quinta-feira, 10 de abril de 2008

Passos para uma gravidez bem sucedida


«Antes de engravidar: O ideal é que a mulher programe com antecedência a sua gravidez. Adquirir hábitos saudáveis, alimentar-se equilibradamente, evitar o tabaco e o álcool, reduz os possíveis riscos. E, sobretudo, ir antecipadamente ao médico permite prever, se se pertence ou não a um grupo de risco, e em caso afirmativo, tomar todas as medidas necessárias.

Mãe com que idade?

A maternidade é um sonho ansiado pela maioria das mulheres. Mas será que existe uma idade certa para ser mãe? Depois da primeira menstruação a mulher está apta fisiologicamente para ter um bebé, embora ainda não esteja totalmente pronta.

O período mais favorável para engravidar é entre os 20 e os 35 anos. A produção dos óvulos da mulher está em pleno e a mulher tem tempo de tomar medidas caso se registem problemas de infertilidade. Quanto mais nova a mulher, mais energia e disposição o seu corpo tem para atender às exigências da maternidade. No entanto, a idade traz também sabedoria e conhecimento. Ninguém precisa desistir da gravidez porque passou da faixa etária habitual. Com os avanços da medicina, é possível planear uma gravidez depois dos 35 anos, na qual os riscos podem ser controlados e superados. Mas é sabido que com o passar do tempo, a quantidade de óvulos e de espermatozóides diminui e aumentam os riscos do bebé ter algum tipo de malformação congénita.

Para que tudo corra o melhor possível

Para que possa estar atenta desde o primeiro momento e tomar as precauções necessárias, deve realizar algumas análises ainda antes da gravidez, como provas de toxoplasmose, rubéola, hepatite, sida, sífilis, análises de sangue e urina.

É necessária a vacina anti-rubéola?

Esta doença infecciosa é especialmente perigosa durante o primeiro trimestre da gestação. Pode acontecer que a análise demonstre que a mulher não possui anticorpos que a imunizem contra esta doença. Neste caso prescreve-se a vacina, mas a gravidez deve esperar, até que decorram três meses para que a vacina não prejudique o futuro bebé. Hoje em dia, a vacinação anti-rubéola é dada entre os 11 e os 14 anos de idade, o que faz com que praticamente todas as mulheres estejam imunizadas contra a rubéola.

Mas há outras situações a ter em conta. No caso da grávida ter diabetes, a gestação tem de ser mais acompanhada. No entanto, uma mulher diabética tem praticamente as mesmas possibilidades de que o seu filho nasça são se programar a sua gravidez, como qualquer outra que não tenha este problema.

Ácido Fólico

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B cuja ingestão deve começar ainda no planeamento da gravidez. Ele garante a saúde da mãe e o desenvolvimento do bebé. O suplemento de ácido fólico três meses antes e nos três primeiros meses da gravidez é suficiente para reduzir até 95% problemas de má formação do tubo neural. O tubo neural funciona como o sistema nervoso primitivo do feto. É uma estrutura do embrião precursora do cérebro e da medula espinhal. O ácido fólico é encontrado em alimentos como brócolos, espinafre, gema de ovo, fígado, feijão, peixes, mas em quantidades insuficientes para as necessidades da mulher que deseja engravidar. O médico normalmente prescreve o uso de comprimidos que contenham a vitamina.

Quanto tempo para engravidar?

Normalmente a mulher que não utiliza métodos contraceptivos pode levar até 12 meses para engravidar, mas é uma situação que depende de caso para caso. Em princípio, para as mulheres que tomem a pílula, a gravidez pode acontecer assim que parar a toma. Os anticoncepcionais injectáveis (mensal ou trimestral) podem ter efeito cumulativo, por isso os ciclos regularizam-se num período de três a seis meses.»

Fonte: Medicos de Portugal
Link:http://www.medicosdeportugal.pt/action/2/cnt_id/1189/

Sem comentários: