terça-feira, 22 de abril de 2008

Cinta com bluetooth vai detectar movimentos do feto


«Investigadores da Universidade da Beira Interior estão a desenvolver o protótipo de uma cinta para grávidas que regista os movimentos do feto, disse esta quinta-feira à Agência Lusa, Sérgio Lebres, um dos docentes envolvidos no projecto.

O projecto está a ser desenvolvido em conjunto com o serviço de obstetrícia do Hospital da Covilhã e empresas de electrónica de aplicação específica instaladas no Taguspark, em Oeiras.

«O tecido da cinta vai integrar circuitos electrónicos que registam diversos dados, como as movimentações do feto, batimentos cardíacos e que pode ligar um alarme se houver algo errado», explicou Sérgio Lebres.

Os dados serão gravados num cartão de memória e poderão ser descarregados e enviados por correio electrónico para um médico. Poderão também ser acedidos remotamente, uma vez que a cinta vai dispor de conectividade Bluetooth para integração em redes.

«O produto poderá ser especialmente útil no final da gravidez, em que é obrigatória a realização de exames semanais, embora se saiba que isso nem sempre acontece, especialmente nas zonas do interior do país», adiantou o docente.

A cinta surge como uma solução de telemedicina para rastreio pré-natal, «que permite ao mesmo tempo que a mãe faça as actividades normais do dia-a-dia».

A cinta para grávidas é o projecto mais emblemático entre o vestuário inteligente desenvolvido por quatro investigadores de diferentes áreas e departamentos da Universidade da Beira Interior.»

Fonte:Diário IOL
Link:http://diario.iol.pt/tecnologia/gravida-gravidez-cinta-universidade-da-beira-interior-vestuario-inteligente-feto/941546-4069.html

Sem comentários: