terça-feira, 30 de setembro de 2008

Exercícios para postura podem diminuir as dores após a gravidez


«Nas primeiras semanas depois do nascimento do bebê, a postura da mulher merece atenção especial. Neste período, a musculatura da parte superior das costas e do abdome está enfraquecida. Assim, a tendência é acomodar as costas na posição errada, especialmente para carregar o bebê e amamentar.

O livro "Fique em Forma Depois da Gravidez", editado pela Publifolha, oferece exercícios simples para recuperar a forma física depois da gravidez. Saiba mais sobre o livro

Veja abaixo trecho do livro com a seqüência indicada para corrigir a postura. É uma série de exercícios simples que trabalham a postura de maneira que ela fique correta, diminuindo as dores e afastando o risco de lesões. Os movimentos são suaves e podem ser encaixados em pequenos intervalos livres de tempo.

POSTURA

A postura tem a ver com a maneira pela qual você sustenta o corpo. Na postura ideal, o esqueleto é submetido ao mínimo de esforço. A postura correta protege o corpo contra ferimentos, ao passo que a má postura pode resultar em mau jeito e entorses.

Pelve Neutra
Para manter a boa postura na posição neutra é preciso que a resistência das costas e do abdome seja a mesma.
Verifique sua postura num espelho.

1 Em pé, afaste as pernas, alinhando-as ao quadril. Deixe os joelhos ligeiramente flexionados e encontre a posição neutra da pelve: seu corpo não pode estar arqueado para a frente nem para trás. O cóccix deve ficar voltado para o chão.

2 Imagine-se empurrando o umbigo contra a coluna e prendendo-a com um alfinete. Após alguns segundos você sentirá os músculos cansados: isso indica que a execução do exercício está correta. Abra o peito, empurre os ombros para baixo e para trás e alongue o pescoço. Imagine uma corda presa no alto da cabeça, puxando-a na direção do teto. Mantenha-se ereta.

Posição Neutra
Este é o termo utilizado para descrever a curvatura natural da coluna. Nossa coluna tem três curvas: a cervical, no pescoço; a torácica, na altura do peito; e a lombar, na parte inferior das costas. Essas curvas funcionam como amortecedores e dão força às costas. Permanecendo em pé da forma correta, com a pelve na posição neutra, sustentamos a espinha com mais eficácia.

Agachamento de Balé (Plié)

Este movimento de aquecimento abre o peito, alonga os ombros e energiza. Ponha para tocar uma música animada e movimente-se no seu ritmo. Respire profundamente. Mantenha o fluxo do movimento - ele tem seu próprio impulso. Repita o exercício 10-20 vezes.

1 Em pé, flexione um pouco os joelhos; afaste bem os pés e cruze os braços.

2 Flexione os joelhos. Abra os braços paralelamente às coxas e abra o peito.

3 Gire os braços para cima e cruze-os no alto da cabeça, ao mesmo tempo em que estica as pernas e contrai os glúteos. Olhe para as suas mãos.

4 Inverta a ação: deixe os braços caírem enquanto flexiona as pernas; a seguir, estique as pernas. Termine com os braços girando na frente do tronco. »

Fonte:Folha on line
Link:http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u446172.shtml

Sem comentários: