame ou os seus resultados.

- Quiser marcar outra consulta.

Fonte: Artémis»

Fonte:Médicos de Portugal
Link:http://www.medicosdeportugal.pt/action/2/cnt_id/735/

Sem comentários: