«Ian Sample
Mais calorias: tendência é ter menino
As mulheres têm mais probabilidade de gerar meninos se mantiverem uma dieta rica em calorias antes da concepção, concluiu uma equipe de cientistas. É a primeira evidência clara de que os hábitos alimentares da mãe antes de engravidar podem influir no sexo do filho.
A descoberta aponta para uma maneira natural de as mulheres aumentarem, mesmo que ligeiramente, suas chances de ter um menino ou uma menina, regulando o consumo de alimentos como bananas e cereais.
Cientistas das universidades de Exeter e Oxford, na Inglaterra, interrogaram 740 mulheres que engravidaram pela primeira vez sobre seus hábitos alimentares um ano antes da concepção. Foram, depois, divididas em grupos, de baixa, média e alta caloria. Os pesquisadores concluíram que 56% das mulheres do grupo habituado a consumir muita caloria deram à luz meninos, em comparação com 45% das mulheres do grupo de baixa caloria.
'Verificamos pela primeira vez que existe uma nítida associação entre a dieta da mãe e o sexo do seu filho', disse Fiona Mathews, bióloga da Universidade de Exeter, que conduziu a pesquisa. 'Parece que a mãe é capaz de influenciar na sobrevivência seja do esperma, seja do óvulo fertilizado, provavelmente antes mesmo de terem se implantado no útero.'
Quando os pesquisadores estudaram mais a fundo as dietas das mulheres, descobriram que alguns nutrientes eram chave para tal efeito. 'Conseguimos confirmar a velha história de que comer bananas, ingerindo assim uma alta dose de potássio, estava associada ao nascimento de um menino, o mesmo valendo para a ingestão de altas doses de sódio. Mas aquela velha história de beber muito leite para dar à luz uma menina parece não proceder. Na verdade, a probabilidade maior é de nascer um menino.'
O estudo, publicado esta semana na principal revista de pesquisa biológica da Royal Society, a Proceedings of the Royal Society, mostra que 59% das mulheres que costumam se alimentar de cereais diariamente, no café da manhã, podem dar à luz meninos, em comparação com 43% das mulheres que raramente, ou nunca, comem cereais.»
Fonte:O estado de S. Paulo
Link:http://txt.estado.com.br/editorias/2008/04/24/ger-1.93.7.20080424.13.1.xml
segunda-feira, 28 de abril de 2008
Dieta influencia sexo do recém-nascido
Postado por Paulo Pires às 4/28/2008 09:32:00 da manhã
Marcadores: Gravidez
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário