quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Bebê de mãe deprimida tem sono mais irregular, diz estudo



«Um estudo realizado por pesquisadores dos Estados Unidos indica que bebês de mães que apresentaram depressão têm maior possibilidade de terem distúrbios no sono.

A pesquisa da Universidade de Michigan analisou dois grupos de gestantes: um de mulheres que buscaram ajuda para tratar a depressão durante a gravidez e outro de grávidas que não tinham antecedentes da doença.

No último trimestre da gestação, cada uma das mães passou a usar um aparelho parecido com um relógio de pulso que podia medir o tempo de sono durante a noite, exposição à luz e padrões de atividade e descanso durante o dia. O mesmo dispositivo também foi colocado nos pulsos dos bebês pesquisados na segunda semana de vida.

A análise dos dados mostrou que os bebês nascidos de mães que tiveram depressão apresentavam pouca ou nenhuma evidência de padrões regulares de sono e vigília desde o nascimento, ao contrário dos filhos de mães que não eram deprimidas. Este padrão irregular persistiu pelo menos até os oito meses de vida, quando o estudo terminou.

Depressão no bebê

Toda mãe sabe que os primeiros seis meses de vida do bebê costumam ser de noites mal-dormidas, tanto para a criança quanto para os pais.

Apesar de isto ser uma característica comum à maioria dos recém-nascidos, o que a nova pesquisa aponta é que alguns bebês já nascem predispostos a apresentarem distúrbios maiores de sono.

O estudo diz que crianças nascidas de mães que tiveram depressão costumam cochilar mais durante o dia e ter mais dificuldades para dormir de noite.

Roseanne Armitage, uma das autoras da pesquisa, explica que estes padrões irregulares de sono aumentam muito os riscos de que o bebê também desenvolva depressão no futuro, apesar de eles não serem determinantes.

“Isto não quer dizer que filhos de mães deprimidas estejam condenados a sofrer com depressão ou que mães que não apresentaram o problema possam prestar menos atenção ao sono de seus filhos”, explica.

Armitage acredita que todos os pais, especialmente aqueles que têm histórico de depressão, devem prestar atenção à qualidade do sono de seus filhos desde o nascimento.

“Criar um cronograma regular de sono é incrivelmente importante”, diz a pesquisadora.

Treinamento

Segundo a pesquisadora, os cérebros e corpos das crianças devem ser treinados a entender que elas devem dormir quando está escuro e acordar quando está claro, o que ajuda a ajustar o relógio biológico dos bebês desde o início da vida.

“Ir para a cama na mesma hora e acordar sempre no mesmo horário estabelece rituais e ajuda as crianças a distinguirem entre o sono noturno e o sono diurno”, explica a pesquisadora.

A regularidade no sono também é importante para as mães. O período imediatamente posterior ao parto é especialmente propício a depressões, mesmo em mães que nunca haviam apresentado o problema.

Esta depressão pós-parto pode piorar com a falta de sono ou até mesmo ser causada por ela.»

Fonte:BBC Brasil
Link:http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/09/080903_bebes_sono_depressao_cq.shtml

1 comentário:

Marilia Kissua disse...




Marilia kissua Angolana, tenho uma filha de Um Ano que tem muita dificuldade em dormir. dorme pouco de dia passa maior parte da noite acordada. foi um parto permaturo de 8 meses e tive depressão durante a gravidez. por favor se ja teve uma situação semelhante diz-me como e o q fez para melhorar o quadro de seu filho. não consigo fazer nada porque tbem não durmo fico o dia todo cansada ja não aguento mas ajudem-me por favor...............