terça-feira, 8 de abril de 2008

Prevenção na gravidez é investir na vida


«A gravidez é sempre uma altura de grandes emoções, mas deve igualmente ser uma época de preocupações, quer em relação à futura mãe, como relativamente ao bebé. É, indiscuti­velmente, uma situação em que mais vale prevenir!

«A maioria das dietas que consumimos actualmente são deficientes em vitaminas e minerais e, por isso, precisamos de suplementos adequados para compensarmos essas deficiências. Esta situação assume uma particular importância nas mulheres grávidas, porque os bebés alimentam-se das suas mães, logo, elas têm de ter uma alimentação saudável e equilibrada», defende o Prof. Louis Gerald Keith, um dos maiores especialistas mundiais em gravidez.

Esta foi uma das principais ideias que o professor de Obstetrícia e Ginecologia deixou patente num colóquio, organizado pela Prisfar e pela Vitabiotics, onde se abordaram temas como «A Mulher, a Gravidez e a Menopausa».

«Normalmente existem problemas de nutrição nas grávidas, que podem acarretar consequências mais ou menos graves, não só para a mãe, como para o feto. As deficiências nutricionais atingem uma grande parte das grávidas, de tal modo que 9 em cada 10 desenvolvem anemias e há, igualmente, muitos casos de hemorragias, o que se traduz num sangramento excessivo no período pós-parto», alertou o especialista norte-americano.

A toma regular de um suplemento minerovitamínico, preferencialmente desde o momento em que a mulher começa a planear a sua gravidez até ao final da amamentação, atravessando todo o período de gestação, pode, e em muitos casos deve mesmo ser, uma opção a ser considerada seriamente pela futura mãe. A ingestão de alguns elementos essenciais, como ácido fólico, magnésio, ferro, cobre, zinco e iodo, entre outros, potenciará uma gravidez mais segura, bem como o saudável e harmonioso desenvolvimento do feto.

Segundo Louis G. Keith, «a própria UNICEF já assumiu, recentemente, que a multissuplementação é a opção mais adequada para prevenir o aparecimento de eventuais problemas de nutrição nas grávidas e nos recém-nascidos. Alguns estudos demonstram mesmo que, entre mães que tomaram suplementos e as que não tomaram, pode resultar um decréscimo de 22% no número de bebés com baixo peso à nascença (menos de 2,5 quilogramas)».

Os inúmeros benefícios da suplementação específica para a gravidez são evidentes e reflectem-se na saúde da mãe e do bebé.


Conselhos úteis a grávidas

• Deixar de fumar.

• Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

• Reduzir consumo de bebidas com cafeína (café, chás e colas).

• Cozinhar bem carnes e ovos (evitar risco de salmonelas).

• Não beber leite não-pasteurizado.

• Alimentação equilibrada.

• Lavar bem frutas e hortaliças cruas antes de serem consumidas.

• Tirar radiografias só em caso de necessidade extrema.

• Informar o dentista da gravidez (devido à possibilidade de anestesias locais).

• Praticar exercício físico vigiado e adaptado à gravidez.

Louis Gerald Keith

Este investigador de 71 anos, com mais de 40 anos de exercício da Medicina, é professor de Obstetrícia e Ginecologia, bem como director de uma das secções da Escola Médica da Northwestern University, em Chicago (EUA). É igualmente consultor de várias instituições académicas e privadas em todo o Mundo, tendo já 25 livros publicados, 443 publicações científicas e vários prémios pelo seu trabalho no campo da Ciência. Por ser um gémeo monozigótico (idêntico), dedicou muito do seu trabalho ao estudo dos gémeos e dos problemas encontrados nas suas famílias.

Fonte: Medicina & Saúde»

Fonte:Médicos de Portugal
Link:http://www.medicosdeportugal.pt/action/2/cnt_id/1492/

Sem comentários: